Merck licencia a tecnologia de integração fundacional CRISPR para a Promega

A Promega utilizará a tecnologia de edição de genomas CRISPR da Merck para a criação de produtos e serviços de pesquisas, incluindo os utilizados para o desenvolvimento de medicamentos

A Merck anunciou hoje (19/12) que assinou um acordo de licença fornecendo à Promega Corp., uma fabricante global na área de ciências da vida, o acesso à propriedade intelectual fundacional CRISPR da Merck. A Promega utilizará a tecnologia de edição de genomas CRISPR da Merck para a criação de produtos e serviços de pesquisas, incluindo os utilizados para o desenvolvimento de medicamentos.

“Sob o acordo da licença, a Promega planeja utilizar nossa propriedade intelectual para desenvolver linhas de células editadas por CRISPR, que desempenham um papel importante na determinação da eficácia, bem como da toxicidade e do desenvolvimento geral de medicamentos”, disse membro do conselho de administração e CEO da Merck, Udit Batra.

O acordo permitirá aos pesquisadores ler melhor os níveis fisiológicos e naturais da expressão da proteína. Desse modo, oferecendo um entendimento mais preciso do comportamento desta.

“A licença expande ainda mais o potencial da tecnologia CRISPR. Além disso, proporciona aos cientistas uma nova visão da atividade da célula natural”, disse o presidente e CEO da Promega, Bill Linton. “Essa é uma contribuição muito significativa para várias áreas da pesquisa aplicada em áreas como a da oncologia e da neurociência.”

A Promega está desenvolvendo um portfólio de linhas de células exógenas (knock-in) da CRISPR em adição às solicitações personalizadas para satisfazer as demandas dos clientes estudando a dinâmica da proteína.

A Merck pretende continuar a aumentar seu portfólio de propriedade intelectual da CRISPR com tecnologias como as nickcases Cas9 emparelhadas, que reduzem os efeitos off-target e a proxy-CRISPR, que oferece aos pesquisadores opções experimentais adicionais para acelerar o desenvolvimento de medicamentos e o acesso a novas terapias.

Merck CRISPR

A Merck possui globalmente 22 patentes relacionadas à tecnologia CRISPR. Assim, abrangendo tanto os métodos como as composições, inclusive o uso fundamental da tecnologia CRISPR-Cas9 para a integração genética em células de mamíferos.

Como usuária e fornecedora da tecnologia de edição de genomas, a Merck oferece suporte à edição de genomas sob consideração atenta das normas éticas e legais. A empresa estabeleceu um painel consultivo de bioética externo e independente para proporcionar a orientação de pesquisas nas quais suas divisões estejam envolvidas, incluindo a pesquisa ou a utilização de edição de genomas. Além disso, a Merck definiuuma posição operacional clara quanto às questões científicas e societais que informa abordagens terapêuticas promissoras para o uso em pesquisas e aplicações.

Leia também: Merck obtém mais sete patentes da CRISPR

Foto: Shutterstock
Fonte: Merck

Deixe um comentário