Close Menu
    ASSINE o Guia da Farmácia
    ×

    Área Restrita

    Cadastro gratuito apenas para prescritores de medicamento.
    Acesse conteúdos exclusivos do Portal.

    Cadastre-se

    Esqueceu a senha?
    Facebook X (Twitter) Instagram
    ×

    Área Restrita

    Cadastro gratuito apenas para prescritores de medicamento.
    Acesse conteúdos exclusivos do Portal.

    Cadastre-se

    Esqueceu a senha?
    Facebook X (Twitter) Instagram YouTube
    Guia da FarmáciaGuia da Farmácia
    • Inicio
    • Notícias
      • Mercado
      • Saúde
      • PDV
      • Medicamentos
      • HPC
      • Regulatório
      • Lançamentos
    • Revista
      • Edição Atual
      • Edições Anteriores
      • Colunistas
      • Guia da Farmácia Responde
    • + Conteúdo
      • Vídeos
      • Ebooks
      • Especiais
      • Ferramentas
    • Plataformas
      • Guia Farma Digital
      • Guia de Equivalentes
      • Guia de Genericos
    • Serviços
      • Indústrias
      • Distribuidoras
      • Farmácias
      • Bulas
    • Busca de Medicamentos
    • Anuncie
    • Categorias
      • Matérias e Artigos
      • Conteudo Técnico
      • Lançamentos de Produtos
    ASSINE o Guia da Farmácia
    Guia da FarmáciaGuia da Farmácia
    Início»Matéria»A transformação do autosserviço

    A transformação do autosserviço

    Alexandre Cavalcanti MarquesiPor Alexandre Cavalcanti Marquesi22 de fevereiro de 2018Nenhum comentário4 Minutos de leitura
    Facebook Twitter Linkedin Telegram Tumblr E-mail WhatsApp
    autosserviço
    autosserviço
    Compartilhar
    Facebook Twitter Linkedin E-mail Telegram WhatsApp

    Muitas vezes, com o crescimento do mercado de varejo e com o surgimento de novos canais, o comportamento do consumidor on e off-line se transforma visceralmente, impactando em novos negócios.

    Quando falamos em consumir um produto ou serviço, entendemos que as novas formas de comprar nascem e transformam toda a cadeia que os suportam. A essa nova forma chamamos de omnichannel, um conceito que nasceu do varejo nos seus primórdios.

    Mais do que um conceito, uma forma de estratégia, o omnichannel representa o que o consumidor deseja, onde, quando e como deseja consumir, e hoje, no mercado de varejo farmacêutico, começam a surgir iniciativas importantes.

    Um case muito interessante da CVS, nos Estados Unidos (2017), traz, para uma realidade do varejo físico de autosserviço farmacêutico, uma nova maneira de ver, se relacionar e interagir com seus consumidores.

    A aplicação mobile lançada pela CVS permite recursos durante toda a experiência do consumidor com a marca, nos momentos de pré, durante e pós-consumo. A CVS consegue construir um relacionamento com seus consumidores, entendendo e atendendo de forma relevante às necessidades do consumidor no canal em que ele prefere consumir. A rede construiu uma estratégia em que se comunica por aplicativo mobile com conteúdo sobre fármacos, convite à visitação na loja e consumo no ponto de venda (PDV), sempre recompensando com benefícios.

    Ações que CVS faz:

    1. Push notification: o consumidor recebe uma mensagem de quando os medicamentos vão acabar. Nessa mensagem, recebe um cupom de desconto e o mapa de onde fica a CVS mais próxima.

    2. Dentro do site da CVS: o consumidor é avisado e recebe um comparativo de preço entre produtos com o mesmo composto (produto de referência e genéricos).

    3. Entrega de produtos/SMS interativo: os medicamentos de que o consumidor precisa estão agendados para entrega em casa por SMS interativo.

    4. Na farmácia da CVS: o consumidor é identificado pelo aplicativo mobile que chegou à farmácia; ele é direcionado pelo aplicativo para a gôndola do produto, pode escolher os itens na loja e pagar pelo aplicativo, recebendo incentivo para a sua próxima compra.

    5. Alerta de texto: o consumidor recebe mensagem de texto com cinco dias de antecedência da data de aplicação de vacina.

    6. Conteúdo: o consumidor recebe avaliação constante sobre sua saúde, conforme o consumo de remédios e dados do aplicativo.

    Podemos perceber que a adaptação da indústria ao mercado se torna uma necessidade mediante os intensos pedidos dos consumidores para que possam comprar e se relacionar com as marcas de forma clara e sem regras, aumentando o potencial do autosserviço no PDV farmacêutico.

