Close Menu
    ASSINE o Guia da Farmácia
    ×

    Área Restrita

    Cadastro gratuito apenas para prescritores de medicamento.
    Acesse conteúdos exclusivos do Portal.

    Cadastre-se

    Esqueceu a senha?
    Facebook X (Twitter) Instagram
    ×

    Área Restrita

    Cadastro gratuito apenas para prescritores de medicamento.
    Acesse conteúdos exclusivos do Portal.

    Cadastre-se

    Esqueceu a senha?
    Facebook X (Twitter) Instagram YouTube
    Guia da FarmáciaGuia da Farmácia
    • Inicio
    • Notícias
      • Mercado
      • Saúde
      • PDV
      • Medicamentos
      • HPC
      • Regulatório
      • Lançamentos
    • Revista
      • Edição Atual
      • Edições Anteriores
      • Colunistas
      • Guia da Farmácia Responde
    • + Conteúdo
      • Vídeos
      • Ebooks
      • Especiais
      • Ferramentas
    • Plataformas
      • Guia Farma Digital
      • Guia de Equivalentes
      • Guia de Genericos
    • Serviços
      • Indústrias
      • Distribuidoras
      • Farmácias
      • Bulas
    • Busca de Medicamentos
    • Anuncie
    • Categorias
      • Matérias e Artigos
      • Conteudo Técnico
      • Lançamentos de Produtos
    ASSINE o Guia da Farmácia
    Guia da FarmáciaGuia da Farmácia
    Início»Notícias»Memed quer ir além das receitas médicas com venda de remédios
    Notícias

    Memed quer ir além das receitas médicas com venda de remédios

    Guia da FarmáciaPor Guia da Farmácia20 de julho de 2022Nenhum comentário4 Minutos de leitura
    Facebook Twitter Linkedin Telegram Tumblr E-mail WhatsApp
    memed-remédios
    Compartilhar
    Facebook Twitter Linkedin E-mail Telegram WhatsApp
    Nos últimos dois anos, a startup Memed ganhou fama com a sua plataforma de digitalização de receitas médicas.
    Com 2,2 milhões de pacientes e 3,5 milhões de prescrições emitidas todo mês, a companhia se consolidou entre as principais startups de saúde do País.
    Agora, a healthtech quer ir além das receitas e planeja se tornar uma grande plataforma do acompanhamento médico, participando desde a consulta até o momento em que o paciente toma os medicamentos prescritos.

    Além da venda de remédios

    O primeiro passo do projeto: o lançamento da plataforma Memed+, e-commerce que permite a compra de mais de 35 mil itens farmacêuticos – incluindo remédios, cosméticos e produtos de higiene pessoal –, de dez redes de farmácias em todo o País.
    “Percebemos que, a partir do momento em que o paciente recebia sua prescrição, a experiência se tornava analógica. Ele recebia o link com a receita e precisava ir até uma farmácia fisicamente”, diz o CEO da Memed, Joel Rennó Jr.
    O avanço da companhia deve esquentar a disputa pelo delivery de produtos de farmácia, segmento que conta com gigantes como ifood e Rappi. A inexperiência com logística por parte da healthtech não preocupa Rennó. “As entregas serão feitas pelas farmácias parceiras”, explica.
    A Memed tem entre seus parceiros 80 mil estabelecimentos de redes como Grupo DPSP (que inclui Drogaria São Paulo e Pacheco), Indiana, Rosário, Rede Farma e Pense Farma.
    A saber, farmácias digitais, como Farmadelivery, Qualidoc, Xfarmácia, Far.me e Época Cosméticos, também trabalham com a plataforma.
    De acordo com o executivo da Memed, a parceria com farmácias também tem como objetivo atender às regulações da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e do Conselho Federal de Medicina sobre a origem e o transporte de medicamentos.

    Concorrentes

    A Memed não é a única na disputa com as gigantes do delivery.
    Na semana passada, a Mevo (novo nome da Nexodata) levantou R$ 45 milhões para expandir um negócio de entrega de medicamentos.
    Fundada em 2017, a startup começou focada em receitas digitais e, agora, quer conectar as prescrições às compras online e às entregas rápidas por meio de dark pharmacies (farmácias que trabalham apenas com vendas online). Esse parece ser um caminho inevitável para o segmento.
    “Durante a pandemia, houve uma geração enorme de dados de saúde e as empresas de prescrição têm uma janela importante para essas informações”, explica Bruno Porto, sócio da consultoria PWC Brasil. “As empresas de prescrição têm de ir além das receitas para sobreviver. Para o futuro, elas precisam mirar em nossos ‘avatares digitais de saúde’, que levarão todos os nossos dados”, completa.

