A vitamina C, também chamada ácido ascórbico, é um nutriente envolvido em múltiplas funções biológicas e bioquímicas no organismo. Como não é naturalmente produzida pelo corpo, ela precisa ser adquirida diariamente, seja por meio da alimentação ou da suplementação. Sua principal função é fortalecer o sistema imunológico durante o ano todo e não apenas no período de outono/inverno, quando há maior incidência de gripes e resfriados.
Entre outros benefícios, a vitamina C tem participação no crescimento de tecidos, na regulação do Sistema Nervoso Central (SNC), na manutenção e integridade de vasos sanguíneos e na cicatrização de feridas. É também um agente antioxidante que tem papel na síntese do colágeno, na atividade imunológica dos leucócitos e nos processos inflamatórios, além de auxiliar na absorção intestinal do ferro. Acompanhe, a seguir, como a vitamina C é essencial para a saúde física e cerebral.
- Papel essencial na cura do corpo:
A vitamina C exerce um papel essencial no tecido conjuntivo, na cartilagem e no tecido ósseo. Sua deficiência pode levar a dificuldades de cicatrização, alterações de pele, fraturas e fragilidade dos dentes. Além disso, ela exerce um importante papel na reparação dos tecidos e, juntamente com outros nutrientes, é a que tem maior poder neutralizador contra os radicais livres.
- Ação antioxidante:
Como antioxidante, a vitamina C ajuda a proteger as células contra os efeitos nocivos dos radicais livres4 (como, por exemplo, durante a digestão dos alimentos) ou por fatores externos [poluição ambiental, radiação ultravioleta (UV), cigarro, entre outras causas]. Em excesso, os radicais livres podem contribuir significativamente para o desenvolvimento de doenças cardíacas, câncer e outras enfermidades
- Síntese de colágeno:
A vitamina C também é necessária para a síntese de colágeno, que é uma estrutura importante na formação de ossos, cartilagem, músculos e vasos sanguíneos. Na pele, colágenos tipos I e III contribuem com 85% a 90% e 8% a 11% do colágeno total sintetizado, respectivamente.
- Ação na saúde cerebral:
O uso de vitamina C foi associado à melhor vitalidade mental e função cognitiva. Assim, como consequência, baixos níveis deste nutriente são prejudiciais para o sistema nervoso. A vitamina C está relacionada com a produção de neurotransmissores e deve-se associar essa ação no cérebro a alguns mecanismos. Entre eles:
- Auxílio do metabolismo energético, pois a ação indireta da vitamina C dentro da mitocôndria (responsável pelo metabolismo energético) auxilia também no fluxo cerebral.
- Síntese de colágeno do cérebro, envolvido na formação das bainhas de mielina (transmissão do impulso nervoso) como antioxidante, já que o cérebro é um dos órgãos com maior produção de oxidantes.
Veja como a linha Redoxon ® pode ajudar na reposição da vitamina C
Os produtos Redoxon ® , desenvolvidos pela Bayer, são especificamente desenvolvidos para auxiliar o sistema imune – o protetor natural do corpo – a funcionar da melhor forma.
O sistema imunológico é constituído por três principais mecanismos de defesa: barreiras físicas (pele e mucosa), barreiras celulares (glóbulos brancos) e anticorpos. Nutrientes como vitaminas e minerais são essenciais para a saúde e função desta rede complexa.
Num mundo acelerado, pode ser desafiador consumir quantidades adequadas de frutas e verduras que fornecem todas as vitaminas e minerais necessários para suportar totalmente as funções do corpo.
Uma ingestão inadequada de vitaminas e minerais pode afetar negativamente o sistema imunológico e a saúde geral. E é aí que Redoxon ® atua. Os produtos da linha, enriquecidos com vitamina C e vitamina C, D e Zinco, são projetados para auxiliar no fortalecimento da imunidade nos três níveis, com produtos para todas as fases da vida: em gotas para recém-nascidos; em gomas para crianças de 4 a 12 anos; e em comprimidos/comprimidos efervescentes para adultos. Para mais informações, acesse: www.redoxon.com.br.
Redoxon® Tripla Ação. SUPLEMENTO ALIMENTAR EM COMPRIMIDO EFERVESCENTE. Produto indicado para adultos e crianças acima de 9 anos. ESTE PRODUTO NÃO É UM MEDICAMENTO. NÃO EXCEDER A RECOMENDAÇÃO DIÁRIA DE CONSUMO INDICADA NA EMBALAGEM. MANTENHA FORA DO ALCANCE DE CRIANÇAS. CONTÉM GLÚTEN. ALÉRGICOS: PODE CONTER LÁTEX NATURAL. RED 2023-10-25-231. SAC 0800 723 1010 │[email protected] | CH-20241010-142
Referências 1. Revista ABM + Saúde. Disponível em: revistaabm.com.br/artigos/a-vitamina-c-e-vital-para-o-organismo-entenda-melhor-seus-beneficios. Acesso em: 04/10/2024. 2. Blog Nav Dasa. Disponível em: nav.dasa.com.br/blog/vitamina-c. Acesso em: 04/10/2024. 3. Portal Guia da Farmácia. Disponível em: guiadafarmacia.com.br/materia/vitamina-c-a-aliada-do-sistema-imunologico. Acesso em: 04/10/2024. 4. Vitamina C. Disponível em: www.scielo.br/j/abd/a/hgLDMrqkx63MpNKC8XH5TzG. Acesso em: 17/10/2024. 5. Radicais livres. Disponível em: facom.ufba.br/com112_2000_1/nutryr/radicaislivres.htm. Acesso em: 17/10/2024. 6. Os efeitos da suplementação com vitamima C. Disponível em: periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistaconhecimentoonline/article/download/1187/2275. Acesso em: 17/10/2024. 7. Smith LT, Holbrook KA, and Madri JA, Collagen types I, III, and V in human embryonic and fetal skin. Am J Anat, 1986; 175(4):507-21. 8. Travica N et al, Plasma Vitamin C Concentrations and Cognitive Function:A Cross-Sectional Study. Front Aging Neurosci. 2019. Disponível em: www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC6454201/ . Acesso em: 03/10/2024. 9. Sim M et al, European Journal of Nutrition (2022) 61:447–459. Disponível em: link.springer.com/article/10.1007/s00394-021-02656-3. Acesso em: 03/10/2024. 10. Johnston et al. Vitamin C supplementation slightly improves physical activity levels and reduces cold incidence in men with marginal vitamin C status: a randomized controlled trial. Nutrients. 2014 Jul. 9;6(7):2572-83. Disponível em: www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC4113757. Acesso em: 03/10/202