Mercado de suplementos alimentares cresce mesmo com as restrições às academias

Produtos que auxiliam a queima de gordura e aceleram o metabolismo, como cafeína e compostos diuréticos, têm apresentado uma tendência de alta na demanda

Mesmo em um cenário de pandemia, com academias fechadas e eventos esportivos cancelados, 2020 não foi um ano de queda em vendas de nutrição e suplementos alimentares, e sim de crescimento menos acentuado em relação aos últimos dez anos. De 2010 a 2019, a indústria registrou uma alta de 15% ao ano, em média, de acordo com dados da Associação Brasileira dos Fabricantes de Suplementos Nutricionais e Alimentos para Fins Especiais (Brasnutri).

Para este ano, o grupo Supley, detentor das marcas Probiótica e Max Titanium, por exemplo, projeta um aumento de 20%, por meio de uma estratégia de distribuição e investimentos contínuos em inovação e tecnologia, além de ampliar a comunicação para novos públicos, com o objetivo de dobrar as vendas nos próximos quatro anos. “Mesmo com as restrições às academias, o consumidor se tornou mais ativo. É um movimento positivo para o canal e para a indústria, pois converge diretamente com essa tendência das farmácias serem pontos de promoção da saúde”, explica a sócia diretora do Grupo Supley, Mariane Morelli.

Alta no mercado de suplementos

Entre esses fatores estão a alta no consumo de produtos que auxiliam na imunidade, tais como vitamina C, vitamina D3, Glutamina e complexos vitamínicos minerais; e a rápida adaptação do mercado à demanda da população por produtos associados a uma vida saudável e nutricionalmente balanceada.

Além disso, produtos que auxiliam a queima de gordura e aceleram o metabolismo, como cafeína e compostos diuréticos, têm apresentado uma tendência de alta na demanda, especialmente entre consumidores que tiveram a rotina de treinos afetada durante a pandemia e, recentemente, aqueles que gradualmente têm retornado às academias, e as farmácias têm um papel importante nisso.

“Há anos temos observado que as farmácias passam a ter um papel estratégico na sociedade de serem grandes provedoras de saúde e não de medicamentos. Como líderes do mercado de suplementação estamos investindo para sermos o grande aliado nesse processo, adequando portfólio, comunicação e atendimento. É um processo educacional árduo, mas estamos convictos que juntos conseguiremos democratizar sobre os benefícios da suplementação para o grande público. Em algumas redes temos observado crescimento superior a 85% ao ano e no trabalho junto as independentes esse número tem potencial ainda maior, pois em vários municípios a farmácia local tem um papel ainda mais importante junto à comunidade”, destaca Mariane.

Mercado brasileiro de suplementos alimentares e vitamínicos segue com crescimento no faturamento de 47,8%

 

Fonte: Guia da Farmácia

Foto: Grupo Supley

*Conteúdo exclusivo do Guia da Farmácia. Ao reproduzir, colocar a fonte e o link para o texto original. 

Não se automedique, consulte um profissional de saúde.

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