HPC

Como tratar melasma, manchas de acne e pele oleosa

Diversos produtos vendidos em farmácia podem ser utilizados em casa para melhorar a aparência da pele

Reclamações comuns entre as mulheres, a pele oleosa, com manchas de acne e melasma ocorrem em pessoas de todas as idades e podem abalar a autoestima.

Contudo, diversos produtos vendidos em farmácia podem ser utilizados em casa para melhorar a aparência da pele, bem como tratamentos estéticos indicados por dermatologistas.

Entenda o que é cada um desses problemas, suas características e como tratá-los.

O que é melasma?

O melasma é um distúrbio de pigmentação caracterizado pelo surgimento de manchas de coloração amarronzada comuns em mulheres e agravado durante a gestação.

Tais manchas são comuns em áreas do rosto, como bochechas, buço e testa, mas também podem ocorrer em outras áreas do corpo, como os braços e o colo.

Existem três tipos diferentes de melasma. São eles: epidérmico, quando há depósito exacerbado de pigmento na epiderme (camada mais superficial da pele); dérmico, caracterizado pelo depósito de melanina ao redor dos vasos superficiais e profundos; e misto, que é quando há excesso de pigmentação na epiderme, bem como na derme e em outras regiões.

O que causa o melasma?

Diversos fatores podem ser responsáveis pelo surgimento de tais manchas, como:

  • Exposição ao calor e ao sol sem a proteção correta.
  • Uso de pílulas anticoncepcionais.
  • Alterações hormonais causadas pela gravidez.
  • Entre outras causas.

Como prevenir o melasma?

O uso diário do protetor solar com fator FPS de no mínimo 30, mesmo em ambientes fechados, pode prevenir o aparecimento do melasma.

Além disso, vale evitar a exposição excessiva ao calor e ao sol, além de se proteger com um chapéu ou boné sempre que precisar.

Como tratar o melasma?

Além de opções de procedimentos dermatológicos feitos no consultório médico, o melasma pode ser tratado em casa, com produtos clareadores disponíveis em farmácia, como é o caso dos dermocosméticos. Isso porque eles auxiliam na melhora de manchas já existentes e a evitar o surgimento de novas.

O que são manchas de acne?

A acne é o nome dado para cravos e espinhas que surgem devido a um processo inflamatório das glândulas sebáceas e dos folículos pilossebáceos.

Muito comum na adolescência, a acne pode ser causada pelos altos níveis hormonais durante essa etapa da vida. Esses hormônios causam mudanças nas glândulas da pele, que começam a produzir mais óleo (sebo). Assim, a acne começa quando o óleo se mistura com células mortas da pele e obstrui os poros – bactérias podem crescer nessa mistura. Se essa mistura vaza para tecidos próximos pode provocar inchaço, vermelhidão e pus.

Ademais, se espremida, cutucada, ou não tratada corretamente, essa espinha pode causar manchas, que podem afetar a autoestima de quem convive com isso.

Contudo, existem diversos tratamentos dermatológicos disponíveis para melhorar a aparência dessas manchas, bem como tratamentos que podem ser realizados em casa, incluindo cremes, géis e sabonetes.

Creme melasma

Causas de manchas de acne

Antes de iniciar qualquer tratamento para combater as manchas e marcas causadas pela acne, é importante entender a origem e a causa do problema.

Muito comum, o hábito de manipular pontos brancos no rosto pode favorecer o surgimento de manchar e marcas, por incentivar a inflamação do local.

Além disso, outra causa pode ser a falta do uso de proteção solar adequada no rosto. Isso porque, o filtro solar evita a piora da acne no rosto, bem como das manchas causadas por ela.

Usar protetor solar diariamente pode ajudar?

Sim, pois o protetor solar é um item fundamental na rotina diária e pode prevenir e amenizar manchas na pele, inclusive as causadas pela acne.

Desse modo, é importante usar um protetor solar com FPS mínimo de 30 ou mais todos os dias, mesmo em ambientes fechados.

Tratamento de manchas de acne

Além do uso do protetor solar, é possível tratar manchas de acne através de produtos clareadores disponíveis em farmácias, bem como por procedimentos médicos acompanhados de uma dermatologista.

O que é a pele oleosa?

A pele oleosa é caracterizada pela alta produção de sebo pelas glândulas sebáceas. A condição é mais comum durante a adolescência, devido as alterações hormonais.

Contudo, muitas pessoas continuam com a pele oleosa durante toda a vida.

