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Men care: vendas em 2020 superam os R$ 24,3 bilhões no Brasil

O Brasil, que detém a segunda posição com US$ 4,71 bilhões em 2020, cresceu 24,9% no mesmo período, um desempenho inferior apenas ao da China, que registrou 31% de aumento nas vendas desses produtos

O mercado global de produtos de men care atingiu US$ 47,02 bilhões em 2020,  de acordo com a Euromonitor International.

Enquanto os Estados Unidos – que lideram o ranking de consumo – apresentaram um crescimento modesto de 4,9% nos últimos cinco anos, com vendas que totalizaram US$ 9,19 bilhões no ano passado, o Brasil, que detém a segunda posição com US$ 4,71 bilhões em 2020, cresceu 24,9% no mesmo período, um desempenho inferior apenas ao da China, que registrou 31% de aumento nas vendas desses produtos, chegando a US$ 2,25 bilhões em 2020.

Por outro lado, dois países da Europa que também figuram entre os cinco maiores mercados, a Alemanha e o Reino Unido, tiveram retração entre 2015 e 2020 de 4,4% e 1,9%, respectivamente.

De acordo com a previsão da Euromonitor, o mercado brasileiro continuará em elevação (9,3%) nos próximos cinco anos para atingir US$ 5,15 bilhões em 2025.

No top 5 global, somente para a China é previsto um crescimento maior nas vendas (22,6%).

A Euromonitor também divulgou recentemente uma pesquisa global que mostra que os três principais claims para os produtos de higiene pessoal e cosméticos para homens foram “pele sensível”, “natural” e “sem parabenos”, ressaltando que o desejo por claims ligados à ética e à sustentabilidade só crescerá.

Mais pesquisas

Já na pesquisa da Kantar Consumer Insights 2020, os homens contribuíram para impulsionar as categorias de higiene e beleza no Brasil.

Já 72% preferem produtos que são elaborados especificamente para eles.

Dessa maneira, várias empresas de pesquisas confirmam que, além de os homens estarem comprando mais itens de beleza e higiene, aos poucos, estão desfazendo vários estigmas e discutindo, então, com outros homens os benefícios, a eficácia e os ingredientes dos produtos.

Nova masculinidade

Esse cenário aponta para uma nova definição de masculinidade que prioriza o bem-estar físico, mental e emocional, transformando aos poucos o que havia constatado a pesquisa Google Consumer Survey, de abril de 2018, em que mais de 50% da população masculina preferia caçoar ou nem comentar quando os amigos mudam de aparência.

O estudo apontou que 49% dos homens só discutiam cuidados pessoais e trocavam dicas de produtos quando eram questionados.

Fora do tradicional

“A definição de masculinidade continua se afastando das percepções tradicionais, levando a mudanças nas preferências dos consumidores. Os homens de hoje querem se sentir bem e cuidar melhor de si mesmos. Eles consideram todos os aspectos da saúde e do bem-estar, à medida que se tornam mais esclarecidos sobre os produtos que estão comprando”, analisa a diretora global de marketing da Beautystreams, Fernanda Pigatto, acrescentando que, com os homens se tornando mais conscientes da própria imagem, a categoria masculina de cuidados está quebrando todos os estereótipos.

Fernanda observa também que os produtos masculinos não estão mais limitados a uma lâmina, um creme e um pincel de barbear.

Mas sim evoluiu para cumprir uma rotina mais elaborada, com séruns, tônicos, cuidados específicos para área dos olhos e máscaras faciais, explorando também as possibilidades de maquiagem.

“As marcas devem abraçar interpretações mais fluidas da virilidade e beleza e olhar além do básico do grooming masculino. Começou uma nova era que requer ofertas sofisticadas e educacionais para os homens que destacarão sua masculinidade, assim como atenderão às suas necessidades físicas e emocionais”, afirma Fernanda.

“Na sociedade atual, moldada por milllenials e pela geração Z, a maquiagem masculina também não é mais um tópico tabu, empurrando a indústria cosmética para se tornar mais aberta e fluida em termos de gênero”.

Mercado consolidado

Para a analista de produtos da Volp, Claudia Asano,  apesar de ainda ser visto como um nicho, o mercado de men care vem crescendo a cada ano e com características próprias.

“Ter uma linha exclusiva para o público masculino tem se tornado essencial. Os homens hoje buscam por exclusividade e não querem mais utilizar os cosméticos da esposa, mãe ou filhas”, enfatiza.

Duas frentes sobre o mercado masculino se destacam na avaliação de Claudia: os cuidados com a pele do rosto e a busca por cosméticos multifuncionais, principalmente para os cabelos, que trazem praticidade e facilidade à rotina de cuidados diários.

Considerando que a pele masculina do rosto sofre bastante sensibilização por conta do uso constante das lâminas de barbear, Claudia destaca que manter uma pele sem dor e saudável é primordial para o bem-estar masculino.

Como aumentar as vendas da categoria masculina na sua farmácia 

Fonte: Cosmetic Innovattion

Foto: Shutterstock

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