    Futuro da Memed

    Esse parece ser o plano da Memed, que olha para mais dois segmentos. “Conversei com duas ou três startups que desenvolvem algoritmos de CDS (clinical decision support) para, quem sabe, plugar ao nosso sistema”, diz Rennó, em referência a sistemas de inteligência artificial que ajudam médicos a tomar decisões sobre tratamentos. Durante a pandemia, por exemplo, hospitais no Brasil testaram algoritmos do tipo para tentar entender a evolução de pacientes infectados com a Covid-19.
    De acordo com o executivo, uma parceria com startups de CDS poderia gerar ferramentas para os médicos além da possibilidade da prescrição de receitas. Os algoritmos estariam presentes em um estágio anterior às prescrições.
    Outro caminho seria atuar na parte final do tratamento: existem healthtechs especializadas no monitoramento de pacientes para, por exemplo, garantir que eles estão tomando os medicamentos. Elas atuam principalmente com pacientes de doenças crônicas, como diabetes. “Desse jeito, a Memed saberia não apenas se o paciente comprou o remédio, mas se houve adesão ao tratamento”, diz.
    Embora a Memed esteja capitalizada após dois aportes em 2021, que somam R$ 400 milhões, Rennó descarta uma aquisição para o curto prazo. “Seria interessante uma parceria para ver se o namoro vira casamento”, diz ele.
    Para Guilherme Fowler, professor de inovação do Insper, a ampliação do escopo é de fato algo para se ter atenção. “Existe o perigo de perda de foco”, diz ele. Já para Porto, da consultoria PWC Brasil, “as empresas de prescrição precisam olhar para o futuro, mas precisam continuar crescendo no segmento das receitas”.
    Fonte: O Estado de S.Paulo
    Fonte: Shutterstock
    memed plataforma Memed
    Compartilhar. Facebook Twitter Linkedin Tumblr E-mail Telegram WhatsApp
    Guia da Farmácia

    Premiado pela Anatec na categoria de mídia segmentada do ano, o Guia da Farmácia é hoje a publicação mais conhecida e lembrada pelos profissionais do varejo farmacêutico. Seu conteúdo diferenciado traz informações sobre os principais assuntos, produtos, empresas, tendências e eventos que permeiam o setor, além de Suplementos Especiais temáticos e da Lista de Preços mais completa do mercado.

    Posts Relacionados

    Dengue avança em SP e acende alerta para prevenção o ano todo

    12 de junho de 2025

    Libbs busca startups e empresas de inovação radical

    11 de junho de 2025

    Farma Conde tem 13 unidades funcionando 24 horas

    11 de junho de 2025

    Pague Menos anuncia calendário do Hub de Saúde para junho

    11 de junho de 2025

    8 mitos e verdades sobre saúde bucal

    11 de junho de 2025

    EMS lançará em agosto as primeiras canetas brasileiras para obesidade e diabetes

    11 de junho de 2025
    Deixe um comentário Cancelar resposta

    Edição Atual
    Digital, Humana e Personalizada

    Digital, Humana e Personalizada

    Baixar Prévia

    Notícias da Última Edição

    Saude Bucal: Quando a gengiva fala

    9 de junho de 2025
    Leia mais »

    Mal-estar a bordo

    9 de junho de 2025
    Leia mais »

    Panvel: Superando desafios

    9 de junho de 2025
    Leia mais »
    Redes Sociais
    • Facebook
    • Twitter
    • Instagram
    • YouTube
    • LinkedIn
    • Telegram
    • WhatsApp
    Sobre

    Revista dirigida aos profissionais de saúde.

    Rua da Paz, 1601
    Conj 507
    Chácara Santo Antônio, São Paulo - SP
    04713-002
    Tel: (11) 5082-2200
    Clique aqui para enviar uma mensagem

    Estamos nas redes sociais:

    • Facebook
    • Twitter
    • Instagram
    • LinkedIn

    Este site é protegido pelo reCAPTCHA e pelo Google: A Política de Privacidade e Termos de Serviço são aplicados.

    Institucional
    • Sobre o Guia da Farmácia
    • Contento
    • Anuncie
    • Loja Virtual
    • Assine o Guia da Farmácia
    • Outros sites do Grupo
      • Medicamentos Equivalentes
      • Medicamentos Genéricos
    • LGPD – Política de privacidade
    Últimos Posts

    Dengue avança em SP e acende alerta para prevenção o ano todo

    12 de junho de 2025

    Libbs busca startups e empresas de inovação radical

    11 de junho de 2025

    Farma Conde tem 13 unidades funcionando 24 horas

    11 de junho de 2025

    Pague Menos anuncia calendário do Hub de Saúde para junho

    11 de junho de 2025

    Vida Veg lança linha infantil e entra no canal farma

    11 de junho de 2025

    Digite acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione Esc para cancelar.