Nestlé reformula e-commerce “Nutrição Até Você”

Novo site do braço de saúde e nutrição da Nestlé registra crescimento de dois dígitos tanto nas vendas quanto no número de transações processadas

A Nestlé é uma multinacional suíça de alimentos e está entre as maiores empresas do mundo, com um faturamento de mais de 92 bilhões de francos suíços em 2019 (aproximadamente 95,6 bilhões de dólares). A companhia dedica parte dos seus negócios à saúde e nutrição, e fundou, em 2011, a Nestlé Health Science (NHSc) como uma unidade de negócios responsável pelo desenvolvimento de soluções e produtos para a área da saúde. Em 2016, após profunda análise e pesquisa, a empresa entendeu que precisava criar um novo canal de distribuição para atender aos consumidores com maior eficiência.

O Nutrição Até Você, direcionado aos clientes B2C do Brasil, possui pré-requisitos estabelecidos que estão estruturados com foco em algo que é de extrema importância para a Nestle: o consumidor. “As necessidades do consumidor foram mapeadas desde o início, e todas as soluções tecnológicas e funcionalidades foram desenvolvidas pensando em como ajudar a jornada de quem precisa dos nossos produtos, de maneira simples e eficiente”, conta Victor Vendramini, head de e-Business da Nestlé Health Science para América Latina.

A Nestlé buscava uma forma de complementar todo o serviço oferecido por lojas especializadas de nutrição e cobrir uma parte territorial maior do Brasil, facilitando o acesso às soluções nutricionais para a saúde de consumidores, pacientes e profissionais da área produzidas pela NHSc. Assim, a companhia firmou uma parceria com a Magento, que é líder em plataforma de comércio eletrônico pelo terceiro ano consecutivo de acordo com o Quadrante Mágico do Gartner. Além da Magento, a Nestlé Health Science escolheu a Webjump para ajudar a redesenhar o portal nutricaoatevoce.com.br.

Nutrição até você

“O maior desafio para um e-commerce é prover uma excelente experiência de compra ao usuário, do início ao fim do processo. Isso significa que, além de um site seguro, com fácil usabilidade e bom funcionamento, é crucial a atividade por trás, assim, garantindo a satisfação do consumidor. Para uma operação eficiente de e-commerce acontecer, é fundamental uma plataforma robusta e estável como a Magento”, afirma Vendramini.

O principal desafio foi unificar a forma de pagamento e entrega, uma vez que cada distribuidor contava com plataforma própria de gerenciamento de inventário e de opções de entrega e configurações de pagamento. A Webjump usou o Magento Order Management System para que o sistema identificasse, a cada compra, o melhor distribuidor para atender ao pedido de acordo com os critérios definidos, como local de entrega e quantidade disponível no estoque.

Assim, o pagamento foi organizado para que pudesse ser passado dos consumidores diretamente para os distribuidores, fazendo com que a compra mantivesse a qualidade, com uma entrega ainda mais rápida e eficiente. A empresa se concentrou em três recursos principais para oferecer pagamento customizado: além dos métodos favoritos dos brasileiros, por boleto bancário e variadas bandeiras de cartão, é possível que todas as etapas de colocação do pedido aconteçam por telefone, com rastreio pelo painel do usuário final, desde o registro até a notificação de confirmação do pedido.

Opção cobrança recorrente

Além disso, também será lançado em breve a opção de cobrança recorrente, por meio de um recurso de assinatura que pode ser acionado automaticamente pelo sistema em uma determinada frequência de tempo ou manualmente pelo consumidor. É uma funcionalidade importante, pois um caso de uso muito frequente na indústria de assistência médica é a necessidade de reordenar produtos.

A experiência no check out tem papel fundamental, já que o abandono de carrinho é um grande problema para os e-commerces. Utilizando a extensão One Step Checkout, disponibilizada no ecossistema da Magento, foi possível economizar 20 dias de desenvolvimento. Essa extensão fornece uma experiência exata, fácil de instalar e de configurar, e compatível com todas as opções de pagamento oferecidas.

nutricaoatevoce.com.br foi relançado em 2019. Com as funcionalidades oferecidas pela Magento, tanto as vendas como o volume de transações on-line registraram grande evolução em 2019, com crescimento de dois dígitos. Também houve fortes melhorias em todas as métricas, com melhor carregamento da página e conversão. Além disso, as vendas da loja virtual da Nestlé Health Science no Brasil são as mais relevantes da América Latina, e colocam o país entre os cinco mais representativos do mundo.

“A loja Nutrição Até Você é um piloto mundial da Nestlé Health Science iniciado no Brasil. A ambição da estratégia de e-commerce, unida à implementação de novas funcionalidades para trazer comodidade ao consumidor, levou a Nestlé a mudar para a plataforma Magento, decisão que está alinhada ao nosso plano de negócios”, diz Vendramini.

Foto: Shutterstock

Fonte: Nestlé

 

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