fbpx

Mulheres do Varejo: maternidade ainda é tabu no mundo corporativo

Estudo realizado pelo grupo será debatido nesta segunda-feira (25), no Espaço Apas (SP)

Um estudo realizado pelo grupo Mulheres do Varejo (MdV) indica que a maternidade ainda é vista, por muitos, como um problema no ambiente de trabalho. A pesquisa, realizada online e denominada “Mitos e Verdades do Universo Feminino no Mundo Corporativo”, constatou, por exemplo, que 79% dos homens e 84% das mulheres, em sua maioria gerentes, diretores e presidentes de empresas, afirmaram que o universo feminino sofre, sim, preconceito no mundo corporativo quando engravida.

Com o intuito de discutir questões envolvendo o tema, será realizado, nesta segunda-feira (25), II Encontro Nacional Mulheres do Varejo, no Espaço Apas, em São Paulo. O evento reunirá mais de 200 participantes, entre executivas, diretoras, CEOs de empresas varejistas de diversos segmentos, e terá também palestras e painéis interativos com discussões e networking. Além disso, o grupo fará o lançamento do Mulheres S/A, um programa de desenvolvimento profissional para mulheres do setor varejista.

Criado em novembro de 2018, o MdV já conta com centenas de executivas do varejo nacional e tem como principal propósito a “promoção, construção e disseminação de estratégias, ações e boas práticas que propiciem as condições necessárias para fortalecer o papel e ampliar a participação e liderança da mulher no varejo, construindo laços, trazendo mais equilíbrio, inovação e resultado ao varejo, à economia e a sociedade”.

Dificuldade de recolocação no mercado pós-maternidade

Realizado entre os dias 27 de fevereiro e 10 de março deste ano, com 107 mulheres e 77 homens do setor, o levantamento realizado pelo Mulheres do Varejo aponta que para 73% do público feminino e 65% do público masculino, a recolocação profissional após a maternidade ainda pode ser um problema.

Segundo o grupo MdV, constatações como estas são um alerta para que a discussão sobre Mundo Corporativo x Maternidade seja ainda mais aprofundada e haja uma mudança de mentalidade envolvendo empresas e  políticas públicas. Por exemplo, em relação à responsabilidade sobre os cuidados com os filhos, assunto também destacado na pesquisa, no ano de 2016, a legislação já trouxe novidades quanto ao abono de faltas em virtude de atestado de acompanhamento médico. O direito passou a ser estendido também aos homens, por meio da Lei 13.257/2016, inciso XI no art. 473 da CLT (anteriormente, a lei previa somente o acompanhamento dos filhos por mulheres): o colaborador não terá prejuízo ao salário por um dia por ano para acompanhar filho de até seis anos de idade em consulta médica.

Confira a programação do II Encontro Nacional Mulheres do Varejo

17h00 – CREDENCIAMENTO

17h30 – ABERTURA – Fatima Merlin e Vanessa Sandrini – idealizadoras do Instituto Mulheres do Varejo

17h45 – APRESENTAÇÃO INSTITUCIONAL – Comitê Executivo MdV

18h00 – APRESENTAÇÃO DE PESQUISA INÉDITA – Mitos e Verdades no Universo Corporativo – Bruna Fallani – CEO da Shopper2B – Comportamento do Shopper

18h15 – PAINEL INTERATIVO – MITOS E VERDADE

19h30 – PALESTRANTE CONVIDADA  – Jaqueline Weigel – Estrategista de Futuros e CEO da W Futurismo – A mulher como a grande influenciadora do futuro

20h10 – Lançamento do Programa Mulheres SA

20h20 – Pocket Show – Henry Vargas – Ilusionismo – Mulheres que acreditam no futuro

20h40 – COQUETEL DE ENCERRAMENTO, NETWORKING E BATE-PAPO

O II Encontro Nacional Mulheres do Varejo será realizado em 25/03, das 17h00 às 21h30, no Espaço Apas – Rua Pio XI, Alto da Lapa – São Paulo

Fonte: Guia da Farmácia

Foto: Shutterstock

Confira resultados do 1º Encontro Nacional de Mulheres do Varejo

Sobre o autor

Guia da Farmácia

Premiado pela Anatec na categoria de mídia segmentada do ano, o Guia da Farmácia é hoje a publicação mais conhecida e lembrada pelos profissionais do varejo farmacêutico. Seu conteúdo diferenciado traz informações sobre os principais assuntos, produtos, empresas, tendências e eventos que permeiam o setor, além de Suplementos Especiais temáticos e da Lista de Preços mais completa do mercado.

Deixe um comentário