Novartis lança desafio de inovação a estudantes da Fiap

Parceria da Novartis com os estudantes da Fiap contribui com formação dos alunos e com ideias inovadoras para a companhia

A farmacêutica Novartis anuncia parceria com a faculdade de tecnologia Fiap e lança desafio de inovação para estudantes da faculdade. Ao longo da colaboração, alunos do segundo ano do curso de Mecatrônica serão desafiados a apresentar ideias para potencializar a capacidade produtiva da fábrica da farmacêutica na zona Oeste de São Paulo (SP). A parceria faz parte de uma série de iniciativas da Novartis em colaboração com instituições de ensino e pesquisa para manter-se como líder em inovação em saúde.

A Novartis concederá mentoria aos alunos da Fiap para o desenvolvimento das ideias, contribuindo para a aprendizagem e a formação dos estudantes. Assim, os três melhores projetos serão premiados com aporte financeiro e poderão ser incorporados nas linhas de produção da empresa.

Além disso, o desafio terá validade dentro do currículo pedagógico do curso e será acompanhado por professor da instituição. Entre as fases de desenvolvimento estão a entrega inicial dos protótipos neste mês, e a apresentação dos três finalistas no Festival de Inovação e Tecnologia da Fiap, em novembro.

Parceria Novartis e Fiap

“Os alunos obterão conhecimento acadêmico e experiência prática aplicada ao mercado com mentoria de profissionais da Novartis. Por outro lado, a companhia terá a oportunidade de entrar em contato com jovens que desenvolvem ideias inovadoras com um poder de transformação tecnológica dos negócios e que contribuam para a nossa missão de estender e melhorar a vida das pessoas”, avalia o diretor da fábrica da Novartis em São Paulo (SP), Francesco Carnevale.

Especializada em tecnologia, inovação e empreendedorismo, a faculdade FIAP é referência no mercado. “A Fiap possui em seu DNA a busca por modelos disruptivos de ensino. A parceria com a Novartis prova que é possível elevar a educação a outro patamar. Afinal, traz desafios reais para que alunos e professores implementem o poder da tecnologia em prol de resolução de problemas”, afirma o professor e diretor acadêmico da instituição, Wagner Sanchez.

Reimaginado a medicina

A Novartis investe cerca de U$ 9 bilhões ao ano em inovação. No Brasil, a empresa vem realizando uma série de investimentos em parcerias com universidades, centros de pesquisa e startups.

De acordo com o levantamento recente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), a empresa é a segunda no Brasil com mais artigos científicos publicados em universidades estaduais paulistas. Assim, atrás apenas da Petrobras. Com base no levantamento, a companhia produziu 118 estudos em coautoria com universidades públicas do estado entre 2011 e 2017.

Novartis Startup Marathon

No fim de 2018, a empresa lançou no país o Novartis Startup Marathon. A iniciativa, exclusivamente brasileira, visa estreitar o relacionamento com empreendedores que geram ideias inovadoras para pacientes. Dessa forma, com foco solucionar problemas de saúde no Brasil.

O projeto envolveu 14 startups brasileiras e gerou contribuições em projetos e iniciativas para ampliar o acesso a serviços de saúde no Brasil. Assim, abrangendo áreas como telemedicina, big data e inteligência artificial para detecção e prevenção de doenças, bioinformática aplicada à genética, além de plataformas de treinamento médico.

Foto: Shutterstock
Fonte: Novartis

Deixe um comentário