Conquistar a confiança do cliente, fornecer um atendimento rápido, eficaz e humanizado, é primordial e será um diferencial neste ano e nos próximos
Diante da aceleração da transformação digital, novas tendências surgem todos os dias, principalmente direcionadas ao atendimento ao cliente e sua conexão com a marca da empresa. Estar por dentro das novidades e, sobretudo, adaptar-se a elas, é extremamente importante para que as empresas mantenham seu potencial competitivo.
Este ano será marcado por uma variedade de novas soluções inovadoras envolvendo a Inteligência Artificial (IA), ao passo que a tecnologia avança para lidar com desafios cada vez mais complexos. Conquistar a confiança do cliente, fornecer um atendimento rápido, eficaz e humanizado, é primordial e será um diferencial neste ano e nos próximos. Lembro, aqui, algumas tendências de IA as quais as empresas devem atentar-se:
• Experiência omnichannel
As redes sociais são ótimas aliadas para unir marca e consumidor ― e essa relação deve continuar em 2022. As marcas já entenderam que precisam estar presentes em todos os canais e mídias disponíveis que interagem com o seu público-alvo, porém a presença por si só não é suficiente.
É necessário investir nos canais de interação mais utilizados pelo cliente, sempre pensando em uma atuação omnichannel, integrando a experiência nos diferentes espaços. Oferecer agilidade e resolução de problemas é parte essencial.
• Atendimento personalizado e m-commerce
Neste ano, interações mais personalizadas entre as empresas e seus respectivos clientes de forma remota farão muita diferença. Já existem ferramentas de IA que têm por objetivo melhorar a precisão da compreensão das necessidades e da intenção do usuário em relação às buscas que faz. Isto garante interações mais modernas, instantâneas e eficazes, o que diferencia uma experiência humanizada de um atendimento robótico. O comércio eletrônico móvel (m-commerce) também tem força no varejo on-line e de forma personalizada. Cerca de 53% das vendas são feitas por meio de celulares.
• Potencial do 5G com a IA
Automaticamente, a transformação digital proporcionada pela chegada do 5G intensificará o relacionamento entre marca e cliente. Aliado à IA, o 5G proporcionará mais qualidade nas interações em uma sociedade altamente conectada, sempre em busca de respostas e experiências mais rápidas. Cada ponto da jornada do cliente será aprimorado e será possível resolver problemas, antes mesmos que eles aconteçam.
• Exames rápidos
Democratizar o acesso à saúde é o que vai mover todos os dias das empresas varejistas de saúde. Exame de sangue em minutos? Isso tem sido comum em 2022 com equipamentos portáteis que usam algumas gotas de sangue do dedo do paciente. Depois, esse material é inserido no dispositivo que, ao usar a combinação de diversas tecnologias como internet das coisas (IoT) e IA, fornece o resultado dos exames em até 30 minutos.
Esse dispositivo faz mais de 30 exames de sangue – incluindo teste da Covid-19 – em minutos. Em breve, hemograma entrará na lista, além de outros.
Na competitividade, quem aplicar mais eficiência e tecnologias de ponta, para manter seu consumidor, sai na frente! Pense nisso!
Fonte: Guia da Farmacia
Foto: Shutterstock