Mercado de fidelização mostra retomada com indicadores do segundo trimestre

Níveis já estão próximos ao período pré-pandemia e acima dos registrados em 2020

A Associação Brasileira das Empresas do Mercado de Fidelização (Abemf) acaba de divulgar seus indicadores referentes ao segundo trimestre de 2021.

Os números demonstram a retomada do setor.

O salto no montante de pontos/milhas resgatados no período, se comparado com ao primeiro tri do ano, foi de 44,6%, chegando um total de 61,7 bilhões.

Dessa maneira, na comparação anual – com o segundo tri de 2020 -, o aumento é ainda maior, 135%.

“Quando contrapomos esses dados ao mesmo período de 2019, vemos uma diferença pequena, somente 9,4% menor, mostrando que o setor retorna aos níveis pré-pandemia. Isso se deve à retomada de alguns setores e também ao trabalho das empresas do setor de, cada vez mais, proporcionar benefícios reais a seus clientes, fato que as torna essenciais em todos os períodos, seja de crise ou não”, explica o presidente da associação, João Pedro Paro Neto.

O total de pontos/milhas emitidos no 2T21 atingiu o patamar de 70,3 bilhões, número que está 21,4% acima do registrado no primeiro tri.

Antes da pandemia

Na relação com o segundo trimestre de 2020, o crescimento é ainda maior, 67,6%.

Quando se trata da comparação com 2T19 – antes da pandemia – os números estão quase no mesmo patamar. Ficando somente 8,4% abaixo.

Sobre o faturamento bruto das companhias, a Abemf verificou um crescimento de 4,2% em relação aos primeiros três meses do ano, chegando a R$ 1,28 bilhão.

A maior recuperação, no entanto, pode ser notada em relação ao mesmo período do ano passado, 40,1% acima.

O número de inscritos em programas de fidelidade continuou subindo.

No segundo trimestre de 2021, cresceu 3,0% em relação ao 1T21 e 13,5% na comparação,.

Portanto, com o mesmo período do ano passado.

Chegando, então, a 170,4 milhões de cadastros em todo o país.

Pontos

Quanto à origem dos pontos, a associação mostra que não houve mudanças significativas, a quase totalidade continua sendo proveniente do varejo, 96,7%.

E as passagens aéreas são responsáveis por 3,3% desses pontos/milhas emitidos.

Já o destino dos pontos/milhas resgatados continua apontando para uma retomada do setor de turismo, 55,9% deles foram destinados a passagens aéreas.

Número que chegou a ficar, então, em zero no segundo tri de 2020.

A saber, os destinos internacionais mais resgatados foram Flórida – Orlando, Cacun e Miami.

Entre os nacionais, ficaram no topo São Paulo, Rio de Janeiro e Recife.

Opções

Esse indicador também mostra que os participantes estão conseguindo aproveitar as diferentes opções oferecidas pelo mercado de fidelidade.

Como por exemplo, pagamento de contas, recarga de celular, vale combustível, resgate de eletrônicos, móveis, entre outros.

No 2T21, 44,1% dos pontos/milhas foram destinados, portanto, a esses produtos e serviços do Varejo, uma pequena alta se comparado aos primeiros três meses do ano (42,7%).

A taxa de breakage, que mede o percentual de pontos/milhas que os consumidores deixam expirar, caiu ligeiramente, ficando certamente em 15,5%, ainda abaixo dos patamares pré-crise.

Importante ressaltar que o percentual não é calculado em cima dos pontos/milhas emitidos no trimestre, mas sim numa média dos últimos 12 meses.

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Fonte: Abemf

Foto: Shutterstock

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