Novartis e Conasems firmam parceria inédita no combate às doenças cardiovasculares no Brasil

Projeto nacional é focado em estratégias de prevenção e tratamento de fatores de risco das DCVs no âmbito da Atenção Básica

A Novartis Brasil anuncia uma parceria inédita com o Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems) para fortalecer a Atenção Básica à saúde no âmbito das doenças cardiovasculares no  Sistema Único de Saúde (SUS).

As doenças cardiovasculares são a principal causa de mortes em todo o mundo, atingindo, no Brasil, cerca de 400 mil mortes/ano .

Causando, então, a morte de 1 brasileiro a cada 90 segundos – de acordo com a Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC).

A assinatura do Termo de Cooperação aconteceu no dia 15 de dezembro de 2021 no Kubitscheck Plaza Hotel, em Brasília, durante a reunião da Diretoria Executiva do Conasems.

Atenção as doenças cardiovasculares

O impacto das Doenças Cardiovasculares (DCV) na saúde da população brasileira e os desafios presentes no SUS.

Somados, então, à nova realidade causada pela pandemia da Covid-19, demandam, então, que as organizações, governos e sociedade civil repensem as estratégias de promoção, prevenção e tratamento dos fatores de risco e das doenças cardiovasculares com vistas a garantir à integralidade do cuidado na saúde cardiovascular.

Intitulado “Fortalecimento das ações e estratégias de cuidado na Saúde Cardiovascular: um olhar a partir da Atenção Básica”, o projeto tem como principais objetivos repensar os aspectos vinculados à organização do processo de trabalho.

Além de gestão, planejamento e construção de novos saberes e práticas em saúde com o propósito de contribuir para fortalecimento da Atenção Básica nas ações de cuidado cardiovascular.

A Atenção Básica é a principal porta de entrada no SUS e tem responsabilidade de coordenar o cuidado em saúde e ordenar as ações e serviços no Sistema.

Fases do projeto da Novartis com a Conasems

A perspectiva é que a parceria se estabeleça a médio e longo prazo por meio de distintas fases sinérgicas e complementares.

Nesta primeira fase, então, o projeto vai promover espaços de sensibilização, aproximação e discussão técnica entre gestores, trabalhadores da saúde, especialistas e demais atores estratégicos na saúde cardiovascular no país.

Além de também mapear e analisar as potências e desafios a partir do papel da Atenção Básica e das políticas adotadas no Brasil.

Focando, portanto, a construção de um plano de fortalecimento estratégico e de ação referente ao Cuidado Cardiovascular com ênfase na Atenção Básica.

Como representante dos gestores municipais da saúde, o Conasems defende o fortalecimento da Atenção Básica e a qualificação de gestores e trabalhadores do SUS.

Para a Novartis, o projeto reforça o compromisso da companhia com a saúde pública no desenvolvimento de projetos técnicos, científicos e sociais que otimizam a jornada dos pacientes, do rápido diagnóstico à promoção do acesso aos tratamentos de forma ágil e sustentável.

Diagnóstico

“Queremos que as pessoas vivam mais e melhor. Para isso, precisamos que o diagnóstico da doença seja precoce, que os remédios cheguem a quem precisa e que o tratamento seja contínuo, seja com a cura ou com a melhora da qualidade de vida do paciente em tratamento. Este importante projeto vai promover soluções que se sustentem a longo prazo. Por isso, vamos desenvolver e implementar modelos que incorporam estratégias de saúde populacional e respeitam as especificidades regionais e locais, sempre com foco no paciente, no acesso sustentável e na trajetória dos médicos e equipes de saúde” afirma o diretor de Assuntos Corporativos e Sustentabilidade dos Sistemas de Saúde da Novartis Brasil, Leandro Fonseca

A parceria contará com a participação da Novartis no Comitê Executivo e da KUNE Consultoria em Saúde,

“A realização dessa parceria possibilitará o mapeamento nacional quanto as potências e os desafios referentes ao Cuidado Cardiovascular na Atenção Básica e sobre as políticas adotadas no Brasil, resultando em um plano nacional de estratégias que contribuam para a ampliação da capacidade resolutiva da Atenção Básica no cuidado as pessoas com doenças cardiovasculares”, afirma a diretora-Geral da Kune, Karen Costa.

Fonte: Novartis

Foto: Shutterstock

Deixe um comentário