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Máximo rendimento no e-commerce farmacêutico

Existem grandes oportunidades, porém é preciso estar atento aos detalhes

O e-commerce tem agregado ao setor farmacêutico a praticidade e a força das vendas pela internet. O desembarque dos empresários na web é recente e muitas dúvidas surgem quanto à atuação das lojas virtuais nesse segmento, a grande maioria delas relacionadas à forma de gerenciamento de estoques e comercialização de produtos que são vendidos apenas com prescrição médica.

Mas o setor não se resume à venda de medicamentos: eles são apenas uma parte da grande variedade de produtos que as farmácias oferecem, seja nas lojas físicas, seja nas virtuais. Artigos de higiene, dermocosméticos e linha de produtos para bebês fazem parte do pacote de itens de grande procura.

Para facilitar que o varejista implemente isso no seu ponto de venda, consultores apontaram cinco itens considerados de extrema relevância para esse sucesso.

1. Cuidado com a regulamentação: foram criadas normas e regras específicas para venda remota, seja pela internet, telefone ou fax, em que uma delas restringe, por exemplo, a venda de produtos relacionados à saúde somente por aquelas empresas que também possuem uma loja física. É preciso também ficar atento à necessidade de envio/retenção de receita para venda de medicamentos controlados e a necessidade da atuação de um farmacêutico nesse processo.

2. Conhecer o perfil do consumidor: a grande maioria é composta por idosos e mulheres, um público que, cada vez mais, preocupa-se com a saúde, o corpo e alimentação.

3. Investimento em uma boa plataforma de e-commerce: ferramentas como busca inteligente de produtos, venda assistida, compra programada, gestão inteligente de medicamentos e similares, relatórios específicos, gestão de kits, brindes, entre outras, são de grande importância pra o bom desempenho nesse segmento.

4. Fidelização e continuidade: oferecer programas de fidelidade, baseados na oferta inteligente de produtos e promoções, conforme o perfil do cliente pode proporcionar um bom lucro e economia nos investimentos em publicidade para atrair novos consumidores para a loja.

5. Logística e SAC: oferecer aos clientes variadas opções de entrega como recebimento no mesmo dia, frete grátis e a possibilidade de os mesmos escolherem o tipo de entrega que atendam à sua necessidade, é fundamental para o negócio, pois o cálculo de frete é um fator que influência diretamente o cliente na hora de fechar o pedido.

Foto: Shutterstock 

 

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