fbpx

Você sabe o que acontece dentro do nariz em uma doença respiratória?

Veja mais e saiba como orientar a prevenção e combate de infecções

O nariz é uma as principais portas de entrada para vírus, bactérias e fungos, além de partículas de poluição. O organismo conta com seu mecanismo de defesa, mas o frio deixa as pessoas mais vulneráveis e suscetíveis a doenças respiratórias.

Veja o que acontece dentro do nariz nessas situações e saiba como orientar a prevenção e combate de infecções:

Nariz saudável

A mucosa que reveste a cavidade nasal é dotada de milhões de cílios, que compõem uma espécie de tapete protetor. As impurezas respiradas ficam presas no muco nasal e são varridas pelos cílios, que batem para o fundo do nariz, a fim de eliminá-las.

Nariz doente

Quando a secreção nasal resseca, devido à poluição e ao ar seco, os cílios nasais têm dificuldade em remover o muco, que fica cada vez mais espesso. Assim, alérgenos e microrganismos nocivos ficam presos, causando gripes, resfriados, rinites e sinusites.

Combate

Para aliviar os sintomas dessas doenças, recomenda-se a intensificação das lavagens nasais com soluções salinas. Elas ajudam a fluidificar o muco, arrastando a “sujeira” para o fundo do nariz. No dia a dia, o hábito também tem a função de prevenir doenças respiratórias.

Fonte: Libbis

Inaladores, umidificadores de ar e higienizadores nasais ajudam pacientes a combater doenças respiratórias, mais comuns nos meses mais frios e secos do ano. Demanda desses itens aumenta em cerca de 50% nesta época

Terceira idade em destaque

Edição 307 - 2018-06-01 Terceira idade em destaque

Essa matéria faz parte da Edição 307 da Revista Guia da Farmácia.