Na luta contra a DPOC

A iniciativa, denominada “Projeto Espirometria”, já beneficiou 108 instituições

A GSK já patrocinou mais de 32 mil exames de espirometria no Brasil, nos últimos cinco anos, a fim de diagnosticar pacientes com Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC), de forma gratuita. A iniciativa, denominada “Projeto Espirometria”, já beneficiou 108 instituições, em cidades como Guarulhos, São José dos Campos, Uberlândia, Duque de Caxias, Xerém e Nova Iguaçu, retardando o diagnóstico e o tratamento da doença.

“O diagnóstico precoce é fundamental para o tratamento adequado da DPOC e o projeto de espirometria aumenta o acesso ao exame confirmatório em regiões com importante demanda reprimida”, afirma a diretora médica associada da GSK, Tatiana Castello Branco.

Caracterizada pela bronquite crônica, enfisema pulmonar ou ambos os problemas, a DPOC acarreta na obstrução do fluxo de ar que interfere na respiração do indivíduo. Hoje, a doença atinge 7 milhões de brasileiros e mais de 210 milhões de pessoas no mundo inteiro — sendo que essa deverá ser a terceira principal causa de morte no planeta, até 2030, de acordo com dados da Organização Mundial da Saúde. 

Ainda muito desconhecida pela população e muitas vezes confundida com a asma, a DPOC é causada principalmente pela fumaça do cigarro e pelo tabagismo passivo. Ela atinge pessoas com pelo menos 40 anos de idade, quando os primeiros sintomas começam a aparecer.

Fonte: GSK
Foto: Shutterstock

 

Deixe um comentário