Em tempos como o que estamos vivendo, é importante cuidar da saúde tomando as vitaminas e os nutrientes adequados para fortalecer o sistema imunológico.
A ingestão dos nutrientes necessários na alimentação permite que as defesas do organismo fiquem mais preparadas para combater vírus e doenças. Os alimentos enriquecidos com ingredientes funcionais, como ômega 3 e vitaminas, podem ser grandes aliados e fornecer benefícios para nossa saúde.
Quando se trata da busca para o fortalecimento do sistema imunológico, a vitamina C, encontrada em frutas como laranja e limão, é uma das mais populares. No entanto, é preciso ter em mente que todos os micronutrientes também são importantes para a manutenção da nossa saúde.
Podemos destacar as vitaminas A, D, E e B12, assim como o ômega 3 (EPA e DHA) como nutrientes fundamentais para o fortalecimento do sistema imunológico.
Uma das funções específicas da vitamina A, presente em alimentos como ovos, cenoura, batata-doce, espinafre, entre outros, é a de regular a produção e atividade das células do sistema imune, conhecidos como linfócitos, e evitar que os vírus causem danos ao nosso corpo. A ingestão diária desta vitamina ajuda a manter saudáveis as mucosas das vias respiratórias e a evitar a proliferação de vírus e bactérias que geram infecções que podem causar doenças pulmonares.
A vitamina B12, encontrada em alimentos de origem animal, como ovos e leite, ajuda na manutenção do Sistema Nervoso Central (SNC) e na formação de glóbulos vermelhos no sangue. Já a vitamina D3 regula, praticamente, todas as células do corpo por meio de receptores específicos, fortalecendo as células que combatem organismos estranhos.
Encontrada principalmente em oleaginosas (castanhas, nozes, sementes), a vitamina E é muito recomendada, entre outros fatores, pela sua ação antioxidante, o que evita os danos causados pelos radicais livre, melhorando a imunidade.
Além dos benefícios já conhecidos do ômega 3 (EPA e DHA) para o cérebro e sistema nervoso, esse nutriente extraído principalmente de peixes, também é importante para atuar na redução de inflamações rotineiras do nosso organismo. Ele ainda é um grande aliado para doenças cardiovasculares.
É importante lembrar que vitaminas não servem para curar doenças. Elas atuam no âmbito preventivo para o fortalecimento imunológico, desde que consumidas em quantidades adequadas e regularmente, seja por meio de alimentos ou suplementos.
Atualmente, a suplementação com estes nutrientes é a forma mais fácil para cumprir com os consumos mínimos recomendados pela classe médica e Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
Foto: Shutterstock