Mitos e verdades sobre o sal na alimentação

Nutricionista explica como reduzir o consumo de sódio e formas de substituí-lo

De acordo com a recomendação da Organização Mundial de Saúde (OMS) o consumo diário de sódio deve ser de 5g, uma vez que em excesso a substância causa hipertensão e é fator de risco para outros problemas como infarto e acidente vascular cerebral (AVC). Porém, a Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC) estima que os brasileiros ingerem cerca de 12,4g da substância por dia.

Para conscientizar a sociedade sobre diminuir o sal na alimentação, a nutricionista da Superbom, Jessica Santos, responde algumas dúvidas abaixo:

Existe sal saudável?

Todos os tipos de sais possuem sódio, que em excesso é prejudicial à saúde. Porém, o sal mais comum utilizado por brasileiros é o menos nutritivo porque é o processado, refinado e com aditivos químicos, além do sódio em si. Outras opções mais saudáveis são o sal marinho e o sal rosa do Himalaia, que trazem mais benefícios para a saúde.

Quais são as comidas que geralmente possuem maior concentração de sódio na composição?

Produtos industrializados como massas instantâneas, temperos prontos, salgadinhos e carnes processadas estão entre os alimentos ricos em sódio. “Quando somamos ainda ao sal que o próprio consumidor coloca nas refeições, a alta quantidade de sódio se transforma em um risco para a saúde”, informa.

Sal na alimentação: como comprar alimentos que possuem baixo teor de sódio?

De acordo com a especialista é importante estar atento aos rótulos de cada alimento e entender a descrição de cada ingrediente e substância descrita na tabela nutricional. Por exemplo, um macarrão instantâneo tem cerca de 1,35g de sódio, ou seja, 27% da dose diária recomendada. Além disso, os rótulos de alimentos realmente saudáveis vêm sinalizados na embalagem quando há baixo teor de sódio.

“Ao compreender melhor os rótulos, o consumidor consegue fazer escolhas mais saudáveis, atuando na prevenção e controle de doenças relacionados ao excesso de sal”, ensina.

Como substituir o sal no preparo de refeições em casa?

A dica é evitar os temperos prontos com alto nível de sódio na composição. Assim, optando por um tempero caseiro com alho, cebola e um pouco de sal. Para tornar o hábito de cozinhar mais prático no dia a dia, a nutricionista recomenda bater todos esses itens no liquidificador e guardar em um pote de vidro na geladeira. Dá para deixar esse tempero conservado por semanas.

Há riscos em retirar o glúten da alimentação?

Foto: Shutterstock
Fonte: Superbom

Deixe um comentário