Com a dispensação digital de medicamentos, o objetivo é simplificar o acesso ao varejo, trazendo maior segurança tanto para quem dispensa o medicamento, como para o consumidor
Dando continuidade à sua missão de digitalizar as receitas médicas no Brasil através da criação de um ecossistema digital de saúde, a Memed, healthtech em prescrição digital de medicamentos no País, trouxe mais um benefício importante para o varejo farmacêutico.
O cadastro gratuito na solução de dispensação digital de medicamentos pode ser agora realizado utilizando-se o login do Sistema Nacional de Gerenciamento de Produtos Controlados (SNGPC).
O objetivo é simplificar o acesso ao varejo e aumentar ainda mais o número de farmácias cadastradas – atualmente são cerca de 30 mil -, trazendo, assim, maior conveniência e segurança tanto para quem dispensa o medicamento, como para o consumidor.
Agora o cadastro da loja na plataforma de dispensação digital de medicamentos pode ser feito bastando acessar a página do dispensador Memed. Vale ressaltar, contudo, que as informações de login e senha de acesso ao SNGPC não são armazenadas pela Memed, sendo utilizadas apenas para retornar os dados da drogaria e facilitar o processo de cadastro.
Prescrição digital
O registro digital da dispensação equivale à retenção da via da farmácia para um dado medicamento e evita que o paciente utilize a mesma receita mais de uma vez.
Além disso, dispensador reconhece, também, quando uma receita digital emitida pela Memed não está assinada com a certificação digital no padrão ICP Brasil, emitindo um alerta.
Portanto, isso garante a segurança da informação, como também auxilia na prevenção de fraudes.
“Essa solução é um avanço para a criação de um ecossistema digital de saúde no país e, por isso, não há nenhum custo para drogarias e farmácias na dispensação de receitas digitais realizadas presencialmente nas lojas”, explica o Product Owner na Memed, Acsa Cardoso.
Em síntese Cardoso. “Nosso objetivo é que essa digitalização traga maior segurança para um processo que ainda hoje apresenta várias brechas para erros e fraudes”.
Foto: Shutterstock
Fonte: Memed