Skincare é a nova estratégia de L’Oréal Paris para o canal farma

Mercado cresce cerca de 20% ao ano e faz com que a aposta da empresa para o varejo farmacêutico seja a educação das consumidoras sobre a importância de se ter uma rotina de cuidados diários com a pele do rosto

Única empresa do mundo que engloba todas as categorias de beleza, a L’Oréal Paris apresenta um novo posicionamento de trabalho para o canal farma, com o lançamento de Revitalift Hialurônico.

O produto chega para complementar a linha de skincare e tem a proposta de democratizar o acesso da população aos dermocosméticos. Indicado para o primeiro cuidado das mulheres aos sinais do envelhecimento, entra no contexto de educar o shopper feminino no que diz respeito à rotina de cuidados diários que deve ter com sua pele facial.

Cada passo é claramente comunicado nas gôndolas exclusivas personalizadas da linha: limpeza, tratamento e proteção solar. Para explicar exatamente o porquê da aposta, a diretora de marca de L’Oréal Paris, Bianca Pi, concedeu uma entrevista exclusiva ao Guia da Farmácia. Acompanhe!

Guia da Farmácia • Revitalift Hialurônico é o grande lançamento de L’Oréal Paris para skincare, fazendo com que a empresa mude suas apostas para o canal farma. Qual o posicionamento desse produto?

Bianca Pi • Revitalift Hialurônico é a linha de antirrugas dentro de L’Oréal Paris. Ele é destinado para tratar e prevenir os primeiros sinais da idade, ou seja, a primeira opção de cuidados antirrugas da mulher brasileira.

A tecnologia dele combina dois tipos de ácido hialurônico puro. Um tem um peso molecular maior, atuando mais na superfície da pele, para garantir hidratação instantânea, possível de sentir já no toque; e o outro, fragmentado, tem o poder de penetrar um pouco mais profundamente na pele, estimulando a atividade biológica natural de renovação celular.

Guia • O ácido hialurônico é produzido naturalmente pelo organismo humano, mas entre os 25 e 30 anos de idade, a produção diminui. Mesmo sendo um ácido, ele é benéfico para a manutenção da juventude da pele?

Bianca • O ácido hialurônico, apesar de ter este nome, é um ativo natural da pele, ele é super soft, muito gentil. Todo mundo pode usar. Ele é responsável pela absorção de água e hidratação da pele. Então, como os primeiros sinais de rugas acontecem por conta da desidratação, o que podemos ver, principalmente, ao redor dos olhos, a reposição desse ativo torna-se essencial.

Guia • Quais são os itens que compõem a linha?

Bianca • Cuidado diurno com Fator de Proteção Solar (FPS) 20, cuidado noturno e um creme para a região dos olhos. O uso deve ter início entre 25 e 30 anos de idade, que é quando a pele começa a ter um pouco menos de produção de ácido hialurônico. Embora haja essa indicação, a linha não está dividida por idade.

Revitalift é uma linha bastante completa. Para os primeiros sinais, recomendamos o Revitalift Hialurônico; mas temos também o Cuidado Clássico, que é para uma mulher que já está acostumada a usar antirrugas, que gosta de uma cosmeticidade um pouco mais densa; e temos o Revitalift Laser, que é um pouco mais profundo, porque tem não só o ácido hialurônico, mas também Pro-Xylane, que é um ativo patenteado da L’Oréal, na maior concentração que conseguimos encontrar dentro de um creme atualmente, que é de 3%.

Pro-Xylane está na composição de outros produtos, como La Roche-Posay, e Vichy, mas somente em linhas da L’Oréal.

Guia • Eles se posicionam em gôndolas customizadas para o varejo farmacêutico?

Bianca • Exatamente. Desenvolvemos dentro da gôndola de skincare um trabalho, principalmente, para falar sobre a rotina de dermo, que a gente fala que é uma rotina diária para garantir uma pele perfeita. Então você começa pela limpeza, vem para um tratamento de antissinais e firmeza e depois entra com a proteção solar, com o nosso facial Solar Expertise, que é líder de mercado.

Colocamos ainda um passo extra, o BB Cream, que é uma hidratação com uma pequena maquiagem. Isso tudo será trabalhado fortemente no canal farma.

Guia • O produto que já tem FPS substitui o uso do protetor solar de forma individual?

Bianca • Nossa diretora científica diz que é sempre melhor usar um filtro com FPS maior porque já conhecemos todos os benefícios de um protetor solar, mas o FPS que vem no Revitalift é suficiente para quando a usuária está em um ambiente controlado minimamente de exposição, quando está em exposição indireta do sol, luz branca, ou na luz do computador. Mas se de fato ela tiver uma exposição mais forte, é melhor que complemente com um protetor solar. É por isso que, na nossa rotina, colocamos, como um dos passos, a proteção solar com FPS um pouco mais alto do que o 20.

Guia • Por que a L’Oréal tirou o foco de haircare para skincare no canal farma?

Bianca • L’Oréal é a única marca do Brasil e do mundo que tem todas as categorias de beleza; temos cabelos, coloração, dermo e maquiagem. Estamos lutando, cada vez mais, para poder emplacar isso aqui no Brasil.

Somos muito fortes em cabelos. Temos Elseve portfólio completo de coloração (Imedia Excelente, Creme Gloss e Magical Touch) e o trabalho de dermo começou há cinco anos, quando trouxemos alguns produtos muito fortes também, como BB Cream, Água Micelar e Solar Expertise.

Agora, com essa inovação mundial, que é o ácido hialurônico para antissinais, a gente acelera no mercado de skincare, que cresce mais de 20% ao ano e não queremos ficar fora disto.

Guia • A consumidora está mais preocupada com a aparência da pele do rosto?

Bianca • Quando olhamos a consumidora, parece que está despertando um pouco a necessidade de cuidar da pele. As brasileiras estão se maquiando mais e para isto, a mulher precisa ter uma pele perfeita, bem preparada. Então, o que estamos fazendo, em primeiro lugar, é educá-la com a história de rotina para a pele perfeita. Junto com a rotina, trazemos o lançamento do Revitalift Hialurônico.

Guia • Essa estratégia se aplica tanto para as redes quanto para as independentes?

Bianca • Nosso objetivo é democratizar o uso do dermocosmético no Brasil. Quando analisamos o canal farma, não só as farmas cadeias, mas as farmas independentes também, sabemos que ali é onde precisamos entrar com o portfólio completo de dermo, o que, com certeza, é um foco para nós.

Confiança elevada

Edição 325 - 2019-12-12 Confiança elevada

Essa matéria faz parte da Edição 325 da Revista Guia da Farmácia.