Mercado da beleza masculina se mantém aquecido durante a pandemia

Mesmo com as restrições impostas pela pandemia, o mercado da beleza demonstra que tem potencial para se manter aquecido

O universo da beleza masculina fez com que muitos empresários olhassem para pandemia como um sinal de atrativo para atrair novos perfis de clientes.

Com isso, os empresários conseguiram aumentar o ticket médio dos atendimentos ao público masculino, que comparado ao feminino é tradicionalmente menor.

Mesmo com as restrições impostas pela pandemia, o mercado da beleza demonstra que tem potencial para se manter aquecido. Somente no ano passado, 1,2 milhão de empresas foram formalizadas no setor.

De acordo com analista de competitividade do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Andrezza Torres, nos últimos 10 anos, o segmento de serviços de embelezamento amadureceu muito, bem como a indústria de cosméticos.

De acordo com ela, as diferentes ondas que surgiram no mercado ao longo dos anos, seja com as esmalterias, barbearias, serviços de sobrancelhas e depilação a lazer, por exemplo – têm favorecido o aquecimento do setor. 

Comportamento e a beleza masculina na pandemia

A mudança de comportamento dos homens em relação à beleza também sofreu transformações.

O que tem favorecido, portanto, a uma ascensão do mercado de embelezamento voltado para o público masculino.

Um exemplo disso são as barbearias que foram se tornando cada vez mais atrativas a partir de modificações profundas em seus modelos de negócios. 

Ainda de acordo com ela, as novas barbearias evoluíram em vários aspectos, a começar do espaço físico e da oferta de mais serviços que agregaram valor ao negócio.

“A grande sacada foi oferecer um mix de produtos até mesmo itens para home care, para um cuidado em casa com óleos e hidratantes mais sofisticados. Tudo isso tem garantido, assim, uma performance financeira bem interessante para os pequenos negócios que atuam no segmento”, contou. 

Perspectivas para 2021 

De acordo com Andrezza Torres, a expectativa é, então, que o segmento de embelezamento só volte a alcançar o faturamento do período pré-pandemia, a partir do 2º semestre do ano.

“Não podemos esquecer do atendimento simultâneo de muitos clientes. Apesar disso, já podemos observar, então, uma recuperação dos pequenos negócios quando comparamos o faturamento atual e o registrado nos momentos mais críticos da pandemia”, ressaltou.

Pesquisas realizadas pelo Sebrae, em parceria com a Fundação Getúlio Varvas (FGV), em um primeiro momento as perdas no faturamento no setor de embelezamento chegaram a 89%.

No entanto, atualmente, o monitoramento aponta que já houve uma ligeira recuperação.

Com uma receita que, em média, encontra-se em torno de 50%, quando comparado ao período anterior à crise.

Um novo padrão de beleza masculina 

Fonte: Sebrae

Foto: Shutterstock

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