Os últimos representantes da Geração Alfa (nascidos entre 2010 e 2024) já nasceram. Filhos dos Millenials, desde a virada do ano, eles deram lugar a um novo grupo demográfico: a Geração Beta (nascidos entre 2025 e 2040), filhos da geração Z.
A primeira geração a nascer plenamente no século 21, em um mundo marcado por rápidos avanços tecnológicos, mudanças sociais e consciência ambiental, está definitivamente de portas fechadas para novos membros. Embora muitos ainda estejam dando literalmente os primeiros passos, os mais velhos da Geração Alfa começam a ingressar na adolescência e a consolidar suas preferências de consumo.
Eles ainda não ganham seu próprio dinheiro, mas a Euromonitor International destaca que já são muito influentes nas decisões de gastos de seus pais e, em 2040, serão a maior geração de consumidores ativos.
“Conectar-se com esses consumidores mais jovens torna-se, portanto, uma decisão estratégica para garantir o futuro do negócio”, afirmou em artigo Marguerite LeRolland, gerente de indústria de moda da Euromonitor International.
Brasil é destaque em personal care
De acordo com dados da Euromonitor, as vendas de produtos infantis no Brasil, que incluem produtos de personal care para bebês e crianças menores de 11 anos e excluem itens para adultos com um claim como “adequado para crianças e peles sensíveis”, somaram R$ 31,1 bilhões em 2023, com crescimento de 11,3% em relação ao ano anterior. A previsão é que o mercado brasileiro atinja R$ 46,9 bilhões até 2028, uma elevação de 50,4%, bem acima do esperado para o mercado global, que deverá registrar entre 2023 e 2028, 34,4% de aumento, totalizando US$ 28,9 bilhões. O Brasil ocupa a terceira posição em consumo, atrás da China e Estados Unidos.
Bilhões em compras
A Mintel avalia que o poder de compra da Geração Alfa poderá chegar US$ 5,5 trilhões até 2029, pontuando que as marcas de beleza não podem se dar ao luxo de ignorá-los. Em artigo, a especialista sênior em marketing de conteúdo, Abbie Witherington, avalia que fascínio da Geração Alfa por produtos de beleza é alimentado por admiração e aspiração. “Eles veem os influenciadores de beleza e suas rotinas como fontes de inspiração e querem imitar essas práticas. No entanto, essa aceleração para cuidados com a pele voltados para adultos geralmente resulta em rotinas que priorizam a aparência sobre a saúde, uma lacuna que a indústria da beleza deve abordar”.
Abbie ressalta que a indústria da beleza tem um papel significativo a desempenhar na educação e orientação da Geração Alfa, mudando o foco de mensagens centradas na aparência para a promoção de hábitos saudáveis da pele. “Ao enfatizar itens essenciais, como higiene pessoal, uso de protetor solar e limpeza suave, as marcas podem estabelecer as bases para a saúde da pele ao longo da vida sem sobrecarregar esse público impressionável”.
Fonte: Cosmetic Innovation
Foto: Shutterstock
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