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    Início»Notícias»Mercado»Mercado brasileiro de Consumer Health volta a crescer
    Mercado

    Mercado brasileiro de Consumer Health volta a crescer

    Guia da FarmáciaPor Guia da Farmácia11 de outubro de 2018Nenhum comentário3 Minutos de leitura
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    Pelo segundo ano consecutivo, a IQVIA realiza o Consumer Health Conference. O evento, realizado em São Paulo, ontem (10/10), revela alguns dos principais resultados e projeções para o mercado de consumo no canal farma – incluindo os Medicamentos Isentos de Prescrição (MIPs), produtos de Higiene & Beleza (H&B), entre outros.

    O global general manager consumer health da IQVIA, Prasanna Pitale, deu início à programação falando sobre o mercado global de OTC (Over The Counter, sigla em inglês para os MIPs). De acordo com ele, os países em desenvolvimento são os principais impulsionadores do mercado.

    O Brasil contempla o maior mercado dentro da América Latina e, após uma recessão, começa a ver os resultados de um novo aquecimento do setor. As estimativas da IQVIA revelam que o mercado global de MIPs poderá crescer cerca de 6% no próximo ano.

    Em seguida, o vice-presidente RWAS & Technology da IQVIA, Sydney Clark, dividiu todo o mercado de Consumer Health no Brasil para explicar como acontece o crescimento de cada área. Os MIPs, por exemplo, têm pouca capacidade de inovação e novos produtos, ganhando mercado em volume e preço/mix.

    Já o H&B massivo tem os lançamentos como seu principal agente de crescimento. No MAT* ago-18, a preço consumidor em reais, de um total de R$ 934 milhões, R$ 454 milhões foram de lançamentos, R$ 228 milhões em preço/mix e 252 milhões em volume.

    “Os lançamentos são muito maiores nesse segmento por uma questão quase que lógica. É um mercado não regulado, então as empresas conseguem desenvolver novos produtos a todo momento”, frisa ele.

    Entre as regiões com maiores mercados de Consumer Health, em primeiro lugar está o Sudeste. A grande surpresa é o Nordeste que, com crescimento de 15%, passou o Sul e tornou-se o segundo maior mercado. Em seguida estão: Sul, Centro-Oeste e Norte.

    O associate director Consumer Health, Rodrigo Kurata, mostrou quais são os MIPs mais vendidos no Brasil, por patologia:

    • Dor e Febre;
    • Gripe, Tosse, Dor de Garganta;
    • Dores Menstruais;
    • Azia e Má Digestão;
    • Nariz Entupido, Lubrificantes Nasais;
    • Alergia;
    • Dores Abdominais;
    • Gases ou Inchaço Abdominal;
    • Vitaminas;
    • Cuidado para Olhos;
    • Intestino Preso;
    • Diarreia;
    • Tratamento de pele;
    • Tônicos e Estimulantes;
    • Perda de Peso.

    Além disso, uma pesquisa da IQVIA revelou que boa parte das pessoas (44%) vai à farmácia comprar um MIP quando sente algum sintoma não preocupante. O principal motivo para ir direto ao ponto de venda (PDV) e não procurar um médico antes é já conhecer os sintomas e saber como lidar com o problema.

    *MAT significa Moving Annual Total (Movimento Anual Total, em português)

    consumer health mercado
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