A Nestlé está trabalhando em novos produtos, como suplementos alimentares, voltados para quem faz dieta. É uma tentativa da marca em compensar a queda na venda de alimentos, uma consequência do sucesso de uma nova classe de medicamentos, como Wegovy e Ozempic, que têm sido usados para perda de peso. A empresa divulgou esta semana que seu crescimento de receita foi o menor dos últimos três anos.
O CEO da Nestlé, Mark Schneider, disse que a maior parte do portfólio da empresa não será afetada pela nova leva de medicamentos. Ele destacou que os usuários do Wegovy continuarão a comprar garrafas de água e alimentos para seus animais de estimação – produtos que a fabricante suíça de alimentos também vende.
Mesmo se a demanda por chocolate e pizzas congeladas cair, a Nestlé já está trabalhando em uma ampla variedade de produtos que podem servir como auxiliares à saúde durante tratamentos de perda de peso.
— Quando você come menos, tem necessidades específicas de vitaminas, minerais e suplementos. Você quer ter certeza de que a perda de peso seja apoiada (por uma estratégia saudável). Você quer ter certeza de que não vai haver grande perda de massa muscular magra — disse ele.
As ações da Nestlé caíram até 2,6% nesta quinta-feira, após a empresa ter divulgado vendas abaixo das expectativas do mercado. A alta da inflação em vários países afetou os resultados da companhia.
As ações da Nestlé caíram mais de 5% no último mês, em parte devido à preocupação de que pessoas que estão tomando medicamentos como Wegovy e Ozempic possam consumir menos comida.
Alguns usuários do Wegovy mencionaram em salas de bate-papo online que o café tem um gosto diferente ou pode causar náuseas.
Schneider disse que os novos medicamentos ainda não tiveram impacto sobre o consumo de seus produtos e afirmou ainda que as vendas de café não devem ser afetadas.
Schneider disse que o trabalho da Nestlé em “produtos complementares” também pode ajudar a garantir que as pessoas não voltem a engordar. A participação de mercado da empresa nos EUA para alimentos congelados cresceu à medida que as refeições Lean Cuisine atraem os que fazem dieta.
A empresa também está trabalhando em tamanhos de porções menores e aposta em produtos como o Optifast, um shake usado como substituto de refeições.
Produtos complementares para quem faz dieta podem trazer um impulso muito necessário aos negócios de ciências da saúde da Nestlé.
Até agora, essa tem sido uma das divisões de pior desempenho da empresa neste ano, que adiou seus objetivos de vendas e lucratividade para 2025 em seis meses. A receita de vitaminas, minerais e suplementos caiu durante o período devido a problemas tecnológicos em suas cadeias de suprimento nos EUA.
Schneider disse que qualquer impacto futuro no consumo seria superado por essas novas oportunidades. A ampla adoção de medicamentos para perda de peso poderia reduzir as vendas de alimentos e bebidas em 1% a 2%, de acordo com o analista da Citigroup, Anthony Pettinari.
Confeitaria, produtos lácteos, pratos prontos e auxílios culinários representam cerca de um terço das vendas da Nestlé. Grupos de acionistas criticaram a Nestlé neste mês por não ser ambiciosa o suficiente em tornar seu portfólio mais saudável. No mês passado, a empresa anunciou que o CEO da Nestlé Health Science, Greg Behar, deixará a empresa e será substituído internamente.
O crescimento das vendas da Nestlé no último trimestre foi o mais lento desde o final de 2020. A empresa reiterou sua previsão de aumento de receita de 7% a 8% neste ano. Schneider disse em julho que o crescimento deveria estar no extremo superior desse intervalo.
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Fonte: O Globo