Novartis lança desafio de inovação a estudantes da Fiap

Parceria da Novartis com os estudantes da Fiap contribui com formação dos alunos e com ideias inovadoras para a companhia

A farmacêutica Novartis anuncia parceria com a faculdade de tecnologia Fiap e lança desafio de inovação para estudantes da faculdade. Ao longo da colaboração, alunos do segundo ano do curso de Mecatrônica serão desafiados a apresentar ideias para potencializar a capacidade produtiva da fábrica da farmacêutica na zona Oeste de São Paulo (SP). A parceria faz parte de uma série de iniciativas da Novartis em colaboração com instituições de ensino e pesquisa para manter-se como líder em inovação em saúde.

A Novartis concederá mentoria aos alunos da Fiap para o desenvolvimento das ideias, contribuindo para a aprendizagem e a formação dos estudantes. Assim, os três melhores projetos serão premiados com aporte financeiro e poderão ser incorporados nas linhas de produção da empresa.

Além disso, o desafio terá validade dentro do currículo pedagógico do curso e será acompanhado por professor da instituição. Entre as fases de desenvolvimento estão a entrega inicial dos protótipos neste mês, e a apresentação dos três finalistas no Festival de Inovação e Tecnologia da Fiap, em novembro.

Parceria Novartis e Fiap

“Os alunos obterão conhecimento acadêmico e experiência prática aplicada ao mercado com mentoria de profissionais da Novartis. Por outro lado, a companhia terá a oportunidade de entrar em contato com jovens que desenvolvem ideias inovadoras com um poder de transformação tecnológica dos negócios e que contribuam para a nossa missão de estender e melhorar a vida das pessoas”, avalia o diretor da fábrica da Novartis em São Paulo (SP), Francesco Carnevale.

Especializada em tecnologia, inovação e empreendedorismo, a faculdade FIAP é referência no mercado. “A Fiap possui em seu DNA a busca por modelos disruptivos de ensino. A parceria com a Novartis prova que é possível elevar a educação a outro patamar. Afinal, traz desafios reais para que alunos e professores implementem o poder da tecnologia em prol de resolução de problemas”, afirma o professor e diretor acadêmico da instituição, Wagner Sanchez.

Reimaginado a medicina

A Novartis investe cerca de U$ 9 bilhões ao ano em inovação. No Brasil, a empresa vem realizando uma série de investimentos em parcerias com universidades, centros de pesquisa e startups.

De acordo com o levantamento recente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), a empresa é a segunda no Brasil com mais artigos científicos publicados em universidades estaduais paulistas. Assim, atrás apenas da Petrobras. Com base no levantamento, a companhia produziu 118 estudos em coautoria com universidades públicas do estado entre 2011 e 2017.

Novartis Startup Marathon

No fim de 2018, a empresa lançou no país o Novartis Startup Marathon. A iniciativa, exclusivamente brasileira, visa estreitar o relacionamento com empreendedores que geram ideias inovadoras para pacientes. Dessa forma, com foco solucionar problemas de saúde no Brasil.

O projeto envolveu 14 startups brasileiras e gerou contribuições em projetos e iniciativas para ampliar o acesso a serviços de saúde no Brasil. Assim, abrangendo áreas como telemedicina, big data e inteligência artificial para detecção e prevenção de doenças, bioinformática aplicada à genética, além de plataformas de treinamento médico.

Foto: Shutterstock
Fonte: Novartis

Indique para um amigo ... Share on Facebook
Facebook
Tweet about this on Twitter
Twitter
Share on LinkedIn
Linkedin
Email this to someone
email
Print this page
Print

Deixe um comentário