fbpx

Saúde suplementar não pode ser saúde substitutiva

Para proteger a saúde, é necessário orientar corretamente o paciente a fim de evitar a sobredosagem, fazendo com que ele tenha uma maior adesão ao tratamento

Medicamentos são elementos-chave para a Aliança para a Saúde Populacional (Asap) na Gestão e Saúde Populacional (GSP). Primeiro, como oportunidade de proteger a saúde: vitaminas, suplementos, cálcio e todo arsenal. Segundo, para o controle de doenças e prevenção do seu agravamento, como anti-hipertensivos e antidiabéticos. E, por último, para a recuperação de doenças agudas, como no caso dos antibióticos.

Dentro da GSP, para cada grupo, existe uma abordagem: correta informação sobre complementos evitando sobredosagem, mecanismos que melhorem a adesão ao tratamento de doenças crônicas e seguimento preciso da posologia, no exemplo dos antibióticos. A Asap faz um trabalho intenso de orientação ao paciente e motivação à população para seguir a orientação médica.

Para os membros da Asap, a questão do reembolso de medicamentos, em especial para enfermidades crônicas, é complexo e depende de muitos fatores. Alguns deles têm a ver com priorização de recursos e outros, com os próprios usuários dos planos. Dado que existe estrito controle de preços, a única maneira de se poder passar a reembolsar medicamentos seria atuando sobre ineficiências que possam existir dentro dos planos de saúde.

Do lado do paciente, é preciso haver compromisso e disciplina, pois se passa a receber o medicamento sem custos, é preciso que tome corretamente o mesmo, pois só assim evitará as complicações e possíveis internações e cirurgias. Só nesse caso é que todos se beneficiam: o paciente recebendo medicamento sem custos e preservando a própria saúde, e o plano investindo na medicação e diminuindo os altos gastos que implicam intervenções agudas. Uma das ideias em discussão é de se propor que exista liberdade para o plano pagar medicamentos para certos tipos de pacientes, como os idosos.

Essas e outras informações serão compartilhadas no 4º Congresso Anual Eyeforpharma Brasil, entre os dias 12 e 13 de abril 2016. Acesse: http://1.eyeforpharma.com/LP=3913 ou envie mensagem para gquartin@eyeforpharma.com.

Aumento de imposto

Edição 280 - 2016-03-01 Aumento de imposto

Essa matéria faz parte da Edição 280 da Revista Guia da Farmácia.

Sobre o colunista

Dr. Paulo Marcos Senra Souza

Presidente da Aliança para a Saúde Populacional (Asap) e um dos fundadores da Amil Assistência Médica Internacional.



Deixe um comentário