Suplementos pedem boa exposição e atendimento especializado

Atualmente, 1/3 da população apresenta deficiência de vitaminas e minerais

LOCALIZAÇÃO ESTRATÉGICA: a exposição da categoria de suplementos adulto e sênior apresenta melhores resultados de sell out quando esses produtos ficam ao lado da gôndola de vitaminas, colágenos ou diet/light, pois possuem maior similaridade de consumo e convergem em algumas funcionalidades/benefícios, além de facilitar a decisão de compra por parte do shopper.

SEPARAÇÃO POR IDADE: outra boa prática relevante é respeitar a ordem de idade do público-alvo para posicionar os suplementos em gôndola. Nesse sentido, inicia-se a sessão com os itens sêniores para proporcionar maior conforto e acesso ao público com mais de 50 anos de idade, ocupando as prateleiras imediatamente abaixo com os suplementos adulto e especiais, respectivamente, oferendo, assim, uma experiência de compra mais adequada.

ORIENTAÇÃO ESPECIALIZADA: vale recomendar que o consumidor procure o auxílio do médico e/ou do nutricionista antes de usar os suplementos para que esses profissionais possam orientá-lo melhor sobre as necessidades nutricionais e introdução de novos alimentos.

ALÉM DO PONTO NATURAL: é importante explorar pontos extras, corredores de alto tráfego e outras áreas que facilitem o cross-merchandising com outros produtos.

ATENDIMENTO CAPACITADO: além da boa exposição, para garantir uma boa experiência de compras ao shopper, manter uma equipe capacitada para o atendimento é fundamental. De modo geral, as principais dúvidas estão relacionadas ao modo de preparo, programa de descontos e formulação. O farmacêutico deve apresentar as instruções de preparo no rótulo e, em caso de dúvidas, procurar o Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC).

ADULTOS X CRIANÇAS: no caso específico dos complementos infantis, eles devem ficar separados dos produtos para adultos, por questões de segmentação de público-alvo.

Mesmo sem enfermidades pré-existentes, boa parte dos brasileiros não segue a alimentação recomendada pelos médicos. Mas quando o corpo sofre por algumas patologias, quadro é agravado e muitos casos exigem nutrição especializada

Fontes: gerente da marca Sustagen, Alan Kirszenwurcel; e Nestlé

Contra o tabagismo

Edição 309 - 2018-08-01 Contra o tabagismo

Essa matéria faz parte da Edição 309 da Revista Guia da Farmácia.