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NIVEA apresenta propósito para fortalecimento da marca

O Toque que Transforma e Inspira Conexões será o tema das próximas campanhas

Em coletiva de imprensa realizada on-line hoje (25), a NIVEA mostrou a sua estratégia para fortalecimento da marca embasada no propósito O Toque que Transforma e Inspira Conexões.

A apresentação foi conduzida pela atriz e embaixadora da ONU Mulheres Brasil, Camila Pitanga, teve a participação do presidente da NIVEA no Brasil, Christian Goetz; da diretora de marketing da empresa, Andréa Bó; do diretor de recursos humanos da companhia, Juan Pablo Leymarie; e da doutora em patologia, mestre em biotecnologia e biomédica, Dra. Jaqueline Goes.

“O propósito não é algo novo, é parte do nosso legado e também o futuro da NIVEA. Cuidar das pessoas faz parte do nosso DNA há 110 anos. O toque na pele desempenha um papel vital para criarmos conexões uns com os outros e para melhorar a saúde física e mental das pessoas. Por isso, iniciamos essa jornada de conscientização: vamos auxiliar grupos vulneráveis que sofrem com o isolamento social, físico ou emocional. Desejamos criar vínculos verdadeiros e ser relevantes na vida dos consumidores e da sociedade”, afirma Goetz.

O propósito da marca conta com transformações em três frentes: colaboradores, sociedade e consumidores. A NIVEA irá apoiar organizações que dão suporte àqueles que necessitam de acolhimento, transformando-as em amplificadoras do toque humano e potencializando a capacidade que têm de levar o cuidado adiante.

Ações de transformação social

NIVEA se uniu a uma consultoria parceira, a Purpose, para definir os grupos que sofrem com o isolamento social e a falta do toque. Entre eles estão: idosos e cuidadores; LGBTQIA+; e mulheres negras da periferia (veja abaixo).

Até o momento, mais de 5 mil pessoas serão impactadas com os projetos apoiados pelo propósito da NIVEA: AACD, Todxs e Pretahub são as primeiras ONGs com ações em andamento.

  • Idosos e cuidadores

No Brasil, mais de 2 milhões de idosos possuem algum tipo de doença mental degenerativa e o sentimento de solidão pode aumentar em 40% a probabilidade do desenvolvimento desse quadro clínico. Nesse processo, os cuidadores acabam sofrendo muito, 35% apresentam mais risco de sintomas de ansiedade e cinco vezes mais chance de depressão.

Nesse sentido, a empresa irá se unir a ONGs para auxiliar os idosos e melhorar a experiência do cuidador com ações que incluem capacitações aos profissionais, treinamento em massagens terapêuticas, atividades de dança-terapia, experiências sensoriais envolvendo o toque e treinamentos sobre saúde mental.

  • LGBTQIA+ com foco na comunidade trans

O Brasil é o País com o maior registro de assassinatos de pessoas LGBTQIA+ no mundo, um a cada 19 horas. E a expectativa de vida de mulheres trans e travestis é de 34 anos, no Brasil, sendo que a média nacional é de 74 anos.

Para esse público, o objetivo da NIVEA é o de trilhar uma jornada de conscientização da sociedade e combater a LGBT fobia. Serão apoiadas iniciativas desenvolvidas por organizações e coletivos LGBTQIA+ que tenham impacto na comunidade, como projetos e casas de acolhimento que recuperam a dignidade e a segurança das pessoas.

  • Mulheres negras da periferia

Essas mulheres são o suporte da comunidade em que atuam, acolhem e tocam a vida das pessoas ao seu redor. Cuidam da família, dos vizinhos e da comunidade como um todo e trabalham muito para garantir o sustento da casa.

Diante dessa importância e do seu propósito, a NIVEA irá desenvolver o talento de mulheres negras por meio de organizações que estimulam formações em trabalhos manuais, levando conteúdo e ferramentas de empoderamento profissional, social e psicológico por meio de treinamentos, capacitação e oficinas.

Mudanças internas

Para que a transformação social proposta pela NIVEA ocorra de forma genuína, a jornada será potencializada com a participação dos colaboradores da marca no Brasil, evoluindo a cultura corporativa da empresa.

