Neo Química seleciona oito projetos brasileiros para programa de aceleração

O programa de aceleração da Neo Química tem o apoio da Yunus Corporate Social Innovation e visa promover o avanço da atenção primária à saúde no País

Oito projetos, com impacto social na saúde, acabam de ser selecionados para programa de aceleração da Neo Química: Hisnëk, OrienteMe, Brightmed Remédio Digital, UPSaúde Health Tech, Preveni, Portal Superação, Ponto Care e Medicamentos Inteligentes foram selecionados para participar do programa até outubro deste ano.

A iniciativa da Neo Química, apoiada pela Yunus Corporate Social Innovation, visa promover o avanço da atenção primária à saúde no Brasil. Assim, apoiando projetos empreendedores que gerem benefícios nas comunidades em que atuam.

O programa de aceleração da Neo Química, a Neo Acelera é a primeira aceleradora de saúde do País com foco em inovação social. A aceleradora é direcionada aos desafios da atenção primária, que envolve cuidados integrados, acessíveis e baseados na comunidade. Trata-se de uma das dez prioridades da Organização Mundial de Saúde (OMS) para 2019.

Conheça alguns dos projetos do programa de aceleração Neo Acelera,  da Neo Química:

OrienteMe

A OMS estima que 25% da população mundial será afetada por transtornos mentais ao longo da vida. No Brasil, a população tem o maior nível de ansiedade do mundo e o segundo maior nível de depressão das Américas.

Para reduzir os efeitos adversos de transtornos mentais como, burnout, estresse e depressão, foi criada a OrienteMe. O projeto é uma plataforma que oferece atendimento ilimitado de psicólogos pelo Aplicativo (app) ou site.

Contudo, o principal público da OrienteMe é corporativo, ou seja, de colaboradores de empresas. Pela plataforma, o departamento de Recursos Humanos (RH) das companhias tem acesso a indicadores de grupos de funcionários (para manter o sigilo de cada usuário). Assim, os indicadores apontam o nível de risco da população e a evolução do bem-estar da equipe.

Hisnek

O objetivo da startup é oferecer snacks saudáveis e auxiliar os clientes a cuidarem da saúde, bem com terem melhor qualidade de vida. Assim, a startup também oferece acompanhamento por meio da Inteligência Virtual Interativa (Ivi). Ivi é uma robô de Inteligência Artificial que funciona como uma assistente virtual de bem-estar e saúde aos clientes. Na área corporativa, por exemplo, ela é muito utilizada para acompanhar os funcionários nos pilares de alimentação e nutrição, saúde mental e atividade física. Cada pilar tem um objetivo preventivo a fim de evitar, doenças como diabetes, hipertensão, colesterol alto e burnout. Além disso, a startup também busca auxiliar a tirar as pessoas do sedentarismo.

Além disso, a Ivi gera um relatório para que a área de RH da empresa contratante entenda como está sua população. Além disso, a tecnologia auxilia o RH a saber quais ações preventivas serão as mais efetivas para seus funcionários.

Brightmed Remédio Digital

O braço social da Brightmed Remédio Digital é responsável pelo desenvolvimento do processo de aplicação de um medicamento digital capaz de tratar dores crônicas. Trata-se de um aparelho programado para, em contato com a pele, irradiar luz em intensidades específicas nos locais de dor. Além do tratamento, também pode ser utilizado na prevenção e recuperação. Dessa forma, a estratégia terapêutica é adequada para tratar dores crônicas debilitantes. Algumas delas são: artrites, artrose de coluna e joelho, dores de cabeça, dores após lesões e traumas.

Foto: Shutterstock
Fonte: Neo Química

Deixe um comentário