PDV

Mobiliário na farmácia

Clientes buscam por comodidade, beleza e conforto, algo que pode ser explorado com uma layoutização estratégica

As tendências de mercado são focadas no comportamento de compra do consumidor, que vem mudando cada dia mais. Isso porque, diariamente, tem se comprovado mais a importância da buticalização – apresentação elaborada dos produtos com a finalidade de ser apreciada visualmente – e layoutização estratégica na farmácia.

Desse modo, o consumidor procura comodidade, beleza e conforto e a experiência de compra deve levar em conta, do início ao fim, todos esses fatores.

Assim, o desafio para encantar o shopper no canal se dá em entender qual é o seu público-alvo e saber como trabalhar o layout do estabelecimento para que ele seja direcionado para os produtos-chave.

Saber o caminho que o shopper fará dentro da drogaria fornece informações para realizar a exposição correta dos produtos destacados em mobiliários, fazendo com que o tíquete médio do estabelecimento aumente.

“A maioria dos clientes já entra na loja em busca de um determinado produto, e o mobiliário específico para aquela categoria colabora para que o shopper localize o que deseja com mais facilidade, melhorando a experiência do cliente, aumentando a satisfação da compra e garantindo alta rentabilidade. “Dessa forma criamos estrategicamente cada m² para vender”, explica a diretora de marketing da Buzzato’s, Luciane Figueiredo.

Como explorar o mobiliário?

A executiva da Buzzato’s destaca que, antigamente, era comum encontrar farmácias no formato de aço e vidro. Porém, hoje, boa parte do mobiliário das lojas é feito em MDF, deixando a loja com o visual mais moderno.

“Além disso, é fundamental que os móveis sejam modulares, garantindo versatilidade para as mudanças tanto para o surgimento de novas categorias, ou para a alteração da setorização da loja”, explica.

Já a fila inteligente é outra estratégia muito utilizada que impulsiona a compra no momento de realizar o pagamento. Isso porque o shopper é “bombardeado” com informações e produtos enquanto espera para finalizar as compras e, nesse momento, ele analisa tudo rapidamente e pode “lembrar-se” dos familiares e dos desejos de compra deles, comprando itens por impulso.

“Os balconistas precisam ficar sempre alinhados com as tendências de mercado, pois o shopper gosta de ter opções e, atualmente, leva em consideração a opinião dos influenciadores que estão na mídia. É importante estar conectado no mundo digital e entender qual o tipo de comunicação utilizar no ponto de venda (PDV)”, destaca Luciane.

Além disso, é importante relembrar o item que nunca sai da lista de tendências: o bom atendimento. Uma pesquisa da empresa de monitoramento de pesquisas, Hibou, que entrevistou mais de 1.700 brasileiros sobre o quanto o atendimento impacta na hora da compra, mostrou que 92,9% dos consumidores analisam que esse quesito ainda é o grande diferencial na experiência do shopper.

Com todos esses itens alinhados, o aumento nas vendas da sua farmácia será uma consequência inevitável.

Boas vendas!

 

Fonte: Guia da Farmácia

Foto: Buzzato’s

*Conteúdo exclusivo do Guia da Farmácia. Ao reproduzir, colocar a fonte e o link para o texto original.

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