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    Início»Notícias»Mercado de beleza cresce cm o auxílio da Geração Z e do TikTok
    Notícias

    Mercado de beleza cresce cm o auxílio da Geração Z e do TikTok

    Guia da FarmáciaPor Guia da Farmácia17 de fevereiro de 2025Nenhum comentário5 Minutos de leitura
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    Com o objetivo de acompanhar as novidades do mercado de beleza, a Circana, apurou as tendências que devem do setor para 2025. A análise mostra novos potenciais de consumo, sobretudo guiados pela Geração Ze a exposição de experiências em vídeos pelo TikTok.

    Segundo o relatório, os consumidores do mercado de beleza estão buscando por autenticidade, funcionalidade e experiências sensoriais.

    Fragrâncias: intensidade, ousadia e “dupes”

    A demanda por fragrâncias marcantes segue em alta, com a América Latina registrando um crescimento de 34% nas vendas de perfumes de prestígio até setembro de 2024.

    O mercado tem apostado nas fragrâncias árabes e orientais, reconhecidas pela fixação prolongada e notas mais intensas, como cardamomo e oud. Embalagens exóticas e diferenciadas também chamam a atenção dos consumidores.

    A dupla TikTok + Geração Z é a responsável pelo crescimento composto anual de 744% das vendas destes produtos no Brasil nos últimos 3 anos. Grandes marcas ocidentais, como Tom Ford, Jean Paul Gaultier e Tory Burch, têm investido em perfumes inspirados no Oriente Médio, associando-se a influenciadores locais.

    As vendas de produtos de alta concentração também aumentaram em 43%, evidenciado os itens focados em Eau de Parfum, Elixir e Intense. Além disso, notas gourmand, como cereja, caramelo e baunilha, ganharam espaço, impulsionadas por marcas virais como Sol de Janeiro. Fragrâncias com cor rosa, que contém a nota de floral das rosas, também estão em evidência, presentes em 7 dos últimos 10 lançamentos femininos, incluindo flankers de Miss Dior, La Vie Est Belle e Cloud de Ariana Grande.

    Outro fenômeno relevante é a popularização dos “dupes”, versões acessíveis de perfumes luxuosos. Segundo a Circana, 68% dos brasileiros já adquiriram um dupe, motivados pelo preço mais baixo e pela qualidade comparável, bem como a influência das redes sociais. Esses produtos democratizam o acesso à perfumaria premium, com uma média de quatro perfumes originais vendidos para cada dupe comercializado.

    Skincare: alta performance e multifuncionalidade

    O interesse da Geração Z por produtos antienvelhecimento cresce exponencialmente. Nos EUA, 71% dos jovens dessa faixa etária utilizam ou desejam maquiagens com propriedades anti-idade, enquanto no TikTok, 36% das buscas por conteúdo sobre o tema vêm de pessoas entre 18 e 24 anos. Ingredientes como retinóides, vitaminas C e E e peptídeos se destacam, fortalecendo marcas “cleanical” – que unem fórmulas limpas à eficácia cientificamente comprovada.

    O cuidado com o corpo como um todo também cresce, trazendo os ativos antes presentes apensa em produtos para o rosto, como retinol e niacinamida, para os produtos corporais.

    A pesquisa aponta que a categoria de hidratantes cresceu em 33% com destaques para produtos com probióticos, ceramidas e ácido hialurônico, presentes em 90% dos top 10 produtos mais vendidos.

    A proteção solar também se reinventa, especialmente para esportistas, com um aumento de 31% na demanda. Paralelamente, a técnica do “double cleansing”, popularizada pelo K-Beauty, ressurge no TikTok, reforçando o apelo por rotinas de limpeza eficazes. As marcas asiáticas seguem relevantes, respondendo por 26% das vendas de produtos de limpeza facial.

    Maquiagem: beleza natural, praticidade e conexão sensorial

    A tendência para as maquiagens em 2025 é “no filter look”, ou seja, o “look sem filtro”, que realça a individualidade e os traços naturais, dando a impressão de que a pessoa está usando menos maquiagem.

    Essa tendência impulsiona categorias como blush, iluminadores e bronzers, que crescem cinco vezes mais rápido que o setor de maquiagem em geral.

    Produtos para os lábios também ganham espaço, com o gloss registrando alta de 67%, lápis de boca subindo 64% e lip balms crescendo 118%, após a viralização da técnica “Ombré Glossy Lips”.

    A cor volta com força para os produtos focados nos olhos, com aumento de 140% nas vendas de máscaras de cílios marrons e de 34% nas versões azuis. Sombras com cores marcantes também voltam às tendências.

    As marcas de luxo também apostam em colaborações para ampliar seu alcance, como a parceria da Charlotte Tilbury com a Fórmula 1 Academy e da Isamaya Ffrench com a Nike. No Brasil, alianças entre marcas de maquiagem e setores como alimentício e entretenimento se destacam, exemplificadas pelas parcerias de Mari Maria com o Burger King e de Bruna Tavares com a Hello Kitty.

    Cuidados capilares: naturalidade e tecnologia

    Os produtos para cabelos sempre foram os queridinhos para o consumidor brasileiro. O levantamento mostra que a categoria de cuidados capilares cresceu 68% na América Latina no último ano. A ideia atual é ver os produtos como um “skincare” para os cabelos e couro cabeludo.

    Produtos multifuncionais e ingredientes como ácidos hialurônico, glicólico e salicílico tornam-se cada vez mais comuns, refletindo uma busca por prevenção de danos em vez de tratamento corretivo. Esse movimento levou a um aumento de 60% na categoria de tratamentos capilares.

    A fragrância também ganha relevância nos produtos deste segmento, com um crescimento de 74% na venda de perfumes para cabelo. Línha inspiradas em aromas icônicos também se destacam, como as parcerias de O Boticário com Bubbaloo e The Botanist com Chupa Chups.

    O movimento de aceitação das texturas naturais e experimentação de cores intensificou a categoria de coloração, que cresceu 270%, impulsionada por tons vibrantes como rosa e vermelho.

    Transformação contínua e oportunidades no setor

    “A beleza está em constante evolução, refletindo os desejos e comportamentos dos consumidores. Para 2025, vemos tendências que não apenas redefinem os cuidados pessoais, mas também criam oportunidades inovadoras para marcas que desejam se conectar profundamente com seus públicos. Com insights estratégicos, é possível guiar a indústria para decisões mais assertivas, antecipando-se às mudanças e prosperando neste cenário dinâmico”, conclui Ana Seccato, diretora comercial da Circana.

    Fonte: e-commerce Brasil
    Foto: Shutterstock

    Leia também:

    Mercado de beleza masculina deve crescer 9% ao ano até 2030

     

    beleza geração Z mercado de beleza Tiktok
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