Close Menu
    ASSINE o Guia da Farmácia
    ×

    Área Restrita

    Cadastro gratuito apenas para prescritores de medicamento.
    Acesse conteúdos exclusivos do Portal.

    Cadastre-se

    Esqueceu a senha?
    Facebook X (Twitter) Instagram
    ×

    Área Restrita

    Cadastro gratuito apenas para prescritores de medicamento.
    Acesse conteúdos exclusivos do Portal.

    Cadastre-se

    Esqueceu a senha?
    Facebook X (Twitter) Instagram YouTube
    Guia da FarmáciaGuia da Farmácia
    • Inicio
    • Notícias
      • Mercado
      • Saúde
      • PDV
      • Medicamentos
      • HPC
      • Regulatório
      • Lançamentos
    • Revista
      • Edição Atual
      • Edições Anteriores
      • Colunistas
      • Guia da Farmácia Responde
    • + Conteúdo
      • Vídeos
      • Ebooks
      • Especiais
      • Ferramentas
    • Plataformas
      • Guia Farma Digital
      • Guia de Equivalentes
      • Guia de Genericos
    • Serviços
      • Indústrias
      • Distribuidoras
      • Farmácias
      • Bulas
    • Busca de Medicamentos
    • Anuncie
    • Categorias
      • Matérias e Artigos
      • Conteudo Técnico
      • Lançamentos de Produtos
    ASSINE o Guia da Farmácia
    Guia da FarmáciaGuia da Farmácia
    Início»Matéria»Um olhar para novas categorias

    Um olhar para novas categorias

    Guia da FarmáciaPor Guia da Farmácia11 de março de 2024Nenhum comentário6 Minutos de leitura
    Facebook Twitter Linkedin Telegram Tumblr E-mail WhatsApp
    um-olhar-para-novas-categorias
    Compartilhar
    Facebook Twitter Linkedin E-mail Telegram WhatsApp

    Desde 2004 atuando na produção de suplementos alimentares, com foco principalmente no mercado farmacêutico, a Ecofitus apresenta planos substanciais de crescimento no País.
    Em entrevista exclusiva ao Guia da Farmácia, diretor executivo da Ecofitus, Jeferson Lemos, explica que a empresa tem ampliado seu portfólio, indo além da produção de nutracêuticos, trazendo uma série de lançamentos ao mercado.

    “Apresentamos mais de 130 novidades em 30 meses e vamos seguir até 2025 com lançamentos estendidos na categoria OTC, além de posicionar, de forma mais precisa, os produtos que mostramos ao mercado”, disse Lemos, acrescentando que, para 2024, a empresa espera um crescimento de 31%.
    Acompanhe, a seguir, os outros planos de crescimento da Ecofitus e expectativas da empresa no canal farma.

    Guia da Farmácia • A Ecofitus está há quantos anos no mercado nacional? Quais as maiores forças da companhia?

    Jeferson Lemos • Neste ano, completamos 20 anos. Nossas maiores forças estão nas nossas marcas que, na sua maioria, têm algum tipo de inovação incremental; na percepção de nossos parceiros (varejo farmacêutico); nos consumidores, no que se refere à alta qualidade dos produtos; no nosso formato/modelo de distribuição; nas nossas equipes internas e externas; e no nosso propósito, que é o de melhorar significativamente a saúde e o bem-estar das pessoas.

    Guia • Quanto a empresa cresceu de 2022 para 2023? Quais as maiores apostas da farmacêutica no período?

    Lemos • A empresa cresce nos últimos três anos acima de 26% médio. Na ótica de estados, projetamos uma participação e aumento de vendas relevante em quatro mercados. Na ótica de canal de vendas, estamos estruturados para atender o canal independente, bem como grandes e médias redes.

    Na ótica de produtos, apresentamos mais de 130 novidades em 30 meses e vamos seguir até 2025 com lançamentos estendidos na categoria OTC, além de posicionar, de forma mais precisa, os produtos que mostramos ao mercado.

    Guia • Qual o crescimento esperado para 2024? Onde estão concentradas as maiores apostas?

    Lemos • Estamos com toda estrutura preparada para continuarmos crescendo de forma acelerada e isso de fato está ocorrendo. Os ajustes macros foram feitos e realizamos muitas mudanças em curto espaço de tempo para sustentar o nosso crescimento.

    Entre elas, mudanças de ERP, plano diretor fabril, abertura de Centro de Distribuição (CD), treinamento e desenvolvimento das lideranças e planejamento estratégico objetivo e consistente. Neste sentido, projetamos crescer 31% no ano de 2024.

    Quanto as apostas, elas estão em estados que temos oportunidades, que são os lançamentos de produtos em categorias que não participávamos e que são relevantes em aumento de positivação de clientes e produtos no canal independente. Também vamos continuar com o crescimento que foi exponencial no último ano em grandes e médias redes.

    Guia • Em 2021, o produto Milmune, voltado para auxiliar no fortalecimento do sistema imune, esteve entre os de maior faturamento da companhia. Nos próximos anos, o desempenho de produtos com esse perfil tende a seguir crescendo ou veremos outros destaques?

    Lemos • Milmune teve um crescimento significativo nesse período e entendemos que ainda que tenha sido um período fora da curva tradicional de crescimento, temos oportunidades de expansão da marca Milmune tem e ainda licenciamos personagem da Galinha Pintadinha em apresentação infantil que leva a marca. Portanto, a linha segue crescendo, mas em razão dos inúmeros lançamentos que tivemos na empresa, tem um peso e participação menor no negócio.

    Guia • Vemos também um grande fortalecimento de suplementos especializados nas mais diversas finalidades no portfólio da Ecofitus. A empresa pretende continuar desenvolvendo produtos com esse perfil, mais personalizados para necessidades específicas?

    Lemos • Esse é o DNA da Ecofitus! Estamos sempre colocando o consumidor final no centro da nossa atenção e queremos atendê-lo com um produto diferenciado, que de fato entregue aquilo que ele espera para atender às suas necessidades de prevenção, visto que somos uma empresa focada na prevenção, na saúde e no bem-estar.

    Guia • Estão previstos lançamentos para 2024? Pode adiantar alguns deles?

    Lemos • Seguimos num ritmo acelerado de lançamentos, pois nosso principal objetivo é atender o nosso consumidor nas suas necessidades, prevenindo doenças. Estamos com previsão de 18 novas marcas, num total de 47 apresentações.

    Guia • Toda a força da Ecofitus está voltada para o segmento de nutracêuticos. Como vocês enxergam o potencial desse mercado no Brasil?

    Lemos • A Ecofitus sempre foi focada em nutracêuticos e tem um reconhecimento dos parceiros e consumidores muito forte. Neste sentido, entendemos que faria sentido ingressarmos em outras categorias.

    Assim, já detemos com portfólio OTC, com vitaminas, minerais, dermatológicos, correlatos, Medicamentos Isentos de Prescrição (MIP) e correlatos.

    Em relação ao potencial do mercado de nutracêuticos, não temos dúvidas de que a categoria geral segue com crescimento e visto que a prevenção é uma necessidade, vai seguir crescendo muito. Assim, é fundamental olharmos não somente uma subcategoria que pode ter reduzido o crescimento, pois, no período de 2020/2021, tivemos diversas subcategorias que cresceram acima de dois dígitos.

    Guia • Qual o perfil dos consumidores desses produtos?

    Lemos • Existe um levantamento recente, conduzido pela Associação Brasileira da Indústria de Alimentos para Fins Especiais e Congêneres (ABIAD) e realizado pela Toledo & Associados, que indica que 59% dos lares brasileiros têm ao menos uma pessoa que consome algum tipo de suplemento alimentar.

    O estudo ainda informa que 90% dos entrevistados usam como um complemento à alimentação e 85%, para saúde e bem-estar.

    Guia • Na sua visão, o que as farmácias poderiam fazer para potencializar as vendas da categoria?

    Lemos • Diria que é um “combo” e entre as ações mais importantes está a garantia de visibilidade ao consumidor, visto que a farmácia se torna cada vez mais um hub de saúde. Assim, quem procura prevenção e bem-estar está frequentando mais o canal para atender a esta necessidade.

    Soma-se a isso precificação adequada, estratégias de comercialização, ofertas ao consumidor (fidelidade) e treinamento ao time de atendimento para corresponder às expectativas dos consumidores quando forem acionados na hora da compra.

    Guia • Hoje, a Ecofitus consegue alcançar, em média, quantas farmácias pelo País? Em quais regiões brasileiras está presente com mais força e quais mercados pretende expandir?

    Lemos • Em média, estamos em 38 mil farmácias e expandindo rapidamente nos últimos três anos a nossa base de clientes atendidos. Em relação as regiões, temos força no Sul, Centro Oeste e Norte. Mas temos estados específicos nas demais regiões com muita força e parcerias consolidadas.

    Seremos cirúrgicos por isso, nosso ponto de partida não serão regiões, mas estados em que vamos colocar mais foco e esforços para alavancarmos o crescimento de forma ainda mais acelerada.

    Fonte: Guia da Farmacia
    Foto: Shutterstock

    Compartilhar. Facebook Twitter Linkedin Tumblr E-mail Telegram WhatsApp
    Guia da Farmácia

    Premiado pela Anatec na categoria de mídia segmentada do ano, o Guia da Farmácia é hoje a publicação mais conhecida e lembrada pelos profissionais do varejo farmacêutico. Seu conteúdo diferenciado traz informações sobre os principais assuntos, produtos, empresas, tendências e eventos que permeiam o setor, além de Suplementos Especiais temáticos e da Lista de Preços mais completa do mercado.

    Edição Atual
    Prescrição em Debate

    Prescrição em Debate

    Baixar Prévia

    Notícias da Última Edição

    Edifício do Associativismo: o futuro do varejo farmacêutico

    6 de maio de 2025
    Leia mais »

    Inovação no mercado de enxaguantes bucais

    5 de maio de 2025
    Leia mais »
    Redes Sociais
    • Facebook
    • Twitter
    • Instagram
    • YouTube
    • LinkedIn
    • Telegram
    • WhatsApp
    Sobre

    Revista dirigida aos profissionais de saúde.

    Rua da Paz, 1601
    Conj 507
    Chácara Santo Antônio, São Paulo - SP
    04713-002
    Tel: (11) 5082-2200
    Clique aqui para enviar uma mensagem

    Estamos nas redes sociais:

    • Facebook
    • Twitter
    • Instagram
    • LinkedIn

    Este site é protegido pelo reCAPTCHA e pelo Google: A Política de Privacidade e Termos de Serviço são aplicados.

    Institucional
    • Sobre o Guia da Farmácia
    • Contento
    • Anuncie
    • Loja Virtual
    • Assine o Guia da Farmácia
    • Outros sites do Grupo
      • Medicamentos Equivalentes
      • Medicamentos Genéricos
    • LGPD – Política de privacidade
    Últimos Posts

    Drogaria São Paulo abre 600 vagas de jovem aprendiz

    16 de maio de 2025

    Eurofarma firma compromisso de combate à violência sexual contra crianças e adolescentes

    16 de maio de 2025

    NEUTROGENA® amplia a família Hydro Boost

    16 de maio de 2025

    Novo Nordisk e Septerna fecham acordo para desenvolver pílulas contra obesidade

    16 de maio de 2025

    Hipertensão: Pague Menos faz ação gratuita de aferição de pressão arterial

    16 de maio de 2025

    Digite acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione Esc para cancelar.