Resultados e projeções do canal farma em 2017

No setor de grandes redes de farmácias, em 2017, o baixo desempenho da economia afetou, principalmente, a venda de não medicamentos

Responsável por uma parte importante do crescimento nas redes afiliadas à Associação Brasileira de Redes de Farmácias e Drogarias (Abrafarma) nos últimos dez anos, segundo o presidente executivo da entidade, Sergio Mena Barreto, essa categoria é um termômetro claro da desaceleração econômica.

REDES
Em 2017: até o início de dezembro último, as redes afiliadas à Associação Brasileira de Redes de Farmácias e Drogarias (Abrafarma) projetavam fechar o ano com alta entre 9% e 10%. Esses números são resultado, principalmente, da abertura de novos pontos de venda (PDVs) e maior ocupação de mercado, com ganho de market share.
Para 2018: acredita-se que as afiliadas da Abrafarma devam ultrapassar o crescimento de 10% de vendas. O ganho poderia ser maior caso as vacinas já pudessem ser aplicadas nesses canais, o que não acontecerá porque a regulamentação está atrasada. Como a implantação de um novo serviço como esse demanda, ao menos, entre seis e oito meses de preparação, provavelmente as farmácias só poderão aproveitar a temporada de gripe de 2019.

RESULTADOS DAS REDES AFILIADAS À ABRAFAR

Fonte: Abrafarma

ASSOCIATIVISTAS E INDEPENDENTES

Em 2017: as redes associadas à Federação Brasileira das Redes Associativistas e Independentes de Farmácias (Febrafar) observaram um crescimento de 19,7% num período de 12 meses, finalizado em agosto de 2017. Somente de janeiro a outubro do ano passado, a alta foi de 20,81%.
Para 2018: as expectativas são de manutenção da faixa de crescimento obtida em 2017. Esse fato se deve a diversos fatores, entre os quais, o de que não se projeta um aumento muito alto nos preços de medicamentos. A perspectiva da entidade em relação à Febrafar é positiva, em função do crescimento acima do mercado e pelas afiliadas estarem investindo cada vez mais no aprimoramento de ferramentas e na capacitação de nossos gestores.

RESULTADOS DAS REDES AFILIADAS À FEBRAFAR – COMPARATIVO

As expectativas em relação a 2018 são muitas e é completamente compreensível. Depois de ter atravessado a maior e pior recessão da história, este ano promete ser decisivo. 

Estrelas do mês

Edição 302 - 2018-01-01 Estrelas do mês

Essa matéria faz parte da Edição 302 da Revista Guia da Farmácia.