Close Menu
Login
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • LinkedIn
  • Notícias
    • Notícias
    • Mercado
    • Saúde
    • PDV
    • Medicamentos
    • HPC
    • Regulatório
    • Lançamentos
  • Revista
    • Edição Atual
    • Edições Anteriores
    • Colunistas
    • Guia da Farmácia Responde
  • + Conteúdo
    • Vídeos
    • Ebooks
    • Especiais
    • Ferramentas
  • Plataformas
    • Guia Farma Digital
    • Guia de Equivalentes
    • Guia de Genericos
  • Serviços
    • Indústrias
    • Distribuidoras
    • Farmácias
    • Bulas
  • Busca de Medicamentos
  • Anuncie
ASSINE o Guia da Farmácia Cadastre-se na Área Restrita
×

Área Restrita

Cadastro gratuito apenas para prescritores de medicamento.
Acesse conteúdos exclusivos do Portal.

Cadastre-se

Esqueceu a senha?
Facebook X (Twitter) Instagram YouTube Login
Guia da Farmácia Guia da Farmácia
Guia da Farmácia
  • Notícias
    • Notícias
    • Mercado
    • Saúde
    • PDV
    • Medicamentos
    • HPC
    • Regulatório
    • Lançamentos
  • Revista
    • Edição Atual
    • Edições Anteriores
    • Colunistas
    • Guia da Farmácia Responde
  • + Conteúdo
    • Vídeos
    • Ebooks
    • Especiais
    • Ferramentas
  • Plataformas
    • Guia Farma Digital
    • Guia de Equivalentes
    • Guia de Genericos
  • Serviços
    • Indústrias
    • Distribuidoras
    • Farmácias
    • Bulas
  • Busca de Medicamentos
  • Anuncie
ASSINE o Guia da Farmácia
Estratégia

Como escolher o ponto de venda

Por Guilherme Siriani 17 de outubro de 2016 Atualizado em: 19 de outubro de 2017 Nenhum comentário 3 Minutos de leitura

A escolha do local onde o negócio vai funcionar nem sempre é fácil, porém, pode ser simplificada se forem usados os passos a seguir.

1. Conheça seus futuros vizinhos: o ideal é que o interessado vá ao local e conheça as pessoas e os negócios que o circundam. Elas podem ser muito úteis para dar feedback sobre a região, como o fluxo de pessoas, carros, ramos de atividade mais demandadas ali, além, é claro, de dar detalhes sobre a segurança do local e até curiosidades importantes do bairro.

2. Prepare-se para negociar: informação é poder. Após selecionar um ponto, o interessado deve partir para a negociação. É nesse momento que as informações, como o preço do metro quadrado da região e, até mesmo, o valor dos aluguéis de espaços concorrentes podem se transformar em importantes argumentos para persuadir o proprietário do imóvel pretendido. Também é importante ter certa frieza, sabendo a hora certa de ceder, mas sem perder o foco no budget predefinido no planejamento. 

3. Fique de olho na concorrência: ao realizar a análise de disponibilidade de ponto, é preciso olhar os polos de atratividade e concorrência da região. Quanto mais lojas estiverem funcionando nos entornos, mais o ponto de venda se torna atraente.

4. O negócio cabe aqui? Uma pergunta simples, mas que muitas vezes é ignorada pelos empreendedores. É preciso saber se o ponto pode sofrer adaptações e o quanto isto impacta no orçamento do empreendedor. Este, aliás, pode ser um bom argumento para pedir desconto antes de fechar o negócio.

5. Como o cliente pode chegar até aqui? O empreendedor deve relacionar o produto ou serviço que vai oferecer com o movimento da região e como as pessoas têm acesso ao ponto escolhido. Lojas de artigos para a casa, por exemplo, devem estar no caminho de volta e não de ida do cliente. 

6. Comprar ou alugar? O aluguel é um bom ponto de partida. Alugar é mais aconselhável porque, desta forma, o empreendedor não está comprometendo o capital em um imóvel, ainda mais no início, em que o investimento com a operação, o fluxo de caixa e estoque é maior. A compra do imóvel, porém, pode ser considerada para uma segunda loja, já com mais conhecimento das particularidades do negócio e mais experiência adquirida. 

7. Como escolher entre dois pontos? Pior do que não encontrar um ponto para abrir o negócio é encontrar dois ótimos pontos e não conseguir se decidir sobre qual é a melhor opção. Para que os empreendedores não se precipitem e acabem escolhendo o errado, perca tempo e use a matemática. A melhor saída é contar quantas pessoas passam em cada um deles por dia e também nos fins de semana. Além disso, algumas perguntas-chave podem servir para desempatar: o local é acessível; os pedestres podem chegar tão facilmente quanto quem está de carro, por exemplo? 

Guilherme Siriani

Sócio diretor da EXPANSÃO, responsável pela gestão e pelo crescimento de redes varejistas por meio de franquias.

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Edição Atual

Saúde Pública em Emergência Baixar Prévia

Notícias da Última Edição

O desafio da fidelização no varejo farmacêutico e o papel da tecnologia

5 de novembro de 2025 Leia mais »

Expansão do Site II impulsiona crescimento no segmento de colírios

3 de novembro de 2025 Leia mais »

Redes Sociais

  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • YouTube
  • LinkedIn
  • Telegram
  • WhatsApp

Sobre

Revista dirigida aos profissionais de saúde.

Rua da Paz, 1601
Conj 507
Chácara Santo Antônio, São Paulo - SP
04713-002
Tel: (11) 5082-2200
Clique aqui para enviar uma mensagem

Estamos nas redes sociais:

  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • LinkedIn

Este site é protegido pelo reCAPTCHA e pelo Google:
A Política de Privacidade e Termos de Serviço são aplicados.

Institucional

  • Sobre o Guia da Farmácia
  • Contento
  • Anuncie
  • Loja Virtual
  • Assine o Guia da Farmácia
  • Outros sites do Grupo
    • Medicamentos Equivalentes
    • Medicamentos Genéricos
  • LGPD – Política de privacidade

Últimos Posts

Brainfarma abre inscrições para programa de estágio

Brainfarma abre inscrições para programa de estágio

10 de novembro de 2025
Do México ao Brasil: a receita para o futuro do varejo farmacêutico

Do México ao Brasil: a receita para o futuro do varejo farmacêutico

10 de novembro de 2025
CFF quer traçar o perfil do farmacêutico clínico no Brasil

CFF quer traçar o perfil do farmacêutico clínico no Brasil

10 de novembro de 2025
Farmácia Indiana quer fechar 2025 com 39 lojas no ES

Farmácia Indiana quer fechar 2025 com 39 lojas no ES

10 de novembro de 2025
ADJ realiza ação de saúde gratuita no Dia Mundial do Diabetes

ADJ realiza ação de saúde gratuita no Dia Mundial do Diabetes

10 de novembro de 2025