Moderna vai submeter primeiros resultados da vacina contra covid-19 à análise

A vacina da farmacêutica Moderna é a aposta entre especialistas da área, com chances de alcançar resultados de mais de 90% de eficácia

A farmacêutica Moderna anunciou os bons resultados da sua vacina contra a Covid-19, no último dia, 11, onde os estudos clínicos da vacina já registraram 53 infecções do novo coronavírus, o que permitiu iniciar o processo de análise preliminar da eficácia do imunizante.

A Moderna diz que ainda não tem acesso total aos dados do estudo clínico, mas deve enviar essas informações ao comitê de monitoramento independente nos próximos dias.

A farmacêutica não estimou uma previsão de quanto tempo levará para o comitê analisar os dados.

Na última semana, a empresa registrou aumento significativo de novos casos de Covid-19 nos locais de pesquisa.

“Como resultado, a companhia espera que a primeira análise dos testes inclua mais de 53 casos, número estabelecido para dar início à análise”, disse a Moderna em comunicado.

O comitê de monitoramento independente irá determinar se a vacina é eficaz, se não funciona, ou se os testes devem continuar porque os resultados ainda são inconclusivos.

Expectativas da Moderna com bases no resultados da sua vacina contra a Covid-19

A aposta entre especialistas da área é de que o tratamento da Moderna, que usa uma tecnologia de RNA parecida com a da Pfizer, provavelmente será altamente eficaz, com chances de alcançar o resultado da concorrente, de mais de 90% de eficácia.

Nos estudos clínicos de desenvolvimento de uma vacina, um número determinado de voluntários – uma porcentagem dos que recebem placebo – deve ser infectado para determinar a eficácia do imunizante.

O que quer que aconteça nos testes – e não existem garantias até serem finalizados -, os resultados devem ter grande impacto nas ações da Moderna, que mais que quadruplicaram neste ano.

As ações de Nova York encerraram a quarta-feira, 11, valendo US$82.44, um aumento de 8,4%.

Eficácia

Uma análise preliminar dos estudos da Moderna já estaria disponível se a vacina tivesse apenas 60% de eficácia, segundo a empresa de pesquisas Airfinity.

Se o imunizante for 90% eficaz, o tempo necessário para obter os resultados é maior.

Quanto mais eficaz uma vacina for, mais tempo levará para os testes acumularem casos positivos de covid-19, já que metade dos participantes – que receberam a vacina -, seriam menos infectados.

A fase 3 de testes da Moderna teve início no mesmo dia que os estudos da fase final da Pfizer, no final de julho.

Moderna prepara lançamento global de vacina da Covid-19 

Fonte: GP1 – PI / Estadão Conteúdo

Foto: Shutterstock

Deixe um comentário