Natulab projeta alta de 30% e sete novos produtos para 2019

De 2017 para 2018, crescimento também atingiu 30%, contabilizando R$ 1,18 bilhão

CEO da Natulab, Wilson Borges

A Natulab – empresa que atua na produção e venda de medicamentos fitoterápicos e quinta colocada na categoria de Medicamentos Isentos de Prescrição (MIPs) – projeta crescer mais do que 30% em 2019 em relação a 2018 – mantendo o ritmo de expansão acima do registrado pelo mercado – e chegando a R$ 1,55 bilhão de sell-out no preço lista, segundo revela o CEO da empresa, Wilson Borges. “Em parte, este crescimento é esperado em razão da chegada de Floratil – regulador intestinal com base em probióticos líder de mercado– ao portfólio da companhia. Queremos ampliar em 20% as vendas deste medicamento, que têm se mantido estáveis nos últimos cinco anos, explorando nossa expertise e presença no canal independente, especialmente no Norte e Nordeste, para ganhar participação nos mercados em que o desempenho do produto está aquém de sua possibilidade”, conta o executivo.

Borges aponta, ainda, que a companhia está investindo, aproximadamente, R$ 30 milhões na estruturação de uma operação específica para o Floratil. “Este valor concentra investimentos na fábrica, em Santo Antônio de Jesus, ampliação da rede de distribuição, força de vendas (trade e visitação médica) e marketing/trade marketing. Também serão investidos R$ 6 milhões no setor de Pesquisa & Desenvolvimento (P&D) – deste montante, R$ 3,5 milhões terão foco em novos produtos e R$ 2,5 milhões na melhoria de linhas”, destaca.

Para este ano, a Natulab também programou o lançamento de sete novos produtos de grande potencial, além do fechamento de algumas novas parcerias com empresas locais e multinacionais que devem impulsionar ainda mais a performance da companhia. “Vejo que o humor do mercado está muito bom em função do cenário econômico relativamente estável. Muitas empresas estão investindo muito para crescer – tanto no que diz respeito às indústrias farmacêuticas, como no tocante ao varejo farmacêutico como um todo. Por outro lado, este cenário leva à maior competitividade e à necessidade de eficiência na gestão das empresas em geral”, pondera Borges.

Resultados favoráveis em 2018

No ano passado, a Natulab cresceu 30% com relação a 2017, encerrando 2018 com um sell-out (preço lista) de R$ 1,18 bilhão. De acordo com o CEO da companhia, os resultados da empresa nas vendas em R$ PPP (MAT DEZ/18) são quatro vezes maiores do que a média do mercado farmacêutico (39% versus 9%). “O desempenho acima do mercado é observado há 30 meses consecutivos também nos mercados de MIPs (39% versus 10%) e de fitoterápicos (19% versus 8%)”, diz. Segundo Borges, este crescimento é resultado de um conjunto de fatores, como ampliação da estrutura comercial e de marketing; a maior presença em grandes redes, franquias e associativismo, bem como nas farmácias independentes; e melhoria e profissionalização da gestão. “O lançamento de novos produtos também nos ajudou a obter uma performance única”, finaliza o executivo.

Oportunidades aos farmacêuticos na Natulab

A Natulab projeta realizar novas contratações em um movimento relacionado ao ritmo de crescimento expressivo experimentado da empresa nos últimos anos, assim como à inauguração do novo complexo fabril em 2019 e à adequação da estrutura pra atender a chegada de novas parcerias. Em 2019, a companhia já tem 10 novas posições de farmacêuticos contempladas, sendo que sete delas estão ligadas à nova aquisição de comercialização de Floratil. Para atuar na Natulab, as vagas disponíveis estão abertas tanto no canal de Recursos Humanos disponível no site da empresa, quanto na página da companhia no LinkedIn.

Fonte: Guia da Farmácia
Fotos: divulgação

Vendas do grupo Bayer crescem 4,5% em 2018

Deixe um comentário