    Mas existem grandes desafios para ser superados na implantação na estratégia de autosserviço farmacêutico aqui no Brasil, pois este conceito representa muito mais do que mobilidade, vendas com tecnologias no PDV ou mesmo velocidade de entrega de produtos.

    Hoje, o mercado brasileiro farmacêutico traz para o varejo uma nova realidade conectada, com ações de marketing digital contribuindo para uma comunicação integrada. Vivemos em um momento de transição e o de repensar no processo de compra dos consumidores.

    Algumas redes farmacêuticas, hoje, já trabalham com o georeferenciamento do consumidor, percebendo e o recebendo com uma comunicação de boas-vindas com promoções. Esse ainda é um processo que se baseia no disparo de uma mensagem simples e no entendimento do perfil de uso e na escrita desse consumidor em Facebook ou Google. Claro que a evolução passa pela identificação e oferta exata do que precisa, mas estamos em processo evolutivo.

    Muitas farmácias também já disponibilizam tablets para acessos a conteúdos, para conferência de preços e outros recursos. No checkout, esse recurso tecnológico se apresenta de forma mais relevante, servindo como visor que apresente novas ofertas de produtos complementares ou mesmo com promoções.

    Quero dizer que os consumidores, quando percebem a integração de sistemas ocorrendo, esse processo constrói um elo de confiança junto ao PDV e aos canais digitais; uma relação muito semelhante entre amigos que se conhecem há tempos, ou seja, garantindo que seus dados sejam únicos e estejam em todas as plataformas e os canais de forma segura e fácil uso.

    Atender à necessidade de um consumidor, cada vez mais ávido por informações e ativo dentro do PDV físico, se tornou um mantra nas grandes redes farmacêuticas para uma estratégia de autosserviço.

    O segredo está agora em como construir uma ótima experiência para esse novo consumidor, pois o físico e o digital já são “uno individua”; agora resta ao consumidor optar em qual rede farmacêutica vai comprar o seu próximo produto e qual delas vai construir uma experiência realmente encantadora e relevante. Será a sua farmácia? 

    Foto: Shutterstock

    autosserviço cvs farmácia pdv
    Compartilhar. Facebook Twitter Linkedin Tumblr E-mail Telegram WhatsApp
    Alexandre Cavalcanti Marquesi

    PhD em Comportamento de Consumo On-line ALWAYS ON DIGITAL – CSO – Cheff Strategy Officer

    Posts Relacionados

    JBP, tecnologia e execução real: o farma quer resultado. E a gente também

    17 de junho de 2025

    Panvel promove ações gratuitas de saúde em junho

    13 de junho de 2025

    IPDV anuncia Marcos Nour no Board Estratégico

    3 de junho de 2025

    Panvel prorroga campanha do genérico

    28 de maio de 2025

    Rede Drogal faz mutirão de vagas em Campinas

    23 de maio de 2025

    COOP oferece avaliação gratuita de ansiedade em Santo André

    15 de maio de 2025
    Edição Atual
    Digital, Humana e Personalizada

    Digital, Humana e Personalizada

    Baixar Prévia

    Notícias da Última Edição

    Saude Bucal: Quando a gengiva fala

    9 de junho de 2025
    Leia mais »

    Mal-estar a bordo

    9 de junho de 2025
    Leia mais »

    Panvel: Superando desafios

    9 de junho de 2025
    Leia mais »
    Redes Sociais
    • Facebook
    • Twitter
    • Instagram
    • YouTube
    • LinkedIn
    • Telegram
    • WhatsApp
    Sobre

    Revista dirigida aos profissionais de saúde.

    Rua da Paz, 1601
    Conj 507
    Chácara Santo Antônio, São Paulo - SP
    04713-002
    Tel: (11) 5082-2200
    Clique aqui para enviar uma mensagem

    Estamos nas redes sociais:

    • Facebook
    • Twitter
    • Instagram
    • LinkedIn

    Este site é protegido pelo reCAPTCHA e pelo Google: A Política de Privacidade e Termos de Serviço são aplicados.

    Institucional
    • Sobre o Guia da Farmácia
    • Contento
    • Anuncie
    • Loja Virtual
    • Assine o Guia da Farmácia
    • Outros sites do Grupo
      • Medicamentos Equivalentes
      • Medicamentos Genéricos
    • LGPD – Política de privacidade
    Últimos Posts

    Dor crônica: entenda por que os sintomas pioram no frio

    18 de junho de 2025

    Rosa mosqueta: conheça seus benefícios na rotina de beleza

    18 de junho de 2025

    Febrafar alerta para riscos da venda de medicamentos em supermercados

    18 de junho de 2025

    Frio: uso de aquecedores exige atenção

    18 de junho de 2025

    Santander recomenda compra de ações da Hypera, que estão em alta

    18 de junho de 2025

    Digite acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione Esc para cancelar.