Medicamentos Isentos de Prescrição oferecem grandes oportunidades de negócios ao varejo farmacêutico

Os MIPs constituem a categoria que mais atrai consumidores às farmácias

Os Medicamentos Isentos de Prescrição (MIPs) representam, hoje, mais de 40% do faturamento do autosserviço farmacêutico, segundo dados da IQVIA. Assim, são muito importantes no contexto da farmácia, pois além de sua relevância em faturamento, têm papel fundamental na gestão do autocuidado da população.

“Quarenta e nove por cento do shoppers do canal sempre compram MIPs em suas visitas e outros 17% compram às vezes, o que sugere que o segmento é muitas vezes destino de compra do brasileiro”, indicou o diretor da unidade de negócios Consumer Health do IQVIA, Rodrigo Kurata, durante sua palestra “Oportunidades vindas do mercado de MIPs”, realizada para o Varejo em Foco, projeto da Contento Comunicação, na Abradilan Conexão Farma 2019.

Ainda segundo dados do IQVIA, os MIPs têm evoluído tanto em volume quanto em valor, com crescimento médio anual (CAGR 2014-18) de +6,6% em unidades, +11,9% em preço de compra da farmácia com desconto aplicado (PPP) e +9,2% em valor a preço consumidor.

Diante desses números e análises, pode-se concluir que as oportunidades de desenvolvimento desse segmento são muitas. De acordo com Kurata, os consumidores têm com os MIPs uma relação semelhante àquela que eles têm com produtos de consumo. Assim, também existe uma interação de impulso no ponto de venda (PDV) e as farmácias precisam estar atentas a essa oportunidade, sobretudo quando a tendência de autocuidado passa a ser cada vez mais disseminada.

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