Saúde bucal: a sensibilidade dentária

Cerca de 30% dos brasileiros sofrem de sensibilidade dentária, sendo o principal problema de saúde bucal da população

Ele acontece de maneira consciente e inconsciente: inconsciente porque os pacientes não costumam ter conhecimento que aquele incômodo se trata de hipersensiblidade dentária e consciente entre aqueles que correlacionam o incômodo à sensibilidade.

Os sinais de ocorrência de sensibilidade são bastante variados e vão desde sensações de choquinho a fisgadas mais intensas. Ela é provocada por alimentos gelados, ácidos ou até doces.

As mulheres são mais acometidas por terem 21% mais lesões cervicais não cariosas (uma perda irreversível de uma parte da estrutura dentária que surge na cervical do dente) do que os homens. A maior incidência também é causada pela vaidade das mulheres, que costumam fazer mais clareamento dental do que os homens.

Para ajudar os pacientes no alívio dos sintomas, a indústria oferece cremes dentais específicos para dentes sensíveis. Novas tecnologias vêm sendo desenvolvidas, para que os produtos se aproximem, cada vez mais, no que diz respeito à textura e ao sabor, dos tradicionais.

O cuidado com a beleza dos dentes é responsável pela atenção à higienização e saúde bucal do brasileiro. Escovação correta previne não só contra doenças na boca, mas em todo o organismo.

Fonte: dentista especializada em sensibilidade nos dentes da GSK, Dra. Thais Azevedo
Foto: Shutterstock

Estrelas do mês

Edição 302 - 2018-01-01 Estrelas do mês

Essa matéria faz parte da Edição 302 da Revista Guia da Farmácia.