Algumas ações planejadas têm como foco o conhecimento e a vivência do propósito na prática por todos os colaboradores como, por exemplo, a criação de um Programa de Voluntariado para que a equipe possa se envolver em projetos sociais das ONGs acolhidas.

Em uma ação ligada ao propósito, os colaboradores também são incentivados a descobrirem seus propósitos pessoais.

O projeto Círculos de Propósito propõe atividades em grupos, por meio de reuniões online, para conversas, trocas de experiências e reflexões sobre objetivos pessoais de transformação.

“Sabemos que pessoas que conhecem os seus sonhos e têm um propósito são muito mais felizes e queremos incentivar esta descoberta aos nossos mais de 600 colaboradores no Brasil. É maravilhoso quando a companhia e os colaboradores compartilham esse propósito e, juntos, vão além”, destacou Leymarie.

Relação com os consumidores

Paolla Oliveira, Preta Gil, Teresa Cristina, Ana Apocalypse e Alcione são apenas alguns nomes que levarão as mensagens de O Toque que Transforma e Inspira Conexões para o dia a dia das pessoas e as convidarão a fazer parte deste movimento.

Para conectar os consumidores ao propósito, alguns produtos apresentarão edições especiais. É o exemplo da campanha Pride 2021, em celebração e apoio ao mês do Orgulho LGBTQIA+.

A icônica latinha do NIVEA Creme e o protetor labial NIVEA Lip Soft Rosé ganharão as cores do arco-íris para celebrar a comunidade, defendendo a união, o amor e o respeito.

Todo o lucro das vendas da edição especial do NIVEA Creme e NIVEA Lip Soft Rosé será revertido para dez projetos de acolhimento que tragam dignidade, segurança e suporte emocional.

“Essa é uma forma de convidar o consumidor a ser um agente de transformação social junto à marca”, finaliza Andréa Bó.

Diante do seu propósito, a NIVEA se uniu à All Out, organização que atua no Brasil e no mundo em defesa dos direitos da população LGBTQIA+, para selecionar ONGs e projetos de melhorias para a saúde física e mental, assim como gerar empoderamento para a comunidade.

As ONGs e instituições podem inscrever seus projetos até 6 de junho na página: https://www.fundonivea.alloutbrasil.org/ .

Estudos clínicos comprovam o poder do toque

Desde antes da pandemia, a NIVEA encomendou estudos globais para entender a importância do toque humano na vida das pessoas.

São dois relatórios globais desenvolvidos em parceria com a Mindline para identificar a importância do toque para a saúde mental e física.

Na primeira etapa, a metodologia incluiu entrevistas com 11.198 pessoas de 11 países, em 2019, e, na segunda, 9.487 pessoas de nove países, em 2020, ou seja, os resultados já trazem dados de como as pessoas e sentem na pandemia. O Brasil é um dos países contemplados.

Mesmo antes da pandemia da Covid-19, as pessoas já consideravam o toque como elemento importante para uma vida feliz e plena e alegaram que o estilo de vida moderno estava os afastando dessa manifestação.

Nove em cada dez pessoas em todo o mundo acham que o toque é a chave para levar uma vida feliz e realizada.

No Brasil, especialmente, os entrevistados manifestaram uma forte relação com o toque, que representa cuidado (98%), afeto (98%) e amor (97%).

Já os relatórios elaborados durante a pandemia mostram que as pessoas estão restringindo o toque como maneira de evitar a disseminação da doença.

Os estudos ainda revelam que as pessoas sentem falta do contato físico mais do que nunca: uma em cada três pessoas diz que o nível atual de toque na vida diária é muito baixo, e três em cada cinco pessoas querem compensar a atual situação após a pandemia.

Os efeitos do toque humano comprovadamente reduzem a dor física, fortalecem o sistema imunológico, normalização a frequência cardíaca e a pressão arterial.

Na mente, o toque diminui o nível de hormônios do estresse. Além disso, aumenta o nível de hormônios de bem-estar, a ocitocina, reduz a solidão, os sintomas de ansiedade e de depressão.

Foto: Guia da Farmácia

Fonte: NIVEA

Nivea financia projeto para pacientes oncológicos do A.C.Camargo Cancer Center

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