Neotigason, remédio usado para psoríase, deixa de ser fabricado no Brasil

O laboratório Teva Farmacêutica, responsável pela produção de Neotigason no Brasil, afirma que o desabastecimento do remédio para psoríase é temporário

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) informa que a empresa Teva Farmacêutica Ltda. notificou a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) acerca da descontinuidade temporária do remédio para psoríase, Neotigason. O medicamento é composto pela substância acitretina, indicado para o tratamento das formas mais graves da psoríase, como a eritrodérmica e a pustular.

A psoríase é uma doença inflamatória da pele, crônica e de origem genética. Assim, a doença é caracterizada por lesões avermelhadas e descamativas. Tais lesões normalmente aparecem em placas no couro cabeludo, cotovelos e joelhos.

A Teva é o único laboratório no Brasil que fabrica a acitretina. A substância é utilizada pelo Sistema Único de Saúde (SUS) para o controle da doença. De acordo com o laboratório, o desabastecimento do produto é temporário. A justificativa é que o desabastecimento decorre de restrições operacionais no local de fabricação do medicamento. De acordo com a empresa, todas as providências necessárias e cabíveis estão sendo tomadas para que a comercialização do medicamento volte à normalidade o mais breve possível.

O Centro de Atenção à Saúde de Sergipe (Case) é a unidade da SES responsável pela dispensação de medicamentos para o SUS. Eles recomendam que os pacientes procurem seus respectivos médicos. Assim, neste período de desabastecimento, possam encontrar formas alternativas de tratamento. Dessa forma, não interrompendo o tratamento e não havendo qualquer prejuízo do controle da doença.

Foto: Shutterstock
Fonte: Jornal da Cidade

Indique para um amigo ... Share on Facebook
Facebook
Tweet about this on Twitter
Twitter
Share on LinkedIn
Linkedin
Email this to someone
email
Print this page
Print

1 comentário

  1. Meu nome é, Daniel.
    Eu tenho psoríase de placa e usei por um bom tempo o medicamento com o nome acitretina,e agora tô com os e matomas de novo e eu queria saber o nome do remédio acitretina pra que eu possa comprar …

    Pois não tô conseguindo uma consulta com um médico e eu não tenho condições de pagar uma consulta particular , e eu já usei este medicamento por muito tempo.

Deixe um comentário