Max Fischer fala sobre os planos da empresa, que tem 40.000 farmácias clientes em 96% do território nacional
Na a avaliação de Max Fischer, CFO da Profarma, a venda da Specialty, joint venture da Profarma (PFRM3) com a AmerisourceBergen, para a Viveo foi feita a um valor justo.
E, dessa maneiram, os recursos vão ajudar o grupo brasileiro de distribuição de medicamentos e varejo farmacêutico a fazer os investimentos necessários para, então, ganhar mais mercado no país.
“Nos pareceu uma boa avaliação. Os múltiplos de mercado, o enterprise value, valor da empresa dividido pelo Ebitda [lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização]em torno de 10 vezes, na nossa avaliação, pelo o que a gente conhece dos números, nos pareceu uma boa avaliação. Por isso aceitamos essa oferta também, junto com a Amerisource”, disse.
Cade
“Esse processo sempre passa pelo Cade. Pelo tamanho das empresas envolvidas, isso não deve ser resolvido em 30 dias. O mais provável é que os recursos só entrem no balanço da companhia no quarto trimestre de 2021. Com esses recursos, vamos acelerar a perspectiva de implantação do projeto de buscar outros negócios no setor farmacêutico que podem alavancar a rentabilidade da distribuição”, completou o executivo.
O CFO da Profarma fala sobre expansão
Fischer destacou também que o negócio também acelera a desalavancagem da companhia que vinha em andamento.
E esclareceu que o dinheiro não será destinado ao plano de expansão do braço de varejo do grupo.
Com a rede d1000 e outras bandeiras, que já está, portanto, capitalizado após o IPO na B3.
O CFO também descartou um movimento de M&A (fusão e aquisição) neste momento.
Com atuação em 96% do país e 40.000 farmácias como clientes, o executivo detalhou os planos da companhia para ganhar mais mercado no país com investimentos.
“Não estamos perdendo mercado. O mercado todo cresceu 9% nos últimos 12 meses. Nosso crescimento médio na distribuição no mesmo período foi de 17%”, afirmou.
Grupo Profarma apura Ebitda de R$ 82,0 milhões e lucro líquido de R$ 98,6 milhões
Fonte e foto: Infomoney