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No Dia da Mulher, entenda as preferências e características desse público

Cuidados com a saúde sem deixar a beleza de lado são particularidades que fazem parte do perfil das brasileiras

No Dia da Mulher, celebrado em 8 de março, vale a pena refletir sobre a importância que esse público ganhou no varejo (nas farmácias, por exemplo, estima-se que 75% das compras são realizadas por esse grupo) e como agradá-las no ponto de venda (PDV). Acompanhe, a seguir, algumas características e preferências desse público:

1. Elas são a maioria no Brasil

Segundo dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD-C) 2017, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), elas já são a maioria no País. A população brasileira é composta por 51,6% de mulheres e 48,4% de homens. 

2. Consumo pela vaidade

De acordo com uma pesquisa da Nielsen, realizada em 2016, sobre o comportamento de consumo da mulher brasileira, o grupo de mulheres que classificado como “vaidosas” representa 36,4% da população feminina e gasta 48% acima da média das mulheres com produtos de cuidado pessoal, com uma frequência 17% maior. Elas têm de 19 a 35 anos e estão localizadas, principalmente, no Nordeste, Leste e na Grande São Paulo. Costumam comprar mais no meio da semana e, de preferência, nos canais porta a porta, perfumaria e farmácia. Ela também pode ser engajada por promoções bem efetuadas, levando, por exemplo, um xampu maior com um condicionador menor. Neste caso, acredita que o xampu acaba mais rápido, então, consegue perceber o custo benefício desse tipo de embalagem. Por questões de desembolso, esses kits são mais importantes para os níveis socioeconômico mais altos.

3. Influenciadores nas compras

No Dia da Mulher, também pode-se refletir sobre quais são os maiores influenciadores desse público na hora das compras. Nesse sentido, segundo indica o estudo “O Perfil de Consumo das Mulheres Brasileiras”, do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), pouco mais da metade das brasileiras (64,8%) admite que já mudaram seus hábitos de compra por causa das redes sociais. Dessa forma, o fato de acompanhar posts, dicas e comentários teve algum efeito sobre o cotidiano e comportamento de consumo dessa mulher, fazendo com que ela passasse a comprar produtos sugeridos ou mudasse algumas práticas do dia a dia.

4. Cuidados com os cabelos

Segundo revela pesquisa encomendada pela Head&Shoulders, 61% das mulheres se preocupam muito com a saúde do cabelo e 86% consideram importante cuidar do couro cabeludo. Para 85% das entrevistadas, o cabelo é um fator determinante na autoestima e, para 61% delas, é importante cuidar dos fios, primeiramente, para que fiquem saudáveis e, em segundo lugar, para que fiquem bonito. O estudo também indica que 40% das mulheres cuidam do cabelo de duas a três vezes por semana e que entre os produtos mais usados estão os cremes hidratantes/máscaras (81%); os xampus específicos para as necessidades dos cabelos (75%); os leave-in/cremes para pentear (54%); e os xampus para cuidados com o couro cabeludo (50%). Das respondentes, 32% avaliam seus cabelos com pontas secas e raiz oleosa; e 18% acham seu cabelo como oleoso.

5. Atenção com a pele

A maioria das mulheres (94%), de 30 a 60 anos, têm algum sinal na pele do rosto que as incomoda, segundo indica a pesquisa do IBOPE Inteligência, encomendada pela Imedeen. Quando questionadas sobre qual seria esse sinal, as linhas de expressão foram apontadas por mais da metade das mulheres, 56%. As entrevistadas não tiveram problemas em assumir a idade, 96% dizem a verdade quando são questionadas, mas duas em cada três mulheres têm medo que a pele do rosto envelheça. Além disso, 48% afirmam se sentir inseguras, às vezes, até feias. O levantamento mostrou, ainda, que 52% delas começam a sentir as mudanças na pele do rosto a partir dos 30 anos e, quando os sinais começam a aparecer, 70% das mulheres afirmam ter mudado sua rotina. Para facilitar o dia a dia, 94% delas buscam praticidade e, ainda, mais da metade das mulheres (66%) dizem dedicar, em média, 15 minutos por dia nos cuidados com a pele do rosto. Além disso, a pele do rosto foi associada à saúde e bem-estar por 43% das entrevistadas que participaram da pesquisa.

6. Preocupação com a saúde

No Dia da Mulher também vale reforçar o esforço que esse público faz para cumprir dupla ou tripla jornada, conciliando, muitas vezes, trabalho, estudos e família. Assim, é fundamental que as mulheres estejam com a saúde em dia. Uma pesquisa divulgada pelo Ministério da Saúde (MS), em conjunto com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em 2015, apontou, por exemplo, que 71,2% dos brasileiros haviam se consultado com um médico pelo menos uma vez nos 12 meses anteriores à entrevista. Entretanto, quando o recorte do estudo avalia homens e mulheres separadamente, essa porcentagem sobe para 78% entre elas, e cai para 63,9% entre eles.

7. Valorização do bom atendimento

O atendimento personalizado pode fazer uma grande diferença nas vendas da categoria de Higiene e Beleza (H&B), segundo afirma a diretora da Mind Shopper, Alessandra Lima. “Focado em produtos de alto desembolso e baixa penetração (poucas pessoas conhecem seus benefícios e o desembolso é alto quando comparado com os demais produtos), uma atendente que tenha expertise na categoria, nos produtos e seus benefícios, certamente ajudará muito na conversão das vendas”, diz, fornecendo exemplos de algumas ações que podem ser realizadas e agregam valor para esse serviço. “Vale promover ações como diagnóstico de pele/cabelos ou disponibilizar um profissional para maquiagem em momentos em que a loja tem maior movimento. Isso ajuda a gerar interesse pelas shoppers e, claro, a vender mais”, aposta.

Fonte: Guia da Farmácia

Foto: Shutterstock

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