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Tendências comportamentais do consumidor brasileiro para 2020

Estamos vivendo uma mudança de era. Isso impacta também no comportamento do varejo e do consumidor

O mundo está passando por rápidas e profundas transformações em todos os sentidos. Segundo especialistas, estamos vivendo uma mudança de era. Isso impacta também no comportamento do varejo e do consumidor, veja as tendências comportamentais do consumidor brasileiro para 2020:

Sustentabilidade

O consumidor se preocupa com a interação Homem X Meio Ambiente e em como ter uma vida equilibrada, com consciência sobre o que consumir e como gerar menos impacto negativo ao meio ambiente.

O termo envolve o tripé entre as áreas sociais, econômicas e ambientais, como gerar menos lixo; não poluir mares e oceanos; evitar desperdícios de todas as formas; entre outros.

Economia compartilhada

É um novo modelo econômico baseado no consumo colaborativo e em atividades de compartilhamento, troca e aluguel de bens ao invés da posse.

Por mais que muitos ainda lutem contra essa tendência porque não induz ao consumo, esse é um movimento sem volta. Ele se baseia no princípio do “reduza, reuse, recicle, repare e redistribua”. E pode se dar na forma de redistribuição; quando um item que não está sendo utilizado é direcionado para outro local.

Mundo tecnológico

Estamos conectados 24 horas por dia, através das mídias sociais, e isto mudou completamente as interações humanas, potencializando as relações.

Essa ampliação do acesso a tudo e a todos com apenas alguns cliques alterou o comportamento social. É possível a opção de compras on-line; o pagamento de várias formas, desde as mais tradicionais até à via celular; a computação nas nuvens que produz economia à Tecnologia da Informação (TI); a integração dos canais de vendas; a automação digital; o assistente digital; o self-checkout; entre outras.

Economia da experiência

Migramos da cultura do olho, para a cultura da boca. Isso quer dizer que, se antes nos importávamos com as marcas das roupas e dos carros que usávamos, hoje, estamos muito mais preocupados com o que sentimos, o que experimentamos e, principalmente, com o que postamos nas mídias sociais.

Para conquistar o consumidor, as marcas precisam ir além, precisam criar experiências. Todo o processo de compra deve ser acompanhado por algo único, capaz de estimular os sentidos. A experiência na compra e na utilização de produtos e de serviços deve ser memorável e transformar o consumo em algo inesquecível.

Bem-estar

Com níveis de estresse e ansiedade tão altos, há a busca por mais qualidade de vida.

Os segmentos de alimentação saudável, fitness e beleza natural estão entre os que mais crescem. O aumento da expectativa de vida da população também é um fortalecedor de tendência. Todos querem viver mais e melhor.

Como perceberam, o mundo está mudando muito e com mais rapidez. Essas tendências são as mais evidentes dos dias de hoje, mas há muitas outras ao nosso redor que ainda nem foram percebidas.

Diante dessa realidade, minha sugestão é: fique atento aos comportamentos dos clientes. Eles estão no centro das transformações e ditam as novas regras e condutas sociais. Que venha 2020 com muitas experiências inesquecíveis!

Foto: Shutterstock

Confiança elevada

Edição 325 - 2019-12-12 Confiança elevada

Essa matéria faz parte da Edição 325 da Revista Guia da Farmácia.

Sobre o colunista

Silvia Osso

Palestrante e consultora de empresas. Especialista em varejo e autora dos livros destinados ao varejo e serviços denominados "Atender bem dá lucro"; "Administração de recursos humanos em farmácia", "Programa prático de Marketing e Farmácias"; "Liderança para Todos" . Para adquirir os livros, acesse: www.lojacontento.com.br. E-mail: siosso@uol.com.br.