Você sabe delegar atividades aos seus colaboradores?

A Maioria dos gestores ou gerentes em cargos de liderança na farmácia não está preparada para comandar uma equipe

Proprietários de farmácias ou gerentes reclamam que a mão de obra está ruim e que os funcionários parecem não entender as atividades que são atribuídas à equipe ou ainda que a gerência não consegue dividi-las de forma adequada entre os colaboradores.

Faz parte das atribuições do gestor de uma equipe ter talento e jogo de cintura para delegar as orientações e instruções a seus subordinados e manter os profissionais que integram seu grupo motivado e engajado; a pergunta que faço, é: será que todos os gestores ou gerentes em cargos de liderança na farmácia estão preparados para delegar atividades aos seus comandados? A minha resposta é: em sua maioria não.

Não é raro nos deparamos com líderes que criaram o hábito de enviar solicitações e instruções por e-mail à sua equipe, mas que se esquecem de checar presencialmente se os mesmos leram e compreenderam o que deve ser realizado. As orientações são enviadas, mas isso não garante que os funcionários da empresa tenham compreendido a orientação ou até mesmo as tenham verificado no computador.

Os gestores precisam lembrar que delegar é diferente de ‘largar’ os colaboradores. É preciso saber como as mensagens chegam aos ouvidos da equipe e ser profissional o suficiente para reconhecer que, às vezes, o erro na comunicação vem exatamente da chefia.

Esses problemas são evitados quando os líderes conversam mais com seus colaboradores. Mais importante do que falar o que cada um deve fazer, ou delegar atribuições e atividades é verificar se a pessoa que recebeu a ordem a entendeu corretamente, principalmente quando o assunto inclui a entrega de trabalhos dentro de prazos pré-determinados.

Qualquer falha pode comprometer todo um projeto e a única maneira de evitar isso é mantendo uma relação de proximidade com os funcionários. Como? Ouvindo a equipe e questionando o volume de trabalho de cada um. Muitas vezes os funcionários costumam dar indícios de que estão sobrecarregados. Por isso, é importante sempre obter feedback da equipe. A chefia também deve observar a forma como realiza os questionamentos para não desestimular o colaborador.

Os gestores precisam acompanhar passo a passo as tarefas executadas por sua equipe – isto certamente evitará surpresas desagradáveis. Geralmente, os resultados ruins são um atestado de que as coisas não vão bem com relação à comunicação.

O equilíbrio pode ser alcançado se o líder conseguir atuar de forma justa e imparcial – uma tarefa para lá de difícil. Ser justo também significa fazer um exercício de consciência para verificar se está realmente se comunicando bem com a equipe antes de reclamar dos subordinados. Dessa forma o trabalho fluirá mais fácil e deixará os colaboradores mais felizes e a empresa mais rentável; acredite!

Público feminino

Edição 267 - 2015-02-01 Público feminino

Essa matéria faz parte da Edição 267 da Revista Guia da Farmácia.

Sobre o colunista

Palestrante e consultora de empresas. Especialista em varejo e autora dos livros destinados ao varejo e serviços denominados "Atender bem dá lucro"; "Administração de recursos humanos em farmácia", "Programa prático de Marketing e Farmácias"; "Liderança para Todos" . Para adquirir os livros, acesse: www.lojacontento.com.br. E-mail: [email protected].

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