Nova vacina contra herpes-zóster chega ao Brasil a partir do próximo mês

A nova vacina é uma esperança para quem sofre com as dores terríveis provocadas pela doença

Já aprovado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), a nova vacina contra herpes-zóster deve chegar agora com mais 97% de eficácia e, anteriormente, a porcentagem era de 70%.

A dermatologista e membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) e da Academia Americana de Dermatologia (AAD), Dra. Adriana Vilarinho, explica que ainda há mais uma boa notícia: a partir de agora, o tempo de proteção também aumenta dos atuais três anos para mais de 10 anos.

O novo imunizante usa vírus inativo, o que ajuda a incluir pacientes imunossuprimidos no esquema vacinal, já que o vírus permanece adormecido no corpo e acorda quando enfraquece a imunidade da pessoa.

“A herpes-zóster se manifesta na pele com manchas avermelhadas, muito doloridas e ardentes. Apesar de ser uma doença mais comum em idosos e em pessoas com defesa do organismo fragilizada, como pacientes com câncer e AIDS, entre outras doenças, qualquer pessoa que teve varicela pode desenvolver esse tipo de herpes”, explica a médica.

Dra. Adriana comenta que entre os tratamentos para conter o problema, estão os medicamentos analgésicos e antivirais e a vacina, que pode minimizar muito o risco de desenvolver as bolhas na pele.

A nova vacina é a Shingrix, da indústria farmacêutica GlaxoSmithKline (GSK).

Nesse primeiro momento ela não estará disponível no SUS.

A nova vacina deve começar a ser vendida nos próximos meses apenas em clínicas particulares.

O valor ainda é desconhecido, mas a atual custa em torno de 500 reais.

Fontes: Midiahoje.com e SBD

Foto: Midiahoje.com

1 comentário

Deixe um comentário