Merck anuncia compromissos globais de sustentabilidade

Contribuições para o combate à Covid-19, programa de liderança feminina e ajuda comunitária foram conquistas importantes da Merck no último ano

A Merck acaba de anuncia sua estratégia global de sustentabilidade para os próximos 20 anos. Com isso, a empresa reforça a sustentabilidade como pilar de sua estratégia de negócio.

A Merck conduz, então, seus negócios impulsionando a criação de valores ambientais, sociais, financeiros e de governança a longo prazo, visando a melhor qualidade de vida para a sociedade.

Em sua estratégia global, que envolve 66 países, a empresa assume três macros objetivos – mas alguns deles já vêm sendo trabalhados global e localmente.

Metas

Meta 1: Em 2030, a Merck alcançará o progresso humano para mais de um bilhão de pessoas por meio de ciência e tecnologia sustentáveis.

Esta meta inclui, por exemplo, o lançamento de novos medicamentos, a pesquisa de novos insumos ou tecnologias de impacto que beneficiarão a população mundial.

Meta 2: até 2030, a empresa integrará a sustentabilidade em todas as suas cadeias de valor – ou seja, não apenas a Merck, mas também todos fornecedores e parceiros negócios deverão seguir as mesmas regras de compliance no que diz respeito à gestão de recursos, condições de trabalho, entre outros fatores.

Além de implementar uma cultura e valores de sustentabilidade, a empresa se compromete também trabalhar com uma cadeia de abastecimento sustentável e transparente e a garantir a licença social para operar em todas as regiões.

Meta 3: Em 2040, a Merck alcançará a neutralidade climática e reduzirá o consumo de recursos, como foco nas mudanças climáticas e emissões e intensidade de água e recursos.

Principais conquistas 2018/2020

Alguns avanços já obtidos global e localmente:

  • Combate ao Covid-19: as pesquisas globais da Merck levaram a produtos e serviços que contribuem para que cientistas detectem, caracterizem e desenvolvam vacinas e terapias no combate ao novo coronavírus. A tecnologia da Merck permitiu, por exemplo, dar escala à vacina da Universidade de Oxford que levaria de 6 a 12 meses para ser produzida e teve seu tempo de produção reduzido para 2 meses.

A saber, a empresa dedicou parte da fábrica no Rio de Janeiro para a produção de cerca de 600 litros de álcool gel que foram doados para algumas instituições do combate ao Covid-19 e aos colaboradores e seus familiares.

Também se somaram R$125mil em doações revertidas em cestas básicas para a Organização Rio Contra Corona, produtos de limpeza para a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e apoio a campanhas de conscientização para Grupos de Pacientes Oncológicos.

  • Saúde: A Merck investiga de modo permanente os fatores que impedem que populações carentes recebam assistência médica, estabelecendo ações coordenadas com vários parceiros para identificar e desenvolver soluções. O Programa de Eliminação da Esquistossomose lidera os esforços da empresa em muitos países subdesenvolvidos.

Parceria

A empresa é parceira do Farmácia Popular, programa do governo federal que oferece medicamentos subsidiados em todo o País em determinadas especialidades. A Merck contribui com medicamentos para tratar diabetes e hipercolesterolemia.  .

  • Diversidade & Inclusão e Mulheres na Liderança: A porcentagem de mulheres na liderança cresceu de 33% em 2015 para 45% em 2020. A Merck tem um compromisso de promover a equidade de gênero na América Latina até 2023 a partir de seu programa Women in Leadership. A empresa também mantém um Comitê Executivo de D&I que reúne grupos de trabalho com foco em diferentes temas: Pessoas com Deficiência; Raça; Mulheres em Posições de Liderança; Responsabilidade com a Comunidade; Idade e Experiência de Vida; e Identidade de Gênero e Orientação afetiva-sexual.
  • Trabalho: O home office é uma prática adotada desde 2013 e integra o programa MyWork, que também inclui apoio no cuidado dos filhos dos colaboradores. Em 2019 a empresa adotou, no Brasil, o Programa de Apoio Pessoal (PAP).Esse serviço permite que os colaboradores encontrem a ajuda que precisam, de forma rápida e sigilosa.
  • Ambiente: A Merck tem um Programa de Proteção contra Mudanças Climáticas de escala global, que dispõe uma meta de redução de gases de efeito estufa de 20% até 2020, em relação ao ano-base 2006. Apesar de não integrar o programa, o Brasil contribui com iniciativas de conservação de energia e melhoria de eficiência energética, vinculadas aos projetos em andamento de modernização e expansão da produção, no Rio de Janeiro. Em 2019 foi observada uma redução de 5% em nossas emissões de CO2 por unidade produzida.

Expansão

Nas obras de expansão das instalações da Merck no Rio de Janeiro, foram realizadas inúmeras ações para redução do consumo de água.

E, no último ano entraram em fase final a construção dos sistemas de captação de água de chuva e reuso de efluentes tratados.

Que trarão uma economia de no mínimo 20% no consumo hídrico da empresa.

Em 2008, o consumo de água era de 0,185 litros/unidade, já em 2019 o número baixou, no entanto, para 0,044 litros/unidade.

Entre as ações implementadas estão: reuso do rejeito da osmose reversa da área de expansão nos mictórios e sanitários dos vestiários – 150 m3/mês (10% de rejeito); captação de toda água de chuva dos novos prédios e reuso e o Projeto Timwoods – reuso de concentrado do sistema de tratamento do Milliq System.

As aplicações resultaram em total de 7,2 milhões de litros de água reusada, o equivalente a cerca de três piscinas olímpicas.

Reciclagem

A reciclagem de resíduos é outro ponto importante para a empresa. Ela teve um impulso em 2019, passando de 8% no ano anterior para 15%.

Para levar o uso consciente de recursos não apenas ao processo produtivo, em 2019 a empresa também criou o Projeto Consumo Consciente, com a meta de reduzir em até 75% o consumo de plástico dos colaboradores na sede e filiais.

 Design for Sustainability (DfS) é a iniciativa da área de Life Science, voltada à criação de produtos de ciências da vida mais ecológicos, e que trabalha em parceria com a DOZN™.

Trata-se, portanto, de uma ferramenta baseada na Internet para avaliar alternativas sempre mais ecológicas.

  • Comunidade: 46 milhões de euros foram investidos globalmente em 2019 para ações educacionais e culturais nas comunidades onde a Merck está presente.

Ajuda aos necessitados

Em 2019, 50% dos colaboradores se envolveram, portanto, em atividades de alcance comunitário para, então, ajudar pessoas com necessidades sociais, de saúde e de treinamento.

  • Responsabilidade Empresarial: Apoiada pela iniciativa Together for Sustainability (TfS – Juntos pela sustentabilidade), a Merck encoraja, dessa maneira, seus fornecedores a seguir os valores da cadeia de suprimento sustentável.
  • Bioética: A empresa mantém um comitê de bioética formado por sete especialistas mundiais, preparados para prestar consultoria sobre desafios bioéticos.

Merck se destaca em setor farmacêutico no prêmio Mulheres na Liderança 

Fonte e foto: Merck

 

Indique para um amigo ... Share on Facebook
Facebook
Tweet about this on Twitter
Twitter
Share on LinkedIn
Linkedin
Email this to someone
email
Print this page
Print

Deixe um comentário