Depois de uma revigorada em 2018, quando obteve um crescimento real de 1,7%, a indústria da beleza no Brasil espera fechar a atual temporada com outro saldo positivo, na faixa dos 2%. No ano passado, de acordo com o levantamento da Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (Abihpec), o setor movimentou US$ 30,3 bilhões. Assim, colocando-se como o quarto maior mercado do mundo, com participação de 6,2% nas vendas globais. Esse resultado deixa o Brasil atrás apenas dos Estados Unidos (18,3% – US$ 89,5 bilhões), China (12,7% – US$ 62 bilhões) e Japão (7,7% – US$ 37,5 bilhões). Além disso, esse resultado coloca o País bem à frente de países como Alemanha (4,1% – US$ 20,2 bilhões).
Com esse desempenho expressivo do mercado da beleza, a Ativa Logística também segue na mesma linha de otimismo. A companhia é a operadora logística oficial dos expositores e destaque entre os participantes da 15ª Beauty Fair. Para este ano, a companhia movimentou 600 mil toneladas de produtos em 18 unidades operacionais. Dessa forma, atendendo a 90% de clientes do mercado de saúde e higiene pessoal, perfumaria e cosméticos (HPC). Até o final de dezembro a transportadora espera consolidar um crescimento de 15% na movimentação de cargas. Entre janeiro e junho últimos, já foram 350 mil toneladas, 80% delas de cosméticos.
Um dos bons motivos para acreditar no crescimento da movimentação do setor da beleza é que o consumo também ganha novos canais. Um exemplo são as farmácias e as drogarias. “A demanda por serviços logísticos deverá crescer nos próximos cinco anos. Estamos focados nisso, aplicando o plano estratégico, preparando os recursos humanos, infraestrutura e tecnologia. Assim, buscando atender as necessidades do mercado com maior qualidade, produtividade e buscando sermos muito mais competitivos e rentáveis”, argumenta o presidente da Ativa Logística, Clóvis A. Gil.
Beauty Fair e a alta da indústria de HPC
Desde 2018 a Beauty Fair tem desenvolvido uma parceria com a Federação Brasileira das Redes Associativistas e Independentes de Farmácias (Febrafar) com o Fórum Beauty Fair Farma. Nele, o objetivo é fazer com que o canal farma e o mercado de beleza explorem novas oportunidades de negócios. Só de farmácias e drogarias o país tem cerca de 80 mil lojas. Em contrapartida, havia até o final de dezembro último, mais de duas mil indústrias regularizadas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) atuando no setor de HPC. E de olho nas oportunidades que devem surgir no mercado, a Ativa Logística, reconhecida pelo Programa de Qualificação de Fornecedores da Abihpec, investe em novas tecnologias, contratações e ampliação da frota, que demandarão, até o final do ano, em torno de R$ 30 milhões.
Com a estimativa de crescer 17% em 2019, a Ativa Logística, tem instalações diferenciadas para picking & packing, adequação, montagem de kits e expedição de cosméticos, medicamentos e correlatos. Assim, para esses últimos, a companhia, investe em um novo armazém. Ele contará com área climatizada de 15º a 25º para atender cada vez mais as exigências do mercado.
Foto: Ativa Logística
Fonte: Ativa Logística