Close Menu
    ASSINE o Guia da Farmácia
    ×

    Área Restrita

    Cadastro gratuito apenas para prescritores de medicamento.
    Acesse conteúdos exclusivos do Portal.

    Cadastre-se

    Esqueceu a senha?
    Facebook X (Twitter) Instagram
    ×

    Área Restrita

    Cadastro gratuito apenas para prescritores de medicamento.
    Acesse conteúdos exclusivos do Portal.

    Cadastre-se

    Esqueceu a senha?
    Facebook X (Twitter) Instagram YouTube
    Guia da FarmáciaGuia da Farmácia
    • Inicio
    • Notícias
      • Mercado
      • Saúde
      • PDV
      • Medicamentos
      • HPC
      • Regulatório
      • Lançamentos
    • Revista
      • Edição Atual
      • Edições Anteriores
      • Colunistas
      • Guia da Farmácia Responde
    • + Conteúdo
      • Vídeos
      • Ebooks
      • Especiais
      • Ferramentas
    • Plataformas
      • Guia Farma Digital
      • Guia de Equivalentes
      • Guia de Genericos
    • Serviços
      • Indústrias
      • Distribuidoras
      • Farmácias
      • Bulas
    • Busca de Medicamentos
    • Anuncie
    • Categorias
      • Matérias e Artigos
      • Conteudo Técnico
      • Lançamentos de Produtos
    ASSINE o Guia da Farmácia
    Guia da FarmáciaGuia da Farmácia
    Início»Matéria»Varejo na era digital
    Uncategorized

    Varejo na era digital

    Guia da FarmáciaPor Guia da Farmácia4 de julho de 2024Nenhum comentário3 Minutos de leitura
    Facebook Twitter Linkedin Telegram Tumblr E-mail WhatsApp
    Compartilhar
    Facebook Twitter Linkedin E-mail Telegram WhatsApp

    Na história do varejo, tivemos alguns marcos evolutivos, como, por exemplo, o do código de barras, na década de 70, que foi uma solução disruptiva na gestão do negócio. Também tivemos avanços significativos com o código 2D e, agora, estamos em mais um momento importante para o setor, com a Inteligência Artificial (IA) mudando a forma de pensar o mercado varejista.

    Na NRF 2024 Retail’s Big Show, maior evento de varejo do mundo, a IA estava presente em inúmeras apresentações, como parte intrínseca do mercado atual. De certa forma, ela foi engrenagem crítica para que o tema de tecnologia ultrapassasse a fronteira da área de Tecnologia da Informação (TI) e chegasse como pauta essencial na agenda de negócio das empresas de uma maneira muito mais intensa.

    Podemos citar aqui alguns exemplos de como IA vem mudando o varejo, tanto para a personalização das vendas quanto para a otimização das operações. Recomendações de produtos ao consumidor; experiências personalizadas; chatbots para automação no atendimento ao cliente; maneiras inteligentes para gestão aprimorada do estoque; ajuste dinâmicos de preços conforme a demanda; e otimização dos processos logísticos são algumas das soluções que a IA pode trazer aos varejistas e que auxiliam numa jornada sem atritos do consumidor.

    Como alcançar esses resultados?

    Com base no IoT Snapshot 2024, pesquisa da Logicalis sobre as tendências digitais do mercado, e experiências de projetos, elencamos algumas etapas iniciais importantes para o sucesso da utilização da tecnologia no setor varejista:

    • Qualidade dos dados: entender a situação da empresa em termos de fontes de informação, confiabilidade e governança para captura, atualização, quality assurance e disponibilização;

    • Time multidisciplinar: desenvolver uma equipe composta por profissionais com background em estatística, em engenharia de dados e sistemas, além de serem experientes nos processos e regras de negócio do varejo;

    • Perguntas assertivas: saber elaborar as questões certas para extrair os melhores dados e identificar padrões e oportunidades;

    • Ter uma cultura orientada por dados: a liderança da empresa precisa criar uma cultura orientada por dados, incluindo, para isso, atividades, como comunicação das estratégias, treinamento e implantação de modelos de trabalho integrados;

    • Capacitação dos profissionais: letrar as pessoas em dados para saberem ler, interpretar, comunicar e negociar com o uso de bancos de informações.

    Esse conjunto de ações deve ser liderado pelo board da empresa, que precisa dar o exemplo no uso da informação. É preciso ter claro que a IA não substituirá os seres humanos nas atividades que demandam relações, negociações e criatividade, mas, claramente, substituirá as atividades repetitivas. Na adoção de IA, além da associação da tecnologia aos negócios, a jornada de desenvolvimento humano e cultural da empresa é fundamental.

    Olegário Araújo

    Consultor em Inteligência de Negócio e cofundador da inteligência360

    Yassuki Takano

    Diretor de Consultoria para Logicalis Brasil

    Fonte: Guia da Farmácia
    Foto: Shutterstock

    Compartilhar. Facebook Twitter Linkedin Tumblr E-mail Telegram WhatsApp
    Guia da Farmácia

    Premiado pela Anatec na categoria de mídia segmentada do ano, o Guia da Farmácia é hoje a publicação mais conhecida e lembrada pelos profissionais do varejo farmacêutico. Seu conteúdo diferenciado traz informações sobre os principais assuntos, produtos, empresas, tendências e eventos que permeiam o setor, além de Suplementos Especiais temáticos e da Lista de Preços mais completa do mercado.

    Posts Relacionados

    Genéricos crescem 7,04% em 2025

    8 de maio de 2025

    Malária: 22% dos brasileiros só conhecem pelo nome, diz estudo

    25 de abril de 2025

    Atenolol está entre os 10 medicamentos mais vendidos no Brasil

    17 de abril de 2025

    Chocolate: vilão ou parceiro da saúde?

    8 de abril de 2025

    Guia da Farmácia Digital – Com você em todas as etapas do seu negócio!

    28 de março de 2025

    Pfizer Brasil anuncia novo diretor de Parcerias Estratégicas

    18 de março de 2025
    Deixe um comentário Cancelar resposta

    Edição Atual
    Prescrição em Debate

    Prescrição em Debate

    Baixar Prévia

    Notícias da Última Edição

    Edifício do Associativismo: o futuro do varejo farmacêutico

    6 de maio de 2025
    Leia mais »

    Inovação no mercado de enxaguantes bucais

    5 de maio de 2025
    Leia mais »
    Redes Sociais
    • Facebook
    • Twitter
    • Instagram
    • YouTube
    • LinkedIn
    • Telegram
    • WhatsApp
    Sobre

    Revista dirigida aos profissionais de saúde.

    Rua da Paz, 1601
    Conj 507
    Chácara Santo Antônio, São Paulo - SP
    04713-002
    Tel: (11) 5082-2200
    Clique aqui para enviar uma mensagem

    Estamos nas redes sociais:

    • Facebook
    • Twitter
    • Instagram
    • LinkedIn

    Este site é protegido pelo reCAPTCHA e pelo Google: A Política de Privacidade e Termos de Serviço são aplicados.

    Institucional
    • Sobre o Guia da Farmácia
    • Contento
    • Anuncie
    • Loja Virtual
    • Assine o Guia da Farmácia
    • Outros sites do Grupo
      • Medicamentos Equivalentes
      • Medicamentos Genéricos
    • LGPD – Política de privacidade
    Últimos Posts

    Farmácias fazem propaganda irregular do Mounjaro no Brasil, diz Anvisa

    21 de maio de 2025

    “Digitalização: investimento certo, retorno nem sempre!”

    21 de maio de 2025

    Brainfarma abre inscrições para o Brain Qualifica

    21 de maio de 2025

    Adium: novos diretores reforçam equipe executiva

    21 de maio de 2025

    Brasil tem menor número de nascimentos desde 1976, diz IBGE

    21 de maio de 2025

    Digite acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione Esc para cancelar.