fbpx

Recrutamento e seleção: um dos maiores desafios das farmácias no Brasil

Ter estratégias bem definidas, processos e pessoas, é fundamental para que a engrenagem de uma empresa funcione

É notório que uma das tarefas mais difíceis para o varejo farmacêutico é manter a perenidade no mercado. Aumentar as vendas, o tíquete médio, o número de produtos por cupom, reduzir descontos, aumentar suas margens, negociar com fornecedores, treinar equipes, engajá-las com a cultura da empresa, bater metas, satisfazer as necessidades dos clientes, são alguns dos obstáculos que acontecem no dia a dia da operação.

Sabemos que, como qualquer outra empresa, as farmácias precisam ter estratégias, processos e pessoas, tudo bem definido para que a engrenagem funcione. Quando me refiro às pessoas, estou querendo dizer que é ter a pessoa certa, com a competência certa, com o comportamento correto e para o cargo correto.

Nota-se que algumas farmácias acabam contratando novos colaboradores não pelo desejo, e sim pela necessidade, e você tem a sensação de que o seu problema foi resolvido, mas não foi. Em um primeiro momento, você se sente confortável porque a vaga foi preenchida e agora terá um colaborador para realizar aquelas atribuições que você estava realizando. Mas quando refletimos sobre o impacto dessa má contratação no médio e longo prazos, avaliamos o impacto financeiro que ela causa nas empresas, impedindo o progresso ou sua manutenção nesse mercado de extrema competitividade.

Abaixo seguem quatro dicas para ajudá-lo a superar este desafio:

  • Crie um quadro de competências para todos os cargos da sua empresa: envolva as pessoas estratégicas da empresa para a criação deste quadro;
  • Defina as competências de acordo com o cargo em discussão: quanto mais alto o cargo, provavelmente maior o número de competências;
  • Discuta sobre comportamento humano: defina com sua equipe quais são os comportamentos esperados para cada cargo em discussão;
  • Construa a validação das competências: faça uma reflexão sobre qual ou quais ferramentas podem ser construídas para validação das competências.

Se você utilizar as quatro dicas citadas acima, terá condições de melhorar o seu processo de recrutamento e seleção e isso pode contribuir efetivamente para o sucesso da sua farmácia.

Desejo que você crie uma equipe capaz de atingir todas as metas propostas pela empresa e que você tenha um ano repleto de grandes realizações, conquistas e excelentes resultados.

Foto: Shutterstock

Expectativas para 2019

Edição 314 - 2019-01-09 Expectativas para 2019

Essa matéria faz parte da Edição 314 da Revista Guia da Farmácia.

Sobre o autor

Guia da Farmácia

Premiado pela Anatec na categoria de mídia segmentada do ano, o Guia da Farmácia é hoje a publicação mais conhecida e lembrada pelos profissionais do varejo farmacêutico. Seu conteúdo diferenciado traz informações sobre os principais assuntos, produtos, empresas, tendências e eventos que permeiam o setor, além de Suplementos Especiais temáticos e da Lista de Preços mais completa do mercado.