Porém, é possível aliviar a alta produção de sebo, assim, visando prevenir cravos e espinhas, usando produtos específicos para esse tipo de pele e mantendo uma rotina de limpeza da região, como veremos ao decorrer do texto.

O que causa a pele oleosa?

  • Alterações hormonais.
  • Lavar o rosto muitas vezes ao dia.
  • Poluição.
  • Usar produtos errados para o seu tipo de pele.
  • Alimentos gordurosos
  • Lavar o rosto com água quente.
  • Não hidratar a pele.
  • Lavar o rosto com as mãos sujas.
  • Exposição ao sol sem proteção.

Qual a aparência da pele oleosa?

A pele oleosa normalmente se caracteriza por:

  • Poros dilatados.
  • Tendência à cravos, bem como espinhas e acne.
  • Brilho intenso

O que fazer para evitar a pele oleosa?

Para evitar esse incomodo, é importante manter uma rotina de cuidados específicos para o seu tipo de pele.

Ao acordar, lavar o rosto com um sabonete ou gel de limpeza, aplicar um hidratante e em seguida o protetor solar.

Já de noite, é importante retirar bem a maquiagem e aplicar um hidratante.

Hidrabene

Como produtos vendidos em farmácia podem ajudar no melasma, em manchas para a acne e na pele oleosa?

Tanto o melasma, quanto as manchas de acne e a pele oleosa, podem ser amenizadas e prevenidas com produtos de farmácia.

Apesar de serem condições diferentes, alguns cuidados básicos auxiliam nos três problemas de uma só vez.

A marca de skincare Hidrabene, da indústria nacional com mais de 30 anos de mercado, DaHuer, tem uma linha completa de produtos para a pele que aliam tratamento, tecnologia cosmética e preços acessíveis.

Os produtos Hidrabene para uso facial e corporal, são dermocosméticos veganos e cruelty-free certificados pela PETA, reconhecidos pela tecnologia avançada, bem como pelas formulações potentes para o cuidado diário da pele.

A dica é usar protetor solar diariamente e a noite seguir uma rotina com três produtos da marca:

Lavar o rosto com o Gel de Limpeza Profunda Facial: ajuda a desobstruir os poros, a reduzir a acne e a oleosidade da pele sem ressecar.

Especialmente formulado para limpar profundamente a pele oleosa e acneica, contém ativo que une as reconhecidas propriedades do ácido salicílico junto à uma molécula que ajuda a diminuir a sua irritabilidade. Além disso, o produto é hipoalergênico e clinicamente e dermatologicamente testado.

Aplicar a Máscara de Argila Revitalizante: complementa a rotina de cuidados faciais com ação rápida e intensa. Deixa a pele mais macia, purificada e revitalizada em minutos. Além disso, promove luminosidade e viço à pele, deixando mais clara e uniforme.

Dermatologicamente testada, a máscara possui argilas, óleos essenciais, extratos vegetais de cúrcuma, mirtilo, cana-de-açúcar, limão e laranja. Além disso, possui resultados clinicamente comprovados: 90% pele mais clara e uniforme, 95% pele mais viçosa, luminosa e revitalizada, 95% pele mais hidratada e macia, 85% pele mais purificada e com poros menos aparentes, 95% melhora a aparência geral da pele, 85% diminui o brilho excessivo da pele, e 100% promove sensação de bem-estar ao aplicar o produto.

Depois, aplicar o Sérum Multicorretivo Clareador: clareia visivelmente a pele e reduz a tonalidade de regiões hiperpigmentadas, bem como renova as camadas cutâneas mais superficiais e confere viço e luminosidade à pele facial. O produto é oil free, não comedogênico e hipoalergênico, e possui 3% ácido tranexâmico, 1% ácido kójico, 5% niacinamida, alantoína e hydrovance®.

Conclusão

Reclamações comuns entre as mulheres, a pele oleosa, com manchas de acne e melasma ocorrem em pessoas de todas as idades e podem abalar a autoestima.

Contudo, produtos vendidos em farmácias podem ajudar nessas questões, como é o caso dos filtros solares e o gel de limpeza profunda facial, a máscara de argila revitalizante e o sérum multicorretivo clareador da Hidrabene.

Encontrados em farmácias,  esses produtos são veganos e cruelty-free certificados pela PETA, reconhecidos pela tecnologia avançada e pelas formulações potentes para o cuidado diário da pele.

Referências:

Sociedade Brasileira de Dermatologia    

DaHuer

Fonte: Guia da Farmácia

Fotos: Shutterstock/divulgação

Não se automedique, consulte um profissional de saúde.

1 comentário

Deixe um comentário