Microsoft e Novartis se unem para desenvolvimento de medicamentos

Parceria entre a Microsoft e a Novartis irá utilizar Inteligência Artificial para otimizar as pesquisas de tratamentos para doenças que ainda não possuem cura conhecida

O lançamento de novos medicamentos no mercado é um processo complexo. Além das pesquisas iniciais, desenvolvimento, testes, ensaios clínicos e aprovação regulatória demorarem cerca de dez anos, a introdução de um único novo medicamento custa, em média, US$ 2,6 bilhões para as empresas.

Pensando em acelerar a invenção e disponibilização de novos medicamentos, a Microsoft e a Novartis anunciaram uma parceria. De acordo com informações divulgadas pela gigante da tecnologia, o objetivo é utilizar a inteligência artificial (IA) para otimizar as pesquisas de tratamentos para doenças que ainda não possuem cura conhecida.

A descoberta de novos medicamentos tem como base a análise de enormes quantidades de dados, o que torna a IA uma ferramenta bastante útil para a tarefa. De acordo com a Novartis, a ideia é que os seus funcionários sejam capacitados em todas as etapas do desenvolvimento. Assim, usando a IA para a análise de dados em todas as etapas. Além disso, a ideia também é que os funcionários usem a tecnologia para descobrir novas correlações e padrões para a criação de novos medicamentos.

“Colocar o poder da IA nas mãos dos funcionários da Novartis dará à empresa oportunidades sem precedentes de explorar novas fronteiras da medicina. Assim, possibilitando produzir novos tratamentos que salvarão vidas de pacientes em todo o mundo”, declarou o CEO da Microsoft, Satya Nadella.

A meta da colaboração entre as duas empresas é que todas as áreas da Novartis sejam beneficiadas com o sistema de IA. Desde pesquisadores que avaliam o potencial de novos compostos e cientistas que definem níveis de dosagem, até especialistas em ensaios clínicos, gerentes de operações e equipes de negócios que precisam tomar decisões mais eficientes.

Foto: Shutterstock
Fonte: IDG Now

Indique para um amigo ... Share on Facebook
Facebook
Tweet about this on Twitter
Twitter
Share on LinkedIn
Linkedin
Email this to someone
email
Print this page
Print

Deixe um comentário