A Nestlé divulgou seus resultados globais referentes ao ano de 2024, além de expectativas de crescimento para 2025. Laurent Freixe, CEO global da Nestlé, comentou que: “Em um contexto macroeconômico desafiador e em um ambiente de consumo moderado, alcançamos um sólido desempenho em 2024, em linha com a nossa última estimativa. O crescimento orgânico foi de 2,2%, com retorno ao crescimento real positivo de 0,8%, ambos se fortaleceram no segundo semestre. O fluxo de caixa livre aumentou para 10,7 bilhões de francos suíços, e o Conselho propõe um aumento do dividendo por ação para 3,05 francos suíços.
“Temos um plano estratégico claro para acelerar nosso desempenho e nos transformar para o futuro. Aumentar o investimento para impulsionar o crescimento é fundamental para o nosso plano. Isso significa oferecer produtos de qualidade e sabor superiores com um valor imbatível, ampliando nossas plataformas e marcas vencedoras, acelerando o desenvolvimento de nossas ‘grandes apostas’ em inovação e cuidando dos produtos de baixo desempenho. Estamos criando o combustível para esses investimentos em crescimento por meio do nosso novo programa de redução de custos de três anos, no valor de 2,5 bilhões de francos suíços. Já apresentamos um bom progresso e garantimos mais de 300 milhões de francos suíços em economias para 2025”, disse Freixe.
“A partir de 2025, esperamos que nossas ações impulsionem um crescimento orgânico das vendas, com uma margem de lucro operacional subjacente menor no curto prazo, à medida que investimos para crescer. Embora haja incertezas macroeconômicas, vemos muitas oportunidades à nossa frente e temos a estratégia, os recursos, o pessoal e o time para concretizá-las.”
Destaques financeiros
- Crescimento orgânico de vendas de 2,2%, com crescimento real de 0,8% e precificação de 1,5%.
- O crescimento foi liderado por Cafés, Confectionary e PetCare; em termos geográficos, o crescimento foi impulsionado pelos mercados emergentes e pela Europa.
- O fluxo de caixa livre aumentou para 10,7 bilhões de francos suíços; o dividendo proposto por ação (DPS) subiu para 3,05 francos suíços.
Estratégias
- Em relação às pessoas, a empresa simplificou a estrutura do Grupo e reorganizou a Nestlé Waters e as bebidas premium em um negócio global e autônomo. Isso foi complementado pela introdução de uma estrutura de gestão de desempenho alinhada ao Plano Diretor Operacional para aumentar o desempenho em toda a organização.
- Lançamento do programa de redução de custos de 0,7 bilhão de francos suíços em 2025, chegando a 2,5 bilhões de francos suíços até o final de 2027.
- A empresa também acelerou a transformação digital, apostando em dados e inteligência artificial.
- A Nestlé também informa que fez progressos na questão ambiental, entregando a meta de redução de emissões de gases de efeito estufa para 2025 um ano antes do planejado, além de progressos na agenda de agricultura regenerativa.
Crescimento
- Considerando o desempenho de participação de mercado, em 2024 a companhia ganhou ou manteve a participação em aproximadamente metade de células de negócio.
- Segundo a empresa, um elemento fundamental para melhorar o desempenho é o fortalecimento de propostas de valor para consumidores e clientes, investindo em produtos com sabor e qualidade, preço competitivo, visibilidade e comunicação de marca. A competitividade da precificação é uma prioridade no contexto do ambiente de inflação alta para determinadas commodities, principalmente café e cacau, segundo a empresa.
- Para fortalecer a comunicação das marcas, a empresa está intensificando os investimentos e melhorando a eficiência e a eficácia. Os gastos com publicidade e marketing como porcentagem das vendas caíram de 9%, em 2019, para 6,6% no segundo semestre de 2022; em 2024, subiram para 8,1% e a companhia planeja aumentar para 9% até o final de 2025
- A inovação estará focada em gerar maior impacto, com seis grandes apostas para 2025, beneficiando-se de planos de desenvolvimento global.
Perspectivas para 2025
- A companhia espera que o crescimento orgânico das vendas melhore em comparação com 2024, fortalecendo-se ao longo do ano à medida que cumprir os planos de crescimento.
- A orientação para 2025 prevê a entrega de eficiências de custo compensando os recentes aumentos nos preços das principais commodities, especialmente café e cacau. Em 2025, espera-se que o crescimento orgânico das vendas melhore em comparação com 2024, fortalecendo-se ao longo do ano.
- No médio prazo, a companhia espera que o crescimento orgânico das vendas seja de 4% ou mais em um ambiente operacional normal, com margem de lucro operacional subjacente de 17% ou mais.
Fonte e foto: Nestlé
Leia mais
Nestlé Brasil conquista certificação Top Employer 2025