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Três estratégias para alavancar as vendas da farmácia

É preciso ser diferente para se destacar em um mercado que está, cada vez mais, competitivo

O segmento farmacêutico está cada vez mais competitivo. Todos os dias, todos os pontos de venda (PDVs) estão criando novas estratégias para blindar e/ou conquistar market share (participação de mercado).

De maneira geral, a maioria das farmácias do Brasil vende os mesmos produtos e o que as diferencia é a marca própria da farmácia X, que não é igual à farmácia Y, parece óbvio, mas acho importante citar isto. Ou seja, se você está nesse mercado, eu acho que vale a pena parar para refletir sobre como se diferenciar, para que você possa cuidar ainda mais da população brasileira e alavancar as vendas.

Neste artigo, eu trouxe três insights que gostaria de compartilhar com você e se fizer sentido para você implementar em sua estratégia, eu sugiro que tente.

Três estratégias para alavancar as vendas da farmácia:

1ª Estratégia: treinamento & desenvolvimento

Desenvolva uma cultura de valorização das pessoas do seu time. As pessoas que trabalham na sua farmácia são o seu maior tesouro. A única forma de você desenvolvê-las é promovendo o conhecimento para elas. Observação: com essa estratégia, você terá profissionais mais capacitados para atenderem a todas as expectativas dos clientes e você cria uma condição de reter os seus talentos, afinal, todo colaborador gosta ou gostaria de trabalhar em uma empresa que proporciona o seu desenvolvimento.

2ª Estratégia: implementação de serviços farmacêuticos

Identifique qual(is) profissional(is) farmacêutico (o)s da sua farmácia tem (têm) as competências de um farmacêutico clínico e solicite um protótipo de implementação de serviços farmacêuticos para esse profissional. Você e ele criam esse projeto e valide este projeto na sua farmácia. Essa estratégia pode ampliar exponencialmente a fidelização do seu cliente em sua loja e se você gerar valor para este cliente, pode cobrar por esses serviços. Observação: serviço farmacêutico não é apenas realizar glicemia capilar e aferição da pressão arterial. Estude sobre o tema.

3ª Estratégia: marketing digital

Crie uma forma de você levar a sua empresa para as redes sociais. Seja buscando uma agência especializada no “mundo digital” ou você mesmo realizar de maneira informal e à medida que você adquirir competência, vai melhorando a sua forma de vender seus produtos e serviços pelo marketing digital. Observação: com essa estratégia, você poderá levar sua loja para pessoas que precisam dos seus produtos e serviços, mas ainda não te conheciam e isto pode te ajudar incrivelmente no aumento das vendas da sua farmácia.

Foto: Shutterstock

O que está por vir?

Edição 322 - 2019-09-09 O que está por vir?

Essa matéria faz parte da Edição 322 da Revista Guia da Farmácia.

Sobre o colunista

Pedro Dias

Diretor do Instituto Pedro